Nossa palavra
Hoje tem programa do Focando Educação

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Coronavírus
Ministérios publicam diretrizes para retorno às aulas presenciais
Os ministérios da Saúde e da Educação assinaram portaria hoje (4) com orientações para o retorno às aulas presenciais, suspensas com a pandemia de covid-19. A norma não obriga os estados e instituições federais, que possuem autonomia para definir seus calendários e a manutenção ou não do regime de ensino remoto.
EBCSem ação concreta, governo Bolsonaro lança portaria genérica sobre volta às aulas presenciais
Folha de São PàuloSem padrão nacional, estados adotam regras próprias para volta às aulas
Folha de São PauloQueiroga diz ter certeza de que aulas podem voltar com segurança
R7DF: Conselho de Educação aprova parâmetros para retomada de atividades presenciais
Documento que define parâmetros para retomada das atividades presenciais nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal foi aprovado, nesta terça-feira (3), pelo Conselho de Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF).
Correio BrazilienseRetorno às aulas segue com movimentação tranquila na rede pública
Correio BrazilienseSão Paulo tem 60% de adesão de alunos na volta às aulas
O estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (4) que 60% dos alunos retornaram às aulas presenciais na segunda-feira (2). O secretário estadual de educação, Rossieli Soares, informou ainda que 96% dos profissionais da rede estadual de ensino, quase 240 mil servidores, receberam a imunização contra a covid-19 em pelo menos uma dose.
R7Trabalhadores da educação aprovam greve sanitária após retomada das aulas presenciais no Pará
Em nota, o sindicato da categoria disse que a decisão foi debatida em assembleia geral nesta quarta. "Esse formato de greve permite a manutenção da oferta das aulas remotas, sem a presencialidade, até que se conclua o ciclo de imunização em segunda dose para toda nossa categoria", afirma o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Estado do Pará (Sintepp).
G1Dentro da Escola
Como os objetivos da educação midiática encontram espaço no ensino híbrido
O ensino remoto mostrou novas possibilidades a partir do uso de ferramentas online e da combinação de momentos individuais e colaborativos. Esse novo desenho, em que a tecnologia tem papel de destaque, é o principal fundamento da educação midiática, que pode ser muito trabalhada ao longo do período de retomada das aulas presenciais.
PorvirProjetos
Professora apresenta atletismo a estudantes do fundamental 1 com materiais acessíveis
Para proporcionar experiências em diferentes modalidades às crianças, professora desenvolve circuito com blocos de madeira, barreiras feitas com cano de PVC e vara de bambu para salto em altura
PorvirInclusão
Universidade ficou mais elitista em uma década com reduções no Enem, Fies e ProUni
Quedas históricas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e no Programa Universidade para Todos (Prouni) restringem o acesso ao ensino superior, especialmente aos estudantes mais pobres, de forma inédita na última década.
O GloboLeis e políticas
Câmara aprova projeto que cria política de bem-estar para profissionais da educação
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei 1540/21, do deputado Professor Israel Batista (PV-DF) e outros, que cria a Política de Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação, listando objetivos e diretrizes a serem seguidos em planos governamentais. A proposta será enviada ao Senado.
CâmaraAvaliação
Estudantes e especialistas questionam educação do ensino médio voltada quase que exclusivamente para prova do Enem
Especialistas e estudantes acreditam que talvez seja hora de repensar o modelo de prova. Para eles, o Enem não é a forma mais justa de decidir quem deve entrar na universidade e, muito menos, decidir o destino do aluno.
G1Ensino Superior
Aprovação de cursos de Direito 100% online avança no MEC; OAB é contrária
A criação de cursos de Direito a distância, ainda inéditos no País, avançou nas últimas semanas após o Ministério da Educação concluir a avaliação de propostas das faculdades. Esses processos estavam travados havia anos no sistema de liberação de cursos e enfrentavam resistência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que vê na expansão de graduações em Direito risco de "estelionato educacional". Por outro lado, há pressão de instituições particulares, interessadas em mais uma fatia do mercado.
Terra