Coronavírus
Quase 10 milhões de estudantes estão em escolas públicas sem condições básicas de infraestrutura, aponta estudo
De acordo com o estudo, 6,1 milhões alunos (26,91%) das redes municipais de ensino e 3,7 milhões (24,73%) das redes estaduais estão matriculados em escolas que apresentam ao menos um problema de infraestrutura que dificulta o cumprimento dos protocolos de segurança para o enfrentamento da pandemia.
Foram analisadas informações de 137,7 mil escolas e de 38 milhões de estudantes. O levantamento apresenta os seguintes dados extraídos do Censo Escolar 2020: conexão à internet e acesso a redes de esgoto, energia e água potável.
Metade dos jovens parou de estudar na pandemia, diz estudo
Realizada pelo Conjuve (Conselho Nacional de Juventude) com 68.144 jovens de todo o país, a pesquisa identificou que mais da metade (56%) dos jovens de 15 a 29 anos que estão atualmente afastados das aulas do ensino médio ou superior interromperam seus cursos durante a pandemia. Além disso, quatro em cada dez entrevistados admitiram ter pensado em desistir dos estudos devido aos impactos da covid-19 em suas rotinas.
R7Dentro da Escola
Por onde começar a usar gamificação na sua aula
Basicamente, gamificação é “o uso dos elementos e mecânicas baseadas em jogos e sua estética para engajar pessoas e resolver problemas em contextos que não são jogos”, explica Tiago Eugênio, autor do livro “Aula Em Jogo”. Ele aponta que existe uma diferenciação entre gamificação e aprendizagem baseada em jogos. Trazer um jogo pronto para dentro da sala de aula, por exemplo, é mais pertinente que se enquadre na segunda opção.
PorvirGamificação é uma das principais tendências da educação para os próximos anos
SegsProjetos
SP muda o ensino médio a partir de 2022; veja como fica o currículo
Estudantes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo já podem começar a pensar nas áreas que pretendem estudar mais a partir do ano que vem. A Seduc (Secretaria de Estado da Educação) apresentou nesta terça-feira (15) os itinerários formativos, as áreas que alunos podem escolher estudar.
R7Tecnologia
Apps e jogos infantis na loja oficial do Android poderão ter selo de aprovação de professores
Google Play Store terá página dedicada com seleções de educadores. Objetivo é ajudar os pais a fazerem escolha apropriada.
A loja oficial de aplicativos para celulares Android, a Google Play Store, estreia nesta terça-feira (15) o selo "Aprovado por Professores" para apps e jogos infantis selecionados, além de uma aba dedicada com escolhas dos educadores.
Gestão
Editoras afirmam que MEC não esclareceu edital e há riscos de atrasos nos livros para escolas públicas em 2023
Duas associações de editoras de livros assinam nesta segunda-feira um manifesto alertando que a falta de respostas da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), pode levar a um atraso na entrega dos livros didáticos dos alunos das escolas públicas no ano letivo de 2023. Isso porque o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem problemas, segundo as empresas, e o governo não esclareceu as dúvidas, o que tem atrasado a produção dos materiais.
O GloboPoliciais e jurídicas
Estudante superdotado vai se matricular em universidade antes de concluir ensino médio
Um estudante conseguiu autorização judicial para se matricular em uma universidade enquanto ainda cursa o ensino médio. A decisão da 14ª Vara Cível de São Paulo estabelece que o estudante, que só irá concluir o Ensino Médio em 2022, se matricule em um curso de Publicidade e Propaganda. Ele foi aprovado mediante vestibular para a faculdade, sendo classificado em 9º lugar. Ainda cabe recurso.
Gazeta do PovoAvaliação
Enem: 8 em cada 10 jovens não prestaram a prova em 2020, e 45% não pretendem fazer neste ano, diz pesquisa
De acordo com os dados, 7 em cada 10 jovens (74%) afirmam que se sentem despreparados para fazer o Enem. O percentual é maior do que no ano passado, quando 56% apontaram o mesmo receio. Os dados indicam ainda que quase seis em cada dez (57%) dizem que já pensaram em desistir da prova. Em 2020, o índice era de 49%.
G1Ensino Superior
Com cortes, UFSCar faz campanha emergencial de doação para pagar bolsas assistenciais de alunos
A iniciativa, em parceria com a Função de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade (FAI-UFSCar), permite que qualquer pessoa ou empresa faça doações a partir de R$ 10 para ajuda no custeio a moradia, alimentação, transporte e outras necessidades de estudantes em situação de vulnerabilidade.
G1Outras do dia
Por causa da Covid, bolsistas brasileiros são impedidos de estudar na França; indianos obtiveram permissão para viajar
Alunos e pesquisadores brasileiros — alguns deles com bolsa — lançaram uma campanha internacional para que o governo francês suspenda um bloqueio que os impede de viajar ao país para estudar. O motivo é a situação da Covid no Brasil.
G1