Coronavírus
Lockdown prejudica a alfabetização e a linguagem das crianças
Uma pesquisa feita na Inglaterra mostrou aumento no número de crianças com problemas de linguagem. O estudo da Education Endowment Foundation (EEF) sugere que o isolamento social aplicado para combater o coronavírus teve influência no vocabulário e aprendizagem das crianças inglesas. A explicação seria que o isolamento privou os mais novos do contato social e de experiências que auxiliam no aumento e domínio do vocabulário.
Gazeta do PovoAproximação entre escola e ambiente familiar pode ser herança positiva da pandemia, diz educadora
Era uma vez um País em que a educação infantil era vista como assistencialismo. As creches eram ligadas às secretarias de assistência social e atuavam como equipamentos para ajudar às mães que trabalhavam fora e não tinham com quem deixar as crianças. Foi em 1996, há apenas 25 anos, que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LGDB) surgiu como o primeiro texto legal a reconhecer essa etapa como integrante da formação. E bem mais recentemente, em 2013, a educação infantil para crianças de 4 e 5 anos se tornou obrigatória.
O Estado de São PauloEntidade de trabalhadores da educação ingressa na Justiça para tentar suspender retomada das aulas presenciais no RS
A Federação dos Professores, Trabalhadores Técnicos e Administrativos e Auxiliares Empregados em Estabelecimentos de Ensino (Fetee-Sul) ingressou na Justiça pedindo a suspensão da retomada das aulas presenciais no Estado. Com a mudança da bandeira preta para a vermelha no sistema de distanciamento controlado, efetuada pelo governo gaúcho, todos os níveis de ensino foram liberados a partir desta quarta-feira (28) no Rio Grande do Sul.
Zero HoraAtuação do governo de Minas na educação pública durante a pandemia é alvo de inquérito
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abriu um inquérito civil para apurar a atuação do governo de Minas no planejamento e eficiência administrativa na execução das atividades escolares presenciais e não presenciais na rede estadual de ensino durante a pandemia.
Hoje em DiaDentro da Escola
Nas escolas privadas, fase de adoção e projetos para reforma do ensino médio variam
Em São Paulo, a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas privadas varia bastante de fase e de concepção do projeto. Há instituições que já têm uma ampla oferta de disciplinas eletivas, outras contam com o horário integral plenamente estabelecido, e algumas já oferecem os itinerários formativos.
O Estado de São PauloUma rede de cordéis para conectar professores durante aulas remotas
Três professores: uma de Assis, no interior de São Paulo, outra de Mogi das Cruzes, na Grande SP e um professor que leciona na periferia de Fortaleza. Em comum, a paixão pela literatura de cordel
PorvirO incentivo à leitura de forma independente e orgânica nas crianças
Autora do livro O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era (Editora Contexto, 2019), a neurocientista Maryanne Wolf diz que a ação de ler é uma conquista evolutiva. Leituras profundas, onde interpretamos sentenças inteiras, faz o cérebro andar em todas as direções possíveis, conectando áreas diferentes e aumentando a memória de longo prazo. Mas o desenvolvimento dessa habilidade pode ser um desafio.
Desafios da EducaçãoDicas
MEC disponibiliza manual a profissionais de alfabetização
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (28) o Manual ABC, que reúne parte do conteúdo oferecido no curso online Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). O lançamento do material marcou o Dia Mundial da Educação.
EBCTecnologia
Como o YouTube se tornou uma verdadeira sala de aula
Com o passar do tempo, a famosa plataforma de vídeos foi conquistando cada vez mais adeptos. E o que antes era feito puramente para fornecer entretenimento, acabou se tornando o emprego de muitos: os youtubers. Na área da educação, isso não foi diferente: os professores passaram a utilizar a plataforma para compartilhar seus conhecimentos e complementar suas aulas, até que isso tomou lugar em suas profissões. Surgiram o que chamamos de edutubers.
CanalTechGestão
Crise do MEC: Equipe do Inep começa a entregar cargos após demissão de coordenadora de avaliação de cursos de graduação
Depois da exoneração da coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Sueli Macedo Silveira, seus subordinados diretos, que ocupavam cargos comissionados na área, começaram a pedir para deixar o setor. Segundo fontes, até o momento, quatro pessoas já teriam colocado o cargo à disposição por não concordarem com a saída da pedagoga, muito respeitada no ambiente acadêmico.
