sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Notícias de Educação - 29/out/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Aulas presenciais na Ufes voltam na próxima quarta-feira

Ainda assim, não será um retorno integral, já que as disciplinas laboratoriais serão realizadas no formato híbrido - quando uma parte das aulas é remota e a outra parte é presencial. Todas as atividades teóricas seguirão no modelo remoto.

g1

Evasão escolar: pós-pandemia e os desafios de voltar às aulas

(...) A percepção dela é a mesma de pais e responsáveis de 40% dos estudantes da educação básica, segundo um estudo publicado em maio pelo Datafolha, Fundação Lemann, Itaú Social e BID: a de que os filhos não estão evoluindo na aprendizagem, não estão motivados e já admitiram interesse em abandonar os estudos. Ainda não há dados oficiais no Brasil sobre taxas de abandono e evasão escolar neste segundo ano de pandemia, mas o fantasma que aos poucos estava sendo vencido voltou a rondar a educação do país.

Lunetas

Dentro da Escola

Quarta revolução industrial pede formação multidisciplinar

Para especialistas, além de acesso à tecnologia, é preciso saber interpretar os dados
O diálogo entre tecnologia e demais áreas do conhecimento foi apontado por especialistas como uma competência importante para os profissionais da chamada indústria 4.0, ou quarta revolução industrial. O conceito envolve a aplicação de tecnologia de dados e de automação para aumentar a eficiência e a produtividade nas empresas.

Folha de São Paulo

Como o ensino híbrido pode apoiar o protagonismo dos estudantes?

A tecnologia contribui com a construção de jornadas personalizadas, mas deve levar em consideração a realidade de cada aluno – e de seus professores
“Para que haja uma jornada personalizada, é preciso que estudantes e professores estejam aptos a utilizar, de forma pedagógica, as tecnologias digitais”, explica o professor Alberto Cunha, do CLIC (Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte). E esse caminho se cruza com o ensino híbrido. De acordo com Clayton Christensen (1952-2020), criador do conceito de inovação disruptiva, os diferenciais desse modelo educacional são justamente a personalização e o uso integrado de recursos digitais.

Porvir

Dicas

Brincar de ciência: 5 atividades científicas para as crianças

Qual é a primeira coisa que se pensa quando o assunto é ciência? Jalecos, tubos de ensaio e microscópios? Talvez esses elementos não façam parte de um imaginário popular onde crianças são a maioria, mas é plenamente possível apresentar aos pequenos esse vasto universo de maneira divertida, despertando ainda mais curiosidade e admiração.

Lunetas

Profissionais da Educação

Professores das escolas municipais do Recife vão receber bônus por bom desempenho das escolas

Assim como acontece na rede estadual, docentes da rede municipal do Recife terão direito a um bônus que será pago em novembro. Mas este ano o prêmio beneficiará apenas os professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

JC

Inclusão

Um de cada cinco professores negros diz já ter sofrido racismo na escola

Nem a escola está imune ao racismo em uma sociedade racista. Uma pesquisa do Datafolha sobre preconceito no ambiente educacional encomendada pela Associação Mulheres Pela Paz mostrou que ao menos um em cada cinco professores negros da rede pública paulista diz já ter sofrido discriminação racial.

Folha de São Paulo

Três em cada quatro docentes já presenciaram discriminação no ensino fundamental, diz pesquisa

Yahoo

Novo normal: ricos na viagem de formatura; pobres sem escola e fora do vestibular

O novo normal da educação brasileira está bem claro. Nas escolas dos ricos, com exceção da máscara e do álcool em gel, a rotina é próxima da pré-pandemia e, além das aulas com 100% dos alunos, foram retomados campeonatos esportivos, feiras de ciências, eventos culturais, festas e até viagens de formatura. Já os pobres mal retornaram às escolas, uma parte completará dois anos sem aula nenhuma, nem online, e, para os formandos, não haverá comemoração e, pior, nem vestibular.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que exige cartão de vacinação no ato da matrícula, mas não impede aluno de assistir aula

(...) O texto aprovado, no entanto, assegura que o aluno frequente às aulas mesmo que pais ou responsáveis não apresentem o documento no ato da matrícula. Nesse caso, o estabelecimento de ensino fica obrigado a comunicar o fato ao Conselho Tutelar, para que tome as providências necessárias. Hoje algumas leis estaduais já fazem essa exigência.

Câmara

Lei que libera educação domiciliar em SC tende a parar na Justiça

Entre outras questões, embora o STF tenha decidido por maioria que o homeschooling não é inconstitucional no Brasil, a prática depende ainda de regulamentação federal, com alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD).
Na prática, significa que a educação domiciliar poderá ser regulamentada no Brasil – mas isso tem que ser feito no âmbito federal, e não por estados ou municípios. Foi com esse entendimento que o governo do Rio Grande do Sul vetou uma lei semelhante à que foi aprovada pela Alesc.

NSC

'Homeschooling': entenda o projeto de lei aprovado pelos deputados de SC que prevê o ensino em casa

g1

Avaliação

Modelo virtual se consolida como alternativa às avaliações da Educação Superior

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, apresentou os resultados e as perspectivas do processo de avaliação dos cursos de graduação durante debate sobre os impactos da pandemia na educação brasileira. No último encontro da temporada do Ciclo de Debates, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado nesta quinta-feira, 28 de outubro, Danilo Dupas revelou os dados mais recentes da avaliação externa virtual in loco.

Inep

Ensino Superior

Unicamp amplia em 1 hora tempo de prova da primeira fase do vestibular 2022

A Unicamp decidiu ampliar em uma hora o tempo de prova da primeira fase do vestibular 2022, que ocorre no dia 7 de novembro. Com isso, os 63.298 candidatos inscritos terão cinco horas para realizar o exame, que começa às 13h. A quantidade de questões foi mantida em 72, todas de múltipla escolha.

g1

Governo sabia desde agosto que verba era insuficiente para pagar 60 mil bolsistas da Capes

O governo federal sabia, desde agosto, que não haveria dinheiro suficiente para pagar as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltadas para a formação de professores. Neste mês, os 60 mil auxílios de dois programas estão atrasados e não há previsão de quando serão retomados. Estudantes que recebiam as bolsas relatam dificuldades para pagar as contas básicas e buscam trabalho fora para conseguir se manter.

Terra

Opinião

Educação em sexualidade: é possível promovê-la e urgente defendê-la

No momento em que levantamos a discussão sobre a importância da Educação em Sexualidade no ambiente escolar, por exemplo, estamos propondo a elaboração de estratégias educacionais que não só informem para crianças e adolescentes sobre seus direitos ao desenvolvimento sexual saudável como também promovendo espaços de reflexão sobre convivência, coexistência e autoconhecimento para tomadas de decisões saudáveis.

Uol

Eventos

Comissão de Educação realiza seminário sobre alfabetização no Brasil

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove um seminário virtual sobre alfabetização na próxima quarta-feira (3).
O deputado Diego Garcia (Pode-PR), que propôs a realização do evento, afirma que há mais de 11 milhões de analfabetos estritos (que não sabem ler nem escrever) com mais de 15 anos no Brasil. O problema, ressalta o parlamentar, é ainda mais complexo quando o critério é a alfabetização funcional, isto é, a capacidade de ler e interpretar o que diz o texto.

Câmara

Subcomissão faz segunda audiência sobre impacto da pandemia na educação básica

A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia promoverá, na quarta-feira (3), às 10h, a segunda audiência pública para avaliar os impactos da pandemia de covid-19 na educação básica. A primeira ocorreu na segunda-feira (25).

Senado

Negócios

Vivo e Ânima Educação criam joint-venture na área de educação

Empresa oferecerá cursos livres online com foco em áreas como Tecnologia, Gestão, Negócios e Turismo
Dois grandes ecossistemas brasileiros, a empresa de telecomunicações Vivo e a Ânima Educação, anunciaram a assinatura de um memorando de entendimento não-vinculante para a formação de uma joint-venture para a criação de uma plataforma digital na área de educação, com o propósito de impulsionar a empregabilidade.

Merccado & Consumo

XP amplia braço de educação e contrata ex-executivo da Cogna para liderar área

A XP está ampliando seu braço de educação, criado em maio do ano passado. A expansão pode vir de aquisições e crescimento orgânico com a abertura de novos cursos ligados às áreas de finanças, empreendedorismo, negócios, entre outros.

Valor Investe

Outras do dia

Escolas de Nova York proíbem fantasias de 'Round 6' para o Halloween

Um distrito escolar do estado de Nova York, nos Estados Unidos, proibiu os alunos de se fantasiarem com o tema da série "Round 6" durante o Halloween, por temor de que possa enaltecer a violência.

g1