terça-feira, 19 de outubro de 2021

Notícias de Educação - 19/out/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Como outras doenças afetam escolas na volta às aulas presenciais

Casos de síndrome respiratória entre crianças cresceram na maior parte do Brasil desde o final de setembro devido à flexibilização nas regras de isolamento
O monitoramento mostra que o país tem registrado entre 1.000 e 1.200 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças, por semana. A causa não está no novo coronavírus, que tem circulado ativamente, mas em outro agente infeccioso que normalmente atinge essa faixa etária e que andava sumido: o vírus sincicial respiratório. Os surtos causados por ele podem estar relacionados ao retorno às aulas presenciais em todos os estados, segundo os pesquisadores.

Nexo

Educação na pandemia: 'criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc'

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade - e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 - foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.

BBC

Três estados voltam às aulas presenciais; secretário de SP vê aumento de alunos

Mato Grosso e Bahia também adotaram a medida, já implementada por Santa Catarina, Amazonas, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal
Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Bruno Eizerik diz que é pequena a resistência ao retorno obrigatório nas escolas particulares. Eizerik criticou a decisão de estados que mantêm o ensino híbrido.

iG

Bahia tem retorno de aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino, nesta segunda-feira

A Bahia teve retorno de 100% das aulas presenciais na rede estadual de ensino nesta segunda-feira (18), após um ano e sete meses da suspensão, que ocorreu em março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. A expectativa é de que 900 mil estudantes retornem às atividades.

g1

Rede estadual de ensino do Piauí tem 1º dia de aulas presenciais com baixa presença de alunos nas escolas

Escolas se preparam para receber as aulas presenciais, mas a presença foi baixa em algumas escolas.
De acordo com a diretora do CETI Didácio Silva, Tetê Castro, os 250 alunos estão assistindo aulas on-line, para que a escola seja preparada para o retorno presencial. Segundo a Seduc, uma sanitização ocorre na escola hoje e amanhã.

g1

Secretário estadual da Educação de SP diz que pandemia provocou 'tragédia' na educação e quer 'escolas cheias de novo'

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, defendeu nessa segunda-feira (18), a obrigatoriedade do ensino presencial para combater o que classifica como uma "tragédia" na educação por conta da pandemia.

g1

Mesmo com obrigação, escola em SP recebe 20% dos alunos esperados

Uol

Salas cheias, sem limpeza e distanciamento: volta às escolas em SP preocupa educadores

Carta Capital

Rio tem 25 mil alunos que não voltaram às escolas ou entregaram as atividades

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, apontou que a rede municipal de ensino do Rio conta com 25 mil alunos que ainda não voltaram às aulas presenciais, e nem entregaram as atividades de maneira remota. A pasta realiza a busca ativa desse grupo para evitar uma evasão escolar ainda maior, e implementou programas de reforço para recuperar o ensino de quem não conseguiu acompanhar as aulas.

iG

Alta adesão: alunos comemoram ensino 100% presencial em BH nesta segunda

A semana começou um passo mais perto da normalidade nas escolas de Belo Horizonte, com alta adesão ao ensino presencial, que está autorizado para 100% dos alunos a partir desta segunda-feira (18). A flexibilização provocou um misto de alívio e ansiedade tanto para alunos quanto para profissionais da educação.

O Tempo

Dentro da Escola

Blikstein: “Ferramentas tecnológicas devem ser usadas quando há um propósito pedagógico e não porque são novas ou modernas”

Pesquisador e professor da Universidade de Columbia defende uso da tecnologia para coletar dados, explorar conceitos e criar soluções, aspectos que colocam os estudantes como protagonistas da aprendizagem
Há pelo menos 15 anos, Paulo tem pesquisado, em escolas de países como Estados Unidos, Finlândia, Austrália, China e no próprio Brasil, sobre como levar tecnologias para a escola de forma sustentável e que dê conta dessas três dimensões que hoje têm papel crucial na Educação. Esses conceitos são amplamente abordados no relatório Tecnologias para uma educação com equidade, elaborado por ele e outros três pesquisadores brasileiros

Nova Escola

Escola propõe retorno à educação clássica para fugir do ensino ideológico

Enquanto muitos educadores buscam novos métodos de ensino para se adequar às mudanças constantes de um mundo conectado pela tecnologia, cada vez mais pais e professores apostam no caminho oposto: um retorno à educação clássica.

Gazeta do Povo

Dicas

Série de vídeos mostra como a mudança no clima já afeta o Brasil

São cinco episódios, cada um sobre um tema específico, em que cientistas e especialistas apontam dados sobre a nossa situação atual, o que pode acontecer caso o ritmo de poluição e desmatamento continue igual e que medidas os cidadãos podem tomar para ajudar a frear o aumento das temperaturas e os desequilíbrios no nosso país.

Fapesp

MEC lançará formação para professores da educação infantil

O Ministério da Educação (MEC) lançará, nesta terça-feira (19), uma formação específica para professores de creches e pré-escolas de todo o país: o Aperfeiçoamento em Educação Infantil. Totalmente gratuita e autoinstrucional, a iniciativa estará disponível no Avamec https://avamec.mec.gov.br/#/) e deverá atingir 593 mil docentes de escolas públicas e privadas.

MEC

MEC institui Plataforma Aprenda Mais para a oferta de cursos on-line e gratuitos

Com objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos, o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Plataforma Aprenda Mais. O ambiente virtual já conta com a oferta de 90 cursos autoinstrucionais em 12 áreas distintas do conhecimento e visa capacitar mais de 820 mil estudantes até 2025. A iniciativa se apresenta como uma estratégia para capacitar a sociedade por meio de cursos abertos, on-line e massivos, tendo em vista o novo cenário de formação que se utiliza de ferramentas de educação a distância, para apoiar o desenvolvimento das pessoas em ambiente virtual.

