sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 05/nov/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Por que a taxa de internações por doenças respiratórias em crianças voltou a subir no Brasil

Enquanto o Sars-CoV-2, o coronavírus responsável pela pandemia atual, segue como uma grande preocupação em todo o mundo, os últimos registros sobre a situação sanitária brasileira revelam um segundo fenômeno: o aumento de infecções respiratórias entre crianças de 0 a 9 anos causadas por outros tipos de vírus.
De acordo com especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, essa elevação está relacionada às recentes flexibilizações nas medidas de contenção da pandemia e ao retorno às aulas em todo o país. Eles também apontam que há maneiras de minimizar o risco de novos casos dessas doenças com a adoção de medidas simples, como melhorar a circulação de ar em ambientes fechados e não mandar à escola crianças que apresentam os sinais característicos dessas enfermidades.

BBC

SE: Educação Estadual autoriza retomada de 100% das aulas presenciais

A partir do dia 8 de novembro, as escolas públicas estaduais já podem retomar as aulas 100% presenciais nos diferentes níveis, etapas, anos/séries e modalidades, observando o protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades locais, pela Seduc e instituições escolares. No entanto, aos estudantes que estiverem, comprovadamente, inseridos no grupo de risco ou amparados pela legislação vigente, deve ser oferecido atendimento remoto integral, assegurando o direito às atividades, sem prejuízo nas avaliações de aprendizagem.

InfoNet

UnB retomará atividades presenciais no próximo semestre

Em reunião com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Enrique Huelva, deliberou, junto aos outros participantes do departamento, a Minuta de Resolução para 2021.2, que terá início em 17 de janeiro. Foi aprovada, na tarde desta quinta-feira (4/11), com 40 votos e 3 abstenções, a retomada de atividades pela chamada Etapa 2, na qual algumas ações, consideradas não essenciais, podem ser iniciadas nas Unidades Acadêmicas. Entre elas, algumas aulas presenciais, preferencialmente, práticas.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Escolas investem em vivência bilíngue para alunos ficarem fluentes no inglês

Não basta ter aulas de língua inglesa, é preciso falar inglês dentro da escola para treinar os conhecimentos do idioma. Cada vez mais, os colégios estão se reinventando para que os estudantes fiquem fluentes no idioma. O pH e o Mopi, com unidades na Tijuca, estão em sintonia com esta tendência.

O Globo

A leitura digital como uma fonte de oportunidades na educação

Não é segredo que a leitura é um hábito a ser cultivado, e uma parte importante tanto do desenvolvimento educacional quanto pessoal de uma criança. Conforme os tempos mudam, é preciso que responsáveis e educadores se adaptem a eles, tirando o melhor da situação; se um dia a preocupação já foi sobre telas e eletrônicos substituindo livros, hoje – com cada vez mais possibilidades fornecidas pela tecnologia – a pergunta se torna: como utilizar essas novidades como aliadas na educação? A leitura digital, em específico, se mostra crescente no cenário das escolas.

Escolas Exponenciais

Dicas

Plataforma digital oferece reforço escolar gratuito para crianças

O projeto social Minha Escolinha Online é uma plataforma gratuita de ensino e reforço escolar voltada para a educação infantil de crianças de 2 a 8 anos de idade. A iniciativa é do empreendedor Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo