Coronavírus
Pandemia desafia professores e traz alívio a quadro geral de depressão e burnout
Seis em cada dez professores se sentiram sem condições de ministrar aulas remotas em casa e com dificuldades de adaptação, além de enfrentar o drama de infecção e mortes por coronavírus que todos os brasileiros vivem desde o ano passado.
Folha de São PauloArtigo: Não podemos punir crianças sem diagnóstico do papel de escolas no contágio
Os dados evidenciam que as taxas de infecção das escolas refletem as taxas de infecção nas comunidades em que estão inseridas, derrubando a ideia que a propagação do vírus é amplificada com a abertura das escolas. E que grande parte dos contágios ocorre entre funcionários e professores, aumenta de acordo com a idade das crianças que frequentam as escolas e depende bastante das medidas preventivas que estão sendo adotadas.
Folha de São PauloAno letivo nas escolas privadas deve começar até março
Aos poucos, as escolas de todo o país vão retomando as atividades e dando início ao ano letivo de 2021. As aulas nas escolas particulares, na maior parte dos estados, estão agendadas para começar até março. Com a pandemia do novo coronavírus, os desafios são muitos, assim como as formas de atender os alunos, que poderão ser em aulas presenciais, aulas remotas ou mesmo em um modelo híbrido, mesclando as duas modalidades. As orientações variam de local para local.
EBCSP: Em volta às aulas depois de 11 meses, escola agora é 'novidade' para as crianças
Segundo o sindicato das escolas privadas no Estado de São Paulo (Sieeesp), 65% dos alunos vão voltar esta semana ao presencial em esquema de rodízio. Entre as escolas, 100% das que estão em municípios que autorizaram a volta, abriram. O Estado e a Prefeitura da capital permitem que apenas 35% dos estudantes estejam por dia presencialmente. Levantamento informal da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar) mostra também que a maioria dos pais autorizou o retorno dos filhos, invertendo a proporção do ano passado, quando foram reabertas em outubro.
O Estado de São PauloColégios particulares de SP retomam aulas presenciais com 'triatlo' de segurança e alívio
O Estado de São PauloPrecaução e alívio dos pais marcam volta às aulas presenciais em SP
R7Volta às aulas em escolas particulares tem adaptação a novo modelo híbrido
Folha de São PauloSP cria comissão médica para monitorar a volta às aulas
R7DF: 70% das escolas particulares voltaram às aulas com 50% dos alunos presencialmente
Mais da metade das instituições de ensino particulares retornaram às aulas nesta segunda-feira (1º/2), segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF). Cerca de 20% já tinham voltado ao funcionamento na última segunda-feira (25/1). Com isso, nesta semana, 70% das escolas particulares estão reabertas presencialmente. Dentro desse total de escolas, metade dos alunos está frequentando aulas presenciais.
Correio BrazilienseGestão
Escolas fechadas, falta de protagonismo e de qualidade: os desafios do MEC em 2021
A pandemia causou um prejuízo incalculável à educação no Brasil. Para especialistas procurados pela Gazeta do Povo, não há outra saída: é preciso que o Ministério da Educação (MEC) assuma seu papel de protagonista e articulador nacional, abandone o rótulo de incipiente e enfrente os desafios de 2021 com mais agilidade.
Gazeta do PovoEstatística, pesquisas e estudos
Educação de jovens e adultos tem queda de 8,3% nas matrículas, indica Censo Escolar
A educação de jovens e adultos (EJA) começou em 2020 com 3 milhões de matriculados, queda de 8,3% em relação ao ano anterior. Isso significa menos 270 mil estudantes nas salas de aula. A redução ocorreu tanto na EJA de nível fundamental (-9,7%) quanto na de nível médio (-6,2%).
O Globo