sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Notícias de Educação - 22/out/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Alunos que voltaram às aulas presenciais estão mais animados, otimistas e interessados, diz Datafolha

Além dos dados sobre motivação, pesquisa aponta que 56% dos pais sentem que os filhos estão evoluindo mais nas aulas presenciais, enquanto percentual é de 41% para os que continuam em aulas remotas.
Redes municipais e estaduais de ensino voltaram a receber os alunos 100% presencialmente após quase dois anos de mudanças causadas pela pandemia. O impacto do retorno à escola, mesmo no modelo híbrido, já pode ser observado, como mostra uma pesquisa do Datafolha.

g1

Expectativa e ansiedade marcam retorno obrigatório às aulas em SP

Estudantes da rede pública de São Paulo contam para o R7 sobre a experiência de retornar às atividades presenciais nas escolas após a determinação do governo do Estado anunciada na última quarta-feira (13) pelo secretário de educação Rossieli Soares durante coletiva de imprensa. Ansiedade e expectativa de rever os colegas deram o tom.

R7

Datafolha: apesar das perdas na pandemia, só 36% dos alunos recebem reforço

Pesquisa do Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira, mostra que apenas somente 36% dos responsáveis ouvidos afirmam que seus filhos, alunos de escolas públicas, recebem aulas de reforço mesmo com toda a perda de aprendizagem causada pelo fechamento das escolas na pandemia .

iG

Alunos negros e pobres são os mais afetados com escolas que ainda não reabriram

A reabertura das escolas em ritmo desigual no país tem deixado estudantes negros e pobres mais tempo fora das salas de aula, mostra uma nova pequisa do Datafolha. Em setembro, 65% dos alunos do país tiveram suas escolas reabertas, ainda que parcialmente. Entre os estudantes brancos, o índice chegou a 72%, mas ficou em 61% para os negros.

Folha de São Paulo

Secretária de Educação do DF diz que aulas voltarão a ser totalmente presenciais 'em poucos dias'

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, disse que as aulas presenciais voltarão a ser totalmente presenciais "em poucos dias". O anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais, nesta quinta-feira (21), mas a secretária não deu data de quando a mudança deve ocorrer.

g1

Tecnologia

Guia reúne orientações para levar conectividade às escolas e redes públicas de ensino

Diagnosticar, planejar, contratar e monitorar. Esses são os quatro passos que os gestores públicos devem seguir para levar conectividade às escolas e redes de ensino. As orientações estão disponíveis no “Guia de Conectividade na Educação – Passo a passo para a conectividade das escolas públicas brasileiras”, produzido pelo Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação (GICE), formado por mais de 20 órgãos governamentais, operadoras, provedores, empresas de tecnologia, associações e organizações do terceiro setor. A coordenação técnica do material é do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Porvir

Gestão

Ceará ocupa as 9 primeiras posições com cidades melhor avaliadas em ranking nacional de educação

O Ceará segue sendo referência na educação para o País. No mais recente resultado do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), o Estado ocupa as nove primeiras posições nacionais e representa 18 das 20 primeiras também do universo de 5.126 municípios avaliados.

Diário do Nordeste

Profissionais da Educação

SC: Trabalhadores da Educação rejeitam novo plano de carreira do Estado

Reunidos em assembleia em Florianópolis nessa quarta-feira, dia 20, trabalhadores da rede estadual de Educação rejeitaram a proposta do novo plano de carreira, apresentada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa nesta semana, e definiram encaminhamentos. A categoria pretende, por exemplo, pressionar os deputados para que não aprovem o projeto do Executivo.

Canal Içara

Inclusão

49% de alunos mais pobres estudam em celular dos pais; entre ricos, são 23%

Compartilhar o celular não foi o único desafio de alunos mais pobres: 55% deles também precisaram dividir o espaço de estudo com outra pessoa da família. Já com estudantes das classes A e B, essa situação aconteceu com 29%.

Uol

SC: Educação especial recebe investimento histórico de R$ 200 milhões em 2021

Projetos que há anos não saíam do papel estão ganhando vida com o programa SC Mais Inclusiva, o maior pacote de investimentos em educação especial da história de Santa Catarina. Só em 2021, o governo do Estado está destinando R$ 200 milhões para instituições em todas as regiões do Estado.

nd+

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que limita o número de alunos em sala de aula

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei  4731/12, do Senado, que fixa em 25 o máximo de alunos na pré-escola e nos dois primeiros anos do ensino fundamental e em 35 nos demais anos do ensino fundamental e no ensino médio. A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Faltam pesquisas para embasar as políticas educacionais no Brasil, afirmam especialistas

Uma das políticas de educação mais antigas do Brasil é a distribuição de livros didáticos pelo Estado, de suma importância para a estruturação do ensino básico, principalmente em pequenas cidades distantes dos grandes centros urbanos. No entanto, poucas pesquisas apontam o que funciona e o que precisa ser aprimorado nesses materiais.
Este é um, entre muitos exemplos, de como faltam pesquisas para embasar as políticas educacionais no Brasil, principalmente no ensino básico, na visão dos participantes da 5ª Conferência FAPESP 60 anos, realizada ontem (20/10).

Fapesp

Governo de Rondônia proíbe uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Consta no texto da lei que as instituições de ensino e professores que não obedecerem podem "sofrer sanções".
O Governo de Rondônia sancionou a lei n° 5.123, vinda da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas do estado. A medida foi publicada em diário oficial na terça-feira (19) e já está em vigor.

g1

Polêmico, projeto de educação domiciliar vai à votação na Alesc

A proposta que autoriza a controversa educação domiciliar em Santa Catarina está pronta para ser levada a plenário na Alesc. Deve entrar em pauta nos próximos dias e chega com grandes chances de passar, apesar de ter sido reprovada na Comissão de Educação do Legislativo.

NSC Total

Eventos

Comissão de Educação debate proposta que atualiza a lei que regulamenta o Fundeb

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (22) para debater o Projeto de Lei 3418/21, que trata da atualização da lei que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Câmara

Outras do dia

Estudantes ficam feridos ao ‘recriarem’ ‘Round 6’ em escola da França

Cinco crianças da terceira série do colégio George-Sand, em Crégy-lès-Meaux, França, foram levadas ao hospital depois de serem esmagadas e pisoteadas por alunos mais velhos que tentavam recriar parte de “Round 6” (“Squid Game”) em um corredor da instituição.

MSN