O GloboInep justifica demissão da coordenadora de avaliação dos cursos de graduação
Correio BrazilienseEx-ministros da Educação assinam carta em defesa do Inep e contra mudanças na gestão
O GloboInclusão
Falta de internet exige maior trabalho de inclusão nas escolas rurais
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) de 2018, 83,8% dos domicílios em área urbana utilizam a internet. Nos domicílios rurais, o número é de 49,2%.
O percentual de pessoas com celular varia mais de 20 pontos percentuais entre as áreas: 82,9% dos moradores da zona urbana contra 57,3% da rural. A falta de disponibilidade do acesso em domicílio é um dos grandes motivos para o uso na zona rural ser baixo (20,8%), mas, nos centros urbanos (1%) essa não é uma preocupação.
Leis e políticas
Mais de 90 entidades da educação pedem que Senado vete retorno às aulas presenciais
Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e entidades da educação reivindicam que o Senado vete o projeto que obriga a imediata volta às aulas presenciais em escolas e universidades.
Aprovado na Câmara no último dia 20, o Projeto de Lei (PL) 5.595/20 ignora o fato de o país viver diante de uma pandemia descontrolada, em que apenas 13% da população prioritária foi vacinada. Crianças, adolescentes e jovens não deverão ser vacinados tão cedo.
Comissão aprova proposta que obriga escolas a informar conselhos tutelares sobre automutilação
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei (PL 270/20) que obriga as escolas a notificar o conselho tutelar do município sobre ocorrências e dados relativos a casos de violência envolvendo alunos, em especial automutilação, tentativas de suicídio e suicídios consumados.
CâmaraPoliciais e jurídicas
Justiça gaúcha blinda patrimônio da Igreja Metodista por dívidas de instituições de ensino
A decisão do dia 22 de abril, do juiz Gilberto Schäfer, permite que as associações ligadas à igreja, mantenedora das instituições que enfrentam crise, possam suspender qualquer execução de dívida por um prazo de 180 dias, que pode ser renovado.
Folha de São PauloEstatística, pesquisas e estudos
Brasil corre risco de apagão de dados na educação
Nas últimas décadas, o Brasil criou uma tradição sólida de monitoramento de suas políticas educacionais, com um conjunto de avaliações de larga escala como o Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que atravessaram governos, de distintas orientações, por serem políticas de Estado. Essas avaliações são elementos fundamentais para a construção de políticas públicas para a educação, baseadas no nível de aprendizagem de crianças e jovens no Brasil. Porém, estão seriamente ameaçadas de desaparecerem no atual governo.
Folha de São PauloEnquanto 62% dos recém-formados se sentem preparados para o mercado de trabalho, apenas 39% dos empregadores têm a mesma percepção
Um dos dados mostra que 62% dos egressos das universidades privadas se sentem bem preparados para o mercado. Já os gestores acadêmicos avaliaram que 69% dos recém-formados estão bem capacitados. Na avaliação dos empregadores, esse percentual despenca. Para eles, somente 39% dos recém-formados podem ser avaliados como bem capacitados.
O GloboPolêmicas
Ministro da Educação: 'Crianças não sabem ler, mas sabem colocar camisinha'
Milton Ribeiro discursou contra as diretrizes que incluem a discussão de ideologia de gênero em livros didáticos para crianças de 6 a 10 anos
O Ministro discursava contra as diretrizes que incluem a discussão de ideologia de gênero em livros didáticos de crianças de 6 a 10 anos. O ministro ainda disse que foi levado ao Tribunal de Contas da União (TCU) por ter retirado do edital do Ministério da Educação um livro didático que continha questões de gênero para crianças de 6 a 10 anos.
Outras do dia
Joe Biden apresenta plano de educação de US$ 1,8 trilhão, financiado por impostos aos ricos
O governo dos Estados Unidos revelou nesta quarta-feira (28) um plano de investimento de US$ 1,8 trilhão (cerca de 9,82 trilhões, na cotação atual) em programas de educação e apoio a famílias que têm crianças pequenas. Para que o financiamento seja aprovado, a proposta precisa ser aprovada pelo Congresso dos EUA.
G1