MEC

Tecnologia

No Reino Unido, escolas usarão reconhecimento facial para pagamento do almoço

O reconhecimento facial evoluiu junto com a ciência e agora pode desempenhar um papel importante na hora do almoço das crianças. O Financial Times revelou que nove escolas em North Ayrshire, localizadas no Reino Unido, começarão a receber pagamentos para os almoços em cantinas examinando os rostos dos alunos. A tecnologia tem o objetivo de ajudar a minimizar o contato durante a pandemia e acelerar o tempo das transações.

Olhar Digital

Gestão

Falta de planejamento e de coordenação impede o uso efetivo de recursos à educação

Para a professora Ursula Peres, mesmo com o aumento da arrecadação de impostos pelos Estados, é preciso uma governança da educação com foco no planejamento e na estratégia de gastos
Estados têm aumento expressivo de ICMS no primeiro semestre de 2021. O crescimento foi de mais de 10% em termos reais. Apesar do aumento e da maior disponibilidade de recursos financeiros, a ausência de coordenação nacional e de estratégia para o uso dos recursos penaliza as políticas educacionais.

Jornal da USP

Estados investem mais, mas gastam menos com educação

Muitos Estados brasileiros comemoram ter aumentado os investimentos em plena pandemia. Com os caixas abastecidos pela ajuda do governo federal recebida em 2020 e pela recuperação da arrecadação neste ano e com as despesas comprimidas, sobrou dinheiro para investir. Resta saber se esses recursos tiveram os melhores destinos. As deficiências de infraestrutura da rede escolar mostram que não e impõem desafios à necessária retomada das aulas presenciais.

Valor

Mais cidades não cumprirão gasto mínimo com educação

Valor

Novo ensino médio: veja o que muda nas escolas de Minas Gerais a partir de 2022

Aumento do tempo de presença dos alunos nas escolas e currículo mais flexível são algumas das novidades.
(...) Uma das mais importantes é o aumento do tempo mínimo dos estudantes na escola, de 800 para 1.000 horas anuais – na rede estadual, será criado o sexto horário. Nos municípios em que esse acréscimo não for viável, haverá um dia de aula no contraturno.

g1

GO: Secretaria de Educação lança Guia de Busca Ativa para evitar evasão escolar

O programa de busca ativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ganhou nesta segunda-feira (18) um guia. O informativo foi lançado em parceria com o Instituto Unibanco. O objetivo é combater a evasão escolar na rede estadual de ensino.

Diário de Goiás

Inclusão

Com bolsas de estudo, pais buscam dar uma educação melhor do que tiveram para os filhos

Economia de até 50% nas mensalidades agrada o bolso e possibilita outros investimentos
Não deveria ser assim, mas a educação de qualidade é um privilégio apenas para uma parte dos brasileiros. Muitos pais que não tiveram acesso ao que deveria ser um direito básico, hoje se esforçam para deixar essa herança para os filhos. A esperança para essas famílias é de que a realidade seja diferente para as próximas gerações.

R7

Retorno obrigatório das aulas presenciais em SP reforça disparidades entre redes pública e privada

Para as particulares, o retorno trouxe a oportunidade de estimular uma nova forma de ensino, com atividades em áreas externas e liberdade para os alunos aprenderem fora da sala. Nas públicas, porém, as aulas continuam no mesmo modelo, com os estudantes enfileirados nas carteiras.

Folha de São Paulo

Papa Francisco defende educação de qualidade para mulheres

O papa Francisco defendeu nesta segunda-feira (18) que todas as mulheres em todo o mundo tenham "acesso a uma instrução de qualidade", de modo que possam "desenvolver o próprio potencial e os próprios talentos", para garantir o progresso "de sociedades coesas".

Uol

Leis e políticas

Secretária de Educação apresenta mudança no currículo das escolas de Porto Alegre e rebate críticas da oposição

A proposta elaborada pela pasta prevê a retirada da disciplina de Filosofia da grade curricular e o aumento na carga horária de Português e Matemática. A secretaria também pretende uniformizar a forma com que será expressa a avaliação dos alunos, além de adaptar o currículo da rede municipal à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Zero Hora

China elabora lei que pune pais por mau comportamento dos filhos

O Parlamento da China trabalha em uma proposta de lei para punir os pais por mau comportamento dos filhos ou a prática de crimes. O projeto é de promoção da educação e da família. Se avançar, os pais podem ser repreendidos e obrigados a passar por programas de educação familiar, caso os filhos estejam envolvidos em situações de mau comportamento ou atos criminosos.

EBC

Ensino Superior

Capes tem déficit de R$ 124 mi para pagar bolsas de formação docente até fim do ano

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) não tem orçamento para quitar, até o fim do ano, as bolsas de formação de professores. Os pagamentos de setembro já estão atrasados e dependem de aprovação de crédito suplementar no Congresso —o texto em trâmite, no entanto, não garante os recursos necessários até o final de 2021.

Folha de São Paulo

Opinião

Falta de base e atraso escolar: em busca do tempo perdido

Recentemente, a imprensa divulgou declarações do Presidente do Conselho dos Secretários de Educação a respeito da falta de orientação (do MEC) para estados e municípios. A revisão de conceitos básicos da psicologia da aprendizagem e da pedagogia deveria ser o suficiente para que professores, escolas e secretarias de educação soubessem o que fazer. Isso não é tema para um Ministério da Educação.

Veja