quarta-feira, 14 de abril de 2021

Notícias de Educação - 14/abr/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

“Não estudo nada há um ano. Fico em casa limpando e cozinhando”

Rejani não está sozinha. Como ela, milhares de meninas e adolescentes pobres das periferias do Brasil foram obrigadas a deixar seus estudos, e seus sonhos, para se dedicarem ao trabalho doméstico durante a pandemia.

El País

Estudo com dados coletados por docentes aponta incidência maior de Covid entre professores em SP

Na véspera do retorno às aulas presenciais nas escolas estaduais de São Paulo, levantamento elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade (Repu) indica que a incidência de Covid entre professores no início deste ano foi maior do que a registrada na população em geral. Os dados para a análise foram coletados por professores ligados a Apeoesp (sindicato dos docentes da rede paulista)

Folha de São Paulo

MG - Volta às aulas: professores temem retorno presencial mesmo após vacina

Apesar de incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal, professores da rede pública de ensino consultados pelo Estado de Minas ressaltam a preocupação de retorno às aulas presenciais diante do agravamento da pandemia de COVID-19. De acordo com o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG), o retorno às aulas vai além da vacina.

MSN

Sala de aula

Trabalho em grupo online requer avaliação diagnóstica para conhecer aluno

Se quiser ir rápido vá sozinho, se quiser ir longe vá acompanhado. Assim como esse, inúmeros outros provérbios falam sobre a importância de atividades em grupo, princípio que também aplica-se à educação. Se as atividades individuais são importantes para que os alunos conheçam suas próprias capacidades e dificuldades, o trabalho em grupo facilita o aprendizado com o outro e a partilha de conhecimentos, além de favorecer a convivência, inata às pessoas.

Porvir

Gestão

Educação libera verba de R$ 28 milhões para escolas de São Paulo

Foi autorizada a liberação da primeira parcela do PTRF (Programa de Transferência de Recursos Financeiros) de 2021 para 1.515 escolas da rede pública, no valor de R$ 28 milhões, pela secretaria municipal de Educação de São Paulo, nesta terça-feira (13).

R7

Inclusão

Colaboração e visão de longo prazo são pilares para educação e desenvolvimento mais equitativos

Com a transformação digital, as empresas não são as únicas forçadas a se transformar: profissionais também precisam desenvolver habilidades que os permitam trabalhar junto às novas tecnologias. Em um país em que uma a cada quatro pessoas não tem internet, porém, é preciso dar alguns passos para trás antes de avançar nessa discussão. Colaboração, oportunidades e visão de longo prazo são pilares para tornar a educação e o desenvolvimento do país mais equitativo e bem-sucedido.

Época Negócios

A luta indígena pela educação

Levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em parceria com a Rede de Pesquisa Solidária mostrou que 4,3 milhões de alunos negros, pardos e indígenas da rede pública brasileira ficaram sem atividade escolar em casa no ano passado em função da pandemia. Entre os estudantes brancos, foram 1,5 milhão. Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que 70% dos estudantes da educação básica pública sem acesso à internet são negros e indígenas.

O Tempo

Diagnóstico precoce e avaliação multiprofissional são essenciais para acompanhamento de autismo

A caminhada para a conscientização das pessoas de que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do desenvolvimento neurológico e é necessária a busca precoce de ajuda profissional são grandes desafios, mas cada vez mais são realizadas campanhas e discussões sobre os temas. O HU-UFSC, unidade da Rede Ebserh/MEC em Santa Catarina, oferece atendimento para avaliações de cada caso e, se necessário, conta com equipe multiprofissional para acompanhamento.

MEC

Leis e políticas

Câmara aprova urgência para tramitação de projeto que proíbe suspensão de aula presencial

Por 307 votos a favor e 131 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) a urgência de um projeto que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante a pandemia.
Com a aprovação da urgência, a proposta terá tramitação acelerada. Poderá ser aprovada diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões.

G1

Conselho de secretários estaduais critica em nota projeto de lei para incluir aulas presenciais como atividade essencial

G1

MEC lança o Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe)

Objetivo é melhorar a qualidade de políticas públicas de leitura, escrita e matemática no Brasil
O Renabe é fruto da I Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), organizada pela Secretaria de Alfabetização (Sealf). A Conferência reuniu em Brasília, em outubro de 2019, renomados especialistas nacionais e estrangeiros, como parte das ações de implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

MEC

PR: Câmara mantém veto ao projeto que transforma educação em serviço essencial e permite que Greca suspenda aulas presenciais

Com isso, a maioria dos vereadores entendeu que o prefeito pode interromper, e não apenas restringir, o funcionamento das escolas públicas e privadas. Os autores da proposta, Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do Novo, e Denian Couto (Pode), não concordaram.

G1

Policiais e jurídicas

Obrigar escolas a ter Bíblia é inconstitucional, decide STF

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, ser inconstitucional lei estadual que obrigue escolas e bibliotecas a manterem ao menos um exemplar da Bíblia em seus acervos. Com a decisão, foi derrubado trecho de uma lei do Amazonas que impunha a obrigatoriedade.

R7

Polícia Federal deflagra operação contra desvios de recursos da educação na Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco

Segundo a PF, a apuração inicial aponta irregularidades no fornecimento de kit escolar, entre o final de 2015 e o ano de 2020, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

JC

Ex-reitor entra com ação judicial para reverter indicação de Bolsonaro para gestão da UFRGS

A chapa de Oppermann, que concorria à reeleição, foi a primeira colocada na consulta feita à comunidade acadêmica (entre alunos, professores e funcionários) e na votação do Conselho Universitário (Consun) em julho de 2020. Entretanto, a nominata liderada por Bulhões, que ficou em último lugar em ambos os pleitos, acabou nomeada por Bolsonaro, em setembro, para um mandato de quatro anos.

G1

MEC diz que melhora de sistema vulnerável do Fies depende do Orçamento de 2021

O MEC (Ministério da Educação) afirmou, em nota divulgada nesta terça-feira (13), que a melhoria no sistema do Fies (Financiamento Estudantil), vulnerável a fraudes, depende da aprovação do Orçamento de 2021, que está à espera de sanção.
A pasta, sob o comando de Milton Ribeiro, afirmou que a reportagem da Folha sobre o assunto "não condiz com a verdade dos fatos, apresentando distorções que acarretam na desinformação do leitor".

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Vestibular da Uerj é adiado para 18 de julho

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro ( Uerj ) decidiu adiar o Exame Único do Vestibular Estadual 2021, do dia 2 de maio para 18 de julho. De acordo com comunicado da universidade, a medida foi tomada em função do agravamento da pandemia de covid-19 e das projeções negativas das autoridades sanitárias e das instituições científicas, bem como da Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre o Coronavírus no Âmbito da Universidade.

iG

Negócios

Varejo x Educação: as principais apostas de gestores de fundos de ações para os próximos 12 meses

Com forte demanda pelo e-commerce, varejo é a principal escolha de gestores; piores perspectivas estão em educação
Levantamento da XP com 32 gestoras de fundos de renda variável, feito entre os dias 1º e 5 de abril, mostra que o setor de varejo tem liderado nas preferências, com presença em cerca de 60% das carteiras consultadas.

InfoMoney

“A educação é o setor mais barato da Bolsa”, diz copresidente da Cruzeiro do Sul Educacional

MoneyTimes