terça-feira, 5 de outubro de 2021

Notícias de Educação - 05/out/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Relatório aponta impacto da pandemia na saúde mental de adolescentes

“Estar cansada psicologicamente significa que você sente que não está vivendo a vida, que não é capaz de fazer nada. Mesmo que você seja ambiciosa, você não conseguirá atingir suas ambições porque está completamente derrotada psicologicamente”. É assim que uma adolescente, no Egito, fala sobre saúde mental. Ela não está sozinha. Casos de depressão e falta de interesse são identificados entre adolescentes e jovens em todo o mundo e geram preocupação, sobretudo na pandemia.

Hoje em Dia

Carga emocional e dispersão marcam a volta dos alunos ao ensino presencial

Parecia que ia ser fácil. A ansiedade dos alunos pelo retorno ao presencial era tamanha que bastavam os portões se abrirem para os ânimos se acalmarem. Mas será que foi assim mesmo? Definitivamente, não. E quem responde são as próprias escolas, públicas e particulares. Passado o primeiro bimestre escolar, reuniões de pais e conselhos, a percepção é de que os alunos, em sua grande maioria, voltaram com algumas "dificuldades" e precisaram de um tempo extra para conseguirem se readaptar ao ambiente e retomar a rotina.

MSN

MS: Alunos comemoram retorno, mas citam 'medinho' sobre controle do distanciamento

Alunos da rede estadual comemoraram o retorno presencial, mas acham que será difícil manter distanciamento
Esta manhã, no retorno presencial, após 1 ano e meio de aulas em home  ou escalonadas, não houve o reencontro dos amigos comum em tempos pré-pandêmicos. Logo que chegavam os alunos entraram nas salas, sem aglomeração. Nos corredores, foram instalados equipamentos para uso de álcool em gel e um funcionário também chegou pouco depois para borrifar o produto nas mãos dos estudantes. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Campo Grande News

Educação de Goiânia tem 2 mil servidores de licença médica

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desencadeou no dia 16 de agosto o processo de retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino. Para evitar risco de contaminação com o coronavírus (Sars-CoV-2), a pasta implementou protocolos sanitários rígidos e vacinou todos trabalhadores da área. O modelo adotado foi o híbrido, com revezamento diário ou semanal. No caso dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), embora tenha sido anunciado o atendimento diário, os pais tiveram de se adaptar nesta fase inicial a apenas uma parte do dia, com 50% das crianças na unidade de manhã e 50% à tarde. Todos estes cuidados, entretanto, esbarraram numa situação inédita na pasta. Um a cada oito trabalhadores da rede municipal de ensino apresentaram atestado médico e estão afastados do trabalho.

O Popular

Trabalhadores da educação em Manaus são obrigados a comprovar vacinação

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, tornou obrigatória a comprovação de imunização contra a Covid-19 por trabalhadores da educação. A obrigatoriedade consta em portaria no Diário Oficial do Município
Servidores, professores, colaboradores terceirizados e estagiários devem apresentar o cartão de vacina nas escolas e unidades administrativas que compõem a secretaria.

Amazonas Atual

Vacina Covid-19 obrigatória: Unicamp determina prazos para servidores comprovarem doses e prevê até suspensão de salário

Após menos de um mês da retomada das atividades presenciais na Unicamp, a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) da instituição determinou uma instrução normativa com regras rígidas para garantir a vacinação dos servidores contra a Covid-19. O documento prevê prazos a respeito de justificativas médicas e até suspensão do pagamento do salário para aquele que não comprovar a imunização.

g1

Dentro da Escola

É preciso falar sobre os perigos das telas para nossas crianças

O grande perdedor com o uso indiscriminado de tablets e celulares é a capacidade de atenção, concentração, reflexão e sociabilidade das crianças
Para quem preza os próprios filhos e os filhos dos outros, torna-se imperativa a leitura do livro “A fábrica de cretinos digitais – os perigos das telas para nossas crianças”, de Michel Desmurget.
Estamos emburrecendo como indivíduos e como sociedade. As evidências são sólidas, e o livro, volumoso, trata delas. A mensagem é simples e clara: há evidências robustas de que as “telinhas” fazem mais mal do que bem.

