Coronavírus
Efeitos da pandemia: número de crianças e jovens que ficaram sem aulas em 2020 passa de 5 milhões
Segundo o estudo Cenário da Exclusão Escolar no Brasil - um Alerta sobre os Impactos da Pandemia da Covid-19 na Educação, lançado no último dia 29, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) Educação, o número de crianças e adolescentes sem acesso a educação no Brasil pulou de 1,1 milhão em 2019 para 5,1 milhões em 2020.
Brasil EscolaPlanos de educação pública remota de estados e municípios foram mal desenhados e com pouca preocupação às aulas, diz estudo
Um estudo conduzido pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) avaliou o nível de eficiência dos planos de educação pública remota de Estados e municípios. O resultado não é dos melhores.
Focus.jorMais de um ano após início do ensino remoto, professores ainda têm dificuldade de avaliar à distância, mostra pesquisa
Pouco mais de um ano após o início do ensino remoto no país, professores de escolas municipais de 87 cidades de todo o país dizem, em pesquisa exclusiva com quase 9 mil docentes, que aprenderam a usar ferramentas de educação à distância, mas têm dificuldade em avaliar os alunos. Os dados são da pesquisa Vozes Docentes, da rede Conectando Saberes
O GloboGovernador sanciona lei que reconhece educação como serviço essencial durante a pandemia em MT
O governador Mauro Mendes (DEM) sancionou o projeto de lei 21/2021 que considera a educação como essencial em Mato Grosso, no entanto, vetou um trecho do PL que condiciona o retorno das aulas presenciais à imunização de todos os profissionais das escolas, o que engloba professores e técnicos.
G1Trabalhadores da Educação seguem com paralisação e ano letivo não inicia na maioria das escolas do AC
O ano letivo 2021 ainda não iniciou na maioria das escolas públicas do Acre por conta da paralisação dos trabalhadores da Educação. A previsão era de que as aulas começassem na segunda-feira (10) para cerca de 148 mil alunos, mas, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), ao menos 90% das escolas aderiram ao movimento.
G1Projetos
Projeto trabalha identidade racial e repertório cultural a partir da língua inglesa
Professora de ensino fundamental 2 conta como desenvolveu projeto para que estudantes entendessem o racismo por meio de reflexões, debates e leituras
O estudo desse idioma (inglês) nem sempre faz muito sentido para todos os estudantes, que podem encarar a si mesmos como simples espectadores. Isso me fez repensar a maneira como ministrava conteúdos, justamente tendo em vista que, num mundo globalizado, o inglês é um idioma muito requisitado no mercado de trabalho e, portanto, útil para os projetos de vida dos estudantes.
Gestão
Ministro da Educação diz que cortes no orçamento de universidades federais devem 'adiar projetos'
O ministro da Educação comentou os cortes nos orçamentos de universidades federais, durante visita ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (11). Pela manhã, Milton Ribeiro esteve no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do estado, e afirmou que a pasta irá adiar projetos, como obras nas instituições de ensino.
G1Com corte no orçamento, federais podem parar no segundo semestre
R7MG: Deputados tentam anular parceria para gestão de escolas públicas
Depois de acionar o Judiciário para barrar o retorno das aulas presenciais no contexto da pandemia, professores da rede estadual de ensino ameaçam travar nova queda de braço com o governo de Minas. Desta vez, o imbróglio diz respeito a três escolas de Belo Horizonte e região metropolitana escolhidas para integrar projeto-piloto que deixa suas gestões a cargo de organizações da sociedade civil. Ontem, em audiência pública, deputados aprovaram documento requerendo anulação do edital. Pedido de impugnação também está sendo preparado.
MSNProfissionais da Educação
Acre: Trabalhadores da Educação iniciam greve por tempo indeterminado
De acordo com o Sindicato da categoria, cerca de 90% das escolas do estado não deram início ao ano letivo, que tinha previsão para começar na última segunda-feira para cerca de 148 mil alunos da rede pública.
Segundo comunicado, entre as reivindicações dos profissionais estão melhores condições de trabalho, reposição salarial, além de prioridade na vacinação contra a covid-19.
Leis e políticas
Câmara aprova projeto para elaboração de estratégia de retorno às aulas
Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina que a União, estados, municípios e Distrito Federal deverão elaborar uma estratégia para que os alunos voltem a estudar. A proposta deve respeitar as orientações das autoridades sanitárias e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Correio BrazilienseComissão aprova projeto que torna permanente a política de reserva de vagas nas universidades federais
A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) proposta que torna permanente a política de cotas para o ingresso de pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e alunos da rede pública em instituições federais de ensino superior.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Policiais e jurídicas
PF investiga desvios de recursos da alimentação escolar no Tocantins
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Micalea, para investigar a participação de empresários e servidores públicos municipais suspeitos de desviarem recursos da merenda escolar no município tocantinense de Formoso do Araguaia. De acordo com a PF, os indícios dos desvios surgiram após a identificação de problemas na qualidade da merenda fornecida aos alunos da rede pública de educação do município.
iGAvaliação
Inep publica informações que colocam em dúvida aplicação do Enem 2021
Na terça-feira (11), uma portaria publicada no Diário Oficial da União pelo Instituto Nacional de Estudos Avançados Anísio Teixeira (Inep) reacendeu questionamentos sobre a realização da edição prevista do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021.
Segundo portaria que trata das metas globais da instituição, estão estabelecidos como objetivos a serem cumpridos apenas a preparação técnica e o planejamento do Enem neste ano. O documento deixa de citar a aplicação das provas.
Negócios
Cade aprova aquisição do Grupo Laureate pela Ânima Educação
O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou sem restrições a aquisição do Grupo Laureate pela Ânima Educação (ANIM3). A informação foi divulgada pela companhia nesta quarta-feira (12).
Após a aprovação da autarquia, as negociações entre as empresas serão concluídas até o dia 28 de maio de 2021.