Coronavírus
Grupo de pediatras considera seguro escolas infantis permanecerem abertas durante pandemia
Um grupo de mais de cem médicos pediatras do Hospital das Clínicas e do Hospital Albert Einstein divulgou manifesto neste sábado, 21, a favor de manter as escolas infantis abertas, mediante protocolos de segurança, mesmo diante do aumento de casos de covid-19 no Brasil nas últimas semanas.
O Estado de São PauloRetorno das atividades presenciais em Santa Catarina é autorizado
Com as novas normativas, as atividades escolares presenciais podem ser retomadas em todas as regiões catarinenses. Para tanto, devem ser respeitados todos os regramentos sanitários, incluindo as diretrizes previstas no Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon), criadas com objetivo de garantir a retomada segura das atividades escolares.
Portal VenezaSecretário da Educação diz que SC tem os protocolos adequados para a volta às aulas
ND+MS: Escolas são preparadas para voltar às aulas presenciais no dia 8 de fevereiro
As 94 escolas de Ensino Fundamental e 12 escolas de Educação Infantil de Campo Grande são adaptadas para receber, durante a pandemia, os alunos a partir de 8 de fevereiro, data prevista para início do ano letivo de 2021. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Campo Grande NewsEscolas do DF recorrem à internet para realizar festivais de fim de ano
Eventos de despedida ganham novos formatos e ajudam a engajar alunos e educadores
Escolas de todo o país, sejam elas públicas ou privadas, precisaram se adaptar ao novo contexto do isolamento social. O desafio diário dos profissionais de educação ganhou uma nova configuração: é preciso estar presente, mesmo estando longe. Pensando nisso, alguns educadores e diretores do Distrito Federal redesenharam os tradicionais festivais escolares de fim de ano. Eventos que antes reuniam pais, alunos e funcionários em calorosas confraternizações em clima de despedida, dessa vez acontecerão de uma forma diferente, mas sem perder o espírito de celebração e acolhimento.
Sala de aula
Dicas de planos de aula para incentivar autoria a partir da produção de mídia
Com o fechamento das escolas em razão da pandemia de Covid-19, diversos processos de ensino-aprendizagem ficaram comprometidos, como a interação entre pares. Uma estratégia para incentivar que alunos continuem interagindo mesmo a distância e caminhar para um modelo educacional que priorize a produção autoral é a adoção de planos de aula centrados em autoria e produção de mídia. Criado para engajar a sociedade na educação midiática de jovens, o programa EducaMídia conta com dicas de atividades com esse perfil.
PorvirEducação: 7 termos que estão super em alta
Como em toda profissão, a educação tem inúmeros termos usados para se referir a metodologias educacionais específicas. Esses chavões têm uso livre e frequente na comunidade escolar. Quer você seja um professor veterano ou apenas começando, é essencial manter-se atualizado com os jargões da educação mais recentes e que estão em alta.
Notícias ConcursosO ensino da matemática que produz medalhas - e talentos - para o Brasil
Diferentes especialistas argumentam que essas habilidades matemáticas mais voltadas ao raciocínio lógico do que à aplicação de fórmulas vão ser cada vez mais exigidas dos profissionais do futuro, diante do aumento da automação de empregos e de um mercado de trabalho mais competitivo e incerto. Uma mão de obra qualificada com essas capacidades pode ter um impacto direto na capacidade produtiva do país.
Essas habilidades têm sido mensuradas pelo exame internacional Pisa, aplicado a cada dois anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para avaliar os níveis de leitura, matemática e ciências de adolescentes de 15 anos em cerca de 80 países ou territórios.
Dicas
Unicef cria podcast para ensinar cultura afro-brasileira
Em tempo de pandemia, de escolas fechadas e de ensino remoto, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) criou o podcast para que conteúdos didáticos sobre a história e cultura afro-brasileira continuem disponíveis para alunos do ensino infantil e do ensino fundamental (3 a 8 anos), professores e até familiares.
O material é gratuito, está disponível para todo o país e também pode ser veiculado livremente por emissoras de rádio, sejam públicas, comerciais ou comunitárias. Está disponível no YouTube, no Spotify e no próprio site da agência da ONU.
MEC planeja lançar game para combater efeitos da pandemia na alfabetização
O Ministério da Educação (MEC) vai disponibilizar um jogo de leitura, o GraphoGame , que serve de apoio à alfabetização. O objetivo é diminuir o impacto do fechamento das escolas durante a pandemia . O Instituto do Cérebro, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, foi contratado para desenvolver a versão em português do "game".
iGProfissionais da Educação
PR: Professores entram no quinto dia em protesto contra o PSS da educação
Trabalhadores da Educação Estadual, mobilizados em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, realizaram ontem um Ato Inter-religioso, com a participação de representes das comunidades das igrejas Católica, Evangélica e também de representantes de religiões de matriz afrincana, como Candomblé e a Umbanda. Desde a semana passada eles estão em vigília no local exigindo mudanças no Processo Seletivo Simplificado (PSS), em meio a pandemia. As inscrições para o PSS terminam hoje.