Veja

Habilidades do aluno no futuro devem ser incluídas na educação escolar, aponta especialista

O modelo tradicional da educação escolar – aquele em que os alunos ficam enfileirados escutando os professores falarem – tem sido seguido à risca durante muitos anos. Porém, as mudanças constantes, avanços da tecnologia e as diferentes perspectivas e desafios para o futuro faz com que o tradicionalismo seja repensado. Para além do beabá pré-formatado, é preciso que as escolas preparem os estudantes de forma integral, para que eles possam ser autônomos e lidem melhor com o inédito.

Portal Correio

3 mitos e 5 caminhos da motivação na escola, segundo Dennis Shirley

Para o professor da Boston College, desmistificar os lugares comuns é o primeiro passo para, de forma realista, olhar para o que pode ser mobilizador.
Pela experiência e pelas evidências acumuladas, ele garante ter encontrado cinco caminhos capazes de motivar estudantes em contextos variados. Mas logo que começa a falar, adverte que não é um guru ou alguém que vai dar uma receita infalível. O professor sabe que quando se trata de educação pode sempre haver situações únicas. “Não digo que são ‘os’ cinco caminhos. Pode haver outros”, afirmou.

Porvir

Dicas

Livro digital apresenta ferramentas para promover inclusão na educação infantil

Como é possível desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de educação infantil, levando em conta os conceitos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e as características de cada criança? É o que pretende responder o livro Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil, lançado recentemente pela professora Andréia Schmidt e pelas pesquisadoras Ana Carolina Arruda Miranda e Claudia Daiane Batista Bettio, todas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Jornal da USP

Tecnologia

Whatsapp fora do ar atrapalha rotina de estudos: 'fico sem aula e sem falar com professor', diz aluna

Pane global interrompeu funcionamento do aplicativo de mensagens. Jovens afirmam que não conseguem tirar dúvidas, receber os links das aulas on-line e conversar com os docentes.
(...)Talita Amaro, coordenadora desse mesmo cursinho popular, conta que, no ensino remoto, o Whatsapp tornou-se a forma mais eficiente de promover o diálogo entre alunos e docentes.

g1

Inclusão

Avanço da educação de mais pobres não gerou aumento da renda

Nos últimos 10 anos, apesar de um expressivo aumento de 27% nos anos de estudo (de 6,4 para 8,1 anos) da população na metade mais pobre, a renda do trabalho dessa parcela despencou 26,2%.
No caso dos 50% mais ricos, que tiveram evolução menor na escolaridade, os rendimentos foram inalterados ou aumentaram, segundo dados do FGV Social com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC).

Metrópoles

Leis e políticas

Ratinho Junior sanciona lei que implementa a educação domiciliar no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta segunda-feira (4), em ato no Palácio Iguaçu, a lei que implementa a educação domiciliar no Paraná, o chamado homeschooling. O modelo pode ser aplicado para estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio. O projeto, de autoria do deputado estadual Márcio Pacheco, foi assinado por outros 36 parlamentares.

XV Curitiba

Opinião

Ensino médio: entre educação de base e qualificações

Aparentemente preocupadas com os jovens, ambas reformas, com duvidosas promessas e iniciativas descontextualizadas, possuem propósitos comuns: ensino e trabalho precários.

Extra Classe

Eventos

Congresso Gen - preparado para ser um novo Professor?

O Grupo GEN realiza de 5 a 8 de outubro de 2021, de forma 100% online e com inscrições gratuitas, o congresso “Preparado para ser um novo professor?”. Muito se fala sobre o novo papel do aluno, que vira protagonista do seu aprendizado. Mas e o do professor? Onde se encaixa com todas essas mudanças? Que papel ele passa a ter? esses são alguns questionamentos a serem abordados no encontro, que terá três eixos temáticos: o bem-estar do professor; novas formas de ensinar e aprender; e, o novo professor.

ABMES

Política partidária

MPF recomenda que Inep não crie comissão que pode censurar Enem

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), recomendou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não criar uma comissão para fazer uma revisão ideológica das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Brasil Escola