Coronavírus
Perda de aprendizagem ou atraso escolar devido à pandemia?
Não é possível ensinar equação do 2º grau no turno e querer “recuperar” o conhecimento sobre equação de 1º grau no contraturno
O que aconteceu de fato com os alunos brasileiros nessa pandemia? Eles perderam o que haviam aprendido? Ou estão atrasados em relação ao ponto em que deveriam estar? Primeiro, é difícil haver perdas, o que vemos é atraso escolar. Segundo, para recuperar as perdas são necessários diagnóstico preciso e intervenções adequadas no turno escolar, com foco nas disciplinas essenciais. É preciso recompor a base a partir de onde o aluno parou.
Volta às aulas presenciais ainda não é consenso, aponta debate
A retomada da aulas presenciais obrigatórias em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados não encontra consenso entre especialistas em educação. As divergências sobre o fim do ensino híbrido ou remoto em um momento em que centenas de pessoas morrem diariamente por covid-19 no país foram expostas nesta segunda-feira (25) em audiência pública da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia.
SenadoDentro da Escola
Crianças precisam aprender sobre ciência de dados na pré-escola, diz professora de Stanford
Para pesquisadora, a competência é importante para os alunos entenderem o mundo atual
Para Jo Boaler, psicóloga, doutora em educação matemática e professora da Universidade Stanford (na Califórnia), é fundamental que as crianças, desde a pré-escola, já comecem a desenvolver habilidades para manusear e lidar com dados, já que são eles que embasam praticamente qualquer tipo de decisão, desde o lançamento de um novo produto até a escolha de qual caminho o GPS vai sugerir.
Educação remota deve ser complementar à educação presencial, dizem especialistas
Especialistas em educação aconselharam cautela aos parlamentares na análise da oferta de educação híbrida – com ensino remoto e presencial. A recomendação é que o ensino remoto seja visto como complementar ao presencial, de forma a enriquecer o aprendizado dos estudantes do ensino básico. Os especialistas ressaltaram que não se pode confundir híbrido com remoto. Para eles, discute-se o assunto no Brasil como se híbrido fosse um novo nome pra remoto.
CâmaraDicas
MEC lança formação de professores para o Novo Ensino Médio
O MEC (Ministério da Educacão) lançou, nesta 3ª feira (26.out.2021), uma formação específica para professores do ensino médio de escolas públicas e privadas. O objetivo da pasta é preparar os profissionais para a implantação do NEM (Novo Ensino Médio), que entrará em vigor em todo o país a partir de 2022.
MSNProjetos
Universitários podem se inscrever para ajudar alunos da Prefeitura do Rio
Universitários de todo o Brasil podem ajudar alunos da rede municipal de ensino no Rio. O Programa Tá On cadastra jovens interessados em auxiliar estudantes do ensino fundamental em tutorias de português e matemática.
g1Professora de Parintins (AM) cria projeto multimídia para abordar bullying na escola
De maneira interdisciplinar, por meio de cartazes, vídeos e fotografias, alunos do 5º ano são sensibilizados sobre o cuidar e o respeitar o próximo
Dialogar com as crianças e proporcionar uma reflexão sobre a diversidade no ambiente escolar tem sido uma questão pertinente e de grande valor em nossa sociedade. A escola desempenha um papel fundamental ao contribuir na construção de cidadãos que respeitem as diferenças entre as pessoas e que construam um bom convívio com todos.
Profissionais da Educação
Profissionais da educação fazem protesto para reivindicar melhores condições de trabalho nas escolas especiais em MT
Um grupo de profissionais da educação realizaram um protesto em frente ao prédio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Cuiabá, nesta segunda-feira (25), para reivindicar melhores condições de trabalho nas escolas que atendem crianças e adolescentes especiais.
g1Leis e políticas
Educação: 10 tendências que estão mudando o ensino em todo o mundo
Qual é o papel que a internet deve ter na educação? Quais valores as escolas devem ensinar? E como tornar o que é ensinado útil e relevante para um mercado de trabalho em mutação?
Andreas Schleicher, diretor de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e coordenador do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), explica quais são as grandes questões sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que se colocam para escolas de todo o mundo.
Projeto de Lei propõe a criação de Política Nacional de Educação Digital
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) discute nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei 4513/20, que institui a Política Nacional de Educação Digital. O projeto tramita em regime de urgência e está pronto para ser votado no Plenário da Câmara.
Dourados NewsProposta prevê educação híbrida no ensino médio, com uso de tecnologia
O Projeto de Lei 2497/21 prevê que as escolas poderão adotar no ensino médio a educação híbrida, caracterizada por momentos presenciais e remotos com integração de tecnologias. Em períodos de emergência, essa modalidade híbrida poderá ser adotada na educação infantil e no ensino fundamental. A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que atualmente já prevê a educação a distância ou a educação presencial mediada por tecnologias.
TNH1Minas Gerais não consegue cumprir metas do Plano Estadual de Educação
Minas Gerais não vem cumprindo as metas previstas para melhorar a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas. O alerta foi feito pelos participantes do Debate Público Plano Estadual de Educação 2019-2021: avaliação do cumprimento das metas e o atual cenário da educação em Minas Gerais, realizado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta sexta-feira (22/10/21).
Voz AtivaEstatística, pesquisas e estudos
Pesquisa mostra preocupação de estudantes com mercado de trabalho
Pesquisa inédita do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgada nesta terça-feira (26) aponta que a grande maioria dos estudantes do ensino médio (91%) têm interesse em cursar ensino superior e (84%) têm interesse na educação profissional. O levantamento ouviu mil alunos de escolas da rede pública de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e da rede Sesi, que já estão inseridos no currículo do novo ensino médio. Também foram ouvidos mil estudantes do currículo tradicional.
EBCEducação: 91% da rede pública quer fazer faculdade, diz estudo da CNI
EBCEnsino Superior
Unicamp reverte tendência de déficit no orçamento e estima fechar 2021 com superávit
O congelamento de gastos e a suspensão das atividades presenciais nos campi, situações impostas pela pandemia de Covid-19, possibilitaram que a Unicamp revertesse a tendência de fechar o ano com déficit orçamentário para estimar um robusto superávit em 2021 - na casa de R$ 300 milhões.
g1Governo estadual prevê crédito suplementar de R$ 229 milhões à Unicamp em 2021 e orçamento de R$ 3,7 bilhões para 2022
g1Unicamp prevê adaptar salas e ampliar moradia estudantil com crédito de R$ 229 milhões
g1'Empresas-filhas' da Unicamp faturam o dobro e geram 5,6 mil empregos em um ano, diz agência
g1Política partidária
Livros ensinam sobre comunismo e valores da esquerda para crianças
O que você acharia de ler para seu filho ou filha um livro infantil sobre “um libertador destes tempos que seguiu a estrela no céu e na sua testa até conquistar um mundo mais justo para muitas e muitos mais”? Embora possa parecer uma referência a um protagonista de um conto de fadas comum ou de uma fábula, essa descrição foi feita para Che Guevara, o heróis das esquerdas, que ajudou a implantar a ditadura cubana e foi responsável por centenas de mortes. E ele é apenas um dos muitos personagens de esquerda que protagonizam livros voltados para crianças.
Gazeta do PovoOutras do dia
Escola nos EUA tem 23 alunos presos por causa de brigas em 3 dias e pais resolvem agir dando 'plantão' para acalmar alunos
Uma escola de ensino médio do estado americano da Louisiana estava com um problema tão grave de violência entre alunos que, recentemente, 23 alunos foram presos em apenas três dias por causa de brigas.
A situação chegou no limite para cerca de 40 pais da Southwood High School, que resolveram então criar um grupo para mudar o estado das coisas.