Bem ParanáInclusão
Temos de romper com o discurso de que cota é esmola, diz aluna negra do mestrado
Ser aprovado em seleções concorridas, conduzir a pesquisa e entregar a dissertação são apenas uma parte do desafio de alunos negros na universidade. Muitos deles contam que também é preciso lidar com preconceito e desconfiança, ainda motivados pelo discurso de que ocupam uma vaga sem merecer. "A ação afirmativa é um direito, não um favor. Não entrei pela porta dos fundos da universidade", diz Paulina Gonçalves, de 51 anos, que ingressou por cota no mestrado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2019.
TerraRacismo estrutural tira dois anos de aprendizado de alunos pretos, mostram exames
Folha de São PauloPelo menos 31 universidades federais têm cotas para negros em mestrados e doutorados
O Estado de São PauloApenas 1 em cada 4 matriculados em programas de mestrado no Brasil é negro
A TardeCresce total de negros em universidades, mas acesso é desigual
UolRacismo: como a educação brasileira reforça o preconceito e apaga os heróis negros da história do Brasil
BBCLei de ensino da história africana faz 18 anos com desafios para sair do papel
O TempoConsciência Negra: desigualdade começa no acesso à creche
R7Apenas 1 em cada 10 alunos de escolas privadas de São Paulo é negro
Folha de São PauloEscolas reconhecem falha na coleta de dados da cor da pele de alunos e professores
Folha de São PauloPais relatam discriminação e exclusão de alunos negros em escolas privadas
Folha de São PauloBem-intencionada, ideia de aumentar diversidade na escola particular traz desafio para escola pública
Folha de São PauloLeis e políticas
Relator quer Fundeb contra aumento da evasão escolar
Sob o risco de aumento da evasão escolar devido à pandemia do novo coronavírus, o relator da regulamentação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), avalia a possibilidade de permitir o uso de recursos do fundo para bancar bolsas a estudantes como forma de incentivá-los a voltar à escola. O investimento seria uma forma de tentar evitar que o abandono escolar e a perda no aprendizado comprometam a renda e a produtividade desses futuros trabalhadores, trazendo prejuízos ao País.
R7Estatística, pesquisas e estudos
Mais de 20% das crianças estão matriculadas em escolas sem saneamento
No Brasil, 28% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola estudam em estabelecimentos sem todos os itens de saneamento básico, ou seja, não têm acesso a pelo menos um desses serviços: água filtrada, esgotamento sanitário e coleta de lixo. Nas creches, 21% das crianças até os 3 anos de idade não têm acesso ao serviço básico. Os dados são do Observatório do Marco Legal da Primeira Infância (Observa).
UolOpinião
O preço da escola aberta
Já que as crianças estão indo para a escola, então podemos jantar fora, chamar amigos em casa, fazer festões. É assim que boa parte das classes média e alta de São Paulo parece estar raciocinando. Mas o pensamento deveria ser radicalmente oposto. Há um preço alto – e totalmente justificável – para se manter as escolas abertas.
O Estado de São PauloNegócios
Grupo Alpha vai abrir 10 unidades no Brasil
Hoje, com oito anos no mercado da educação, o Grupo Alpha conta com mais de 15 polos. R$ 5 milhões serão investidos para novos polos educacionais
O Grupo Alpha deve inaugurar 10 novas unidades até o ano de 2022 em diferentes cidades do Brasil. Petrolina, Feira de Santana, Salvador, Recife, Gravatá, Pesqueira, Garanhuns, Piracicaba já são as cidades confirmadas, enquanto outras ainda estão em negociação. O grupo educacional espera estar presente em todas as regiões do Brasil em dois anos, investindo cerca de R$ 5 milhões.
Policiais e jurídicas
Vice-reitor assume Reitoria da UFS com suspeita de fraude em eleição
Após a abertura de inquérito, por parte do Ministério Público Federal (MPF), para investigar supostas irregularidades no processo eleitoral que definiu a lista tríplice de candidatos à reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Ministério da Educação (MEC) solicitou, na segunda-feira (16), esclarecimentos ao ex-reitor Ângelo Roberto Antoniolli, que é presidente do Conselho Superior da universidade.
Gazeta do Povo