Gestão
Evasão, tecnologia e perda de aprendizagem: a educação pós-pandemia
Próximo presidente do Conselho Nacional de Educação, o secretário Vitor de Angelo citou os desafios e explicou como funcionará a nova frente especial no país
Primeiro capixaba a ser eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o secretário Vitor de Angelo vai assumir o cargo em um momento bastante desafiador para o ensino público brasileiro – que mesmo antes da pandemia do novo coronavírus já enfrentava enormes desafios.
Profissionais da Educação
Profissionais de educação de PE irão paralisar atividades, em 18 de novembro, para reivindicar mudança no piso salarial
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe-PE) afirmou que a categoria irá paralisar as atividades, no dia 18 de novembro, e realizar um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, a partir das 9h, para reivindicar mudança no piso salarial dos profissionais de educação. De acordo com Sintepe-PE, a categoria vai ''denunciar a falta de vontade política do Governo do Estado em cumprir o Piso Salarial do Magistério''.
TV JornalInclusão
Deputados do PSL tentam barrar inclusão de "gênero neutro" em escolas do Rio
Era um simples comunicado a pais de alunos , mas a circular enviada na última quarta-feira pelo Liceu Franco Brasileiro, em Laranjeiras, provocou um alvoroço não só entre os grupos de WhatsApp que reúnem responsáveis pelos estudantes. Até dois deputados estaduais resolveram questionar a decisão da escola e correram para protocolar na Alerj , à tarde, um projeto de lei sobre o tema tratado pela unidade de ensino.
iGLeis e políticas
MEC quer ampliar oferta de cursos na área de energia renovável
Participarão instituições de ensino publicas e privadas no Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética
A Portaria nº 941/2020 foi publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União e traz as diretrizes do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Programa EnergIF).
Estatística, pesquisas e estudos
Brasil aumenta o número de crianças em creches e na pré-escola, mas segue distante da meta, diz IBGE
De 2016 a 2019, a parcela de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches saltou de 30,4% para 35,6%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quinta (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o documento (Plano Nacional de Educação (PNE)), o objetivo final é de que pelo menos 50% dos alunos dessa faixa etária estejam nas creches. Ou seja, em 5 anos, o índice precisa subir mais de 14 pontos percentuais.
Avaliação
Enem seriado será realizado em datas diferentes do exame tradicional
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou novas informações sobre a versão seriada do Enem, que será realizada a partir de 2021. De acordo com o coordenador-geral de Exames para Certificação do Inep, Eduardo Carvalho, as provas do Enem Seriado serão aplicadas em datas diferentes do exame tradicional.
Brasil EscolaTécnico e Profissionalizante / Executiva
CNE aprova novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Em reunião realizada nesta quinta-feira (12), o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). O documento deve retornar à Pasta para homologação e, após essa etapa, o novo catálogo vai substituir a versão atual, vigente desde 2014.
MECOpinião
Fecha tudo e abre escola ou abre tudo e fecha escola?
Enquanto isso, na Europa, em que o país que por mais tempo manteve as escolas fechadas, a Itália, as reabriu com menos de três meses, a segunda onda trouxe uma nova concepção para o confinamento social: fecha-se tudo, menos as escolas. Do “fique em casa”, passa-se ao “fique em casa para que as crianças possam ir à escola”. Na opção pela educação como prioridade, as escolas entram na lista de estabelecimentos essenciais, como hospitais e mercados.
Enquanto isso, vamos por aqui tentar entender e explicar às crianças e aos jovens por que tudo voltou ao normal, mas que só se pode ir às escolas para votar.
O que podemos esperar da educação no futuro?
Este novo modelo, que tenho chamado de "formação personalizada", vai muito além do que é ensinado nos cursos formais de graduação e de pós-graduação. Ele busca complementar o currículo do profissional com opções que sejam extremamente adequadas ao que ele precisa no momento.
Época NegóciosEventos
Grupo de Educação brasileiro entra para a comunidade de inovadores globais do Fórum Econômico Mundial
Propor uma educação inovadora no Brasil exige conhecimento do setor e das tendências que estão acompanhando a evolução educacional mundo afora. O século XXI vem mostrando as principais demandas que serão cobradas dos novos profissionais ao participar do mercado de trabalho. A formação para atender essas exigências começa na escola. Por isso, a Camino Education, empresa brasileira de educação básica que apoia escolas públicas e privadas do Brasil inteiro por meio da plataforma digital de aprendizagem ativa Cloe, e da Camino School, escola de referência localizada em São Paulo, passou a fazer parte da comunidade de inovadores globais (Global Innovators Community) do Fórum Econômico Mundial. A Camino é a primeira empresa da América Latina convidada para compor o grupo.
TerraPoliciais e jurídicas
PGR entra com ação no STF para impedir Doria de usar dinheiro da educação com aposentados
As manobras do governo de São Paulo para usar dinheiro da educação no pagamento de aposentados são alvo de mais um questionamento da PGR (Procuradoria-Geral da República). O procurador-geral, Augusto Aras, ingressou nesta quarta-feira (11) com ação contra lei paulista que permite o uso. O governo paulista ainda prevê, na proposta de orçamento de 2021, o uso de recursos do Fundeb para pagar aposentadorias.
Folha de São PauloOutras do dia
Após atentados, jornalistas franceses pedem educação para a mídia nas escolas
O jornal Le Monde desta sexta-feira (13) publicou uma carta aberta assinada por 125 jornalistas que defendem mais espaço para a educação para a mídia nas escolas, principalmente após a decapitação do professor de História Samuel Paty.
UolAulas na pandemia: 4 problemas do ensino online apontados pelo professor que anunciou sua desistência ao vivo para alunos
Há 17 anos dando aulas, o professor universitário peruano Juan Francisco Baldeón não é novato na profissão. Também já tinha familiaridade com o ensino à distância: há três anos, ele dá aulas online.
Mas Baldeón diz que, com a pandemia, chegou a um nível sem precedentes de frustração com a docência, o que o levou a anunciar, durante uma aula em outubro, que pensava em deixar de ser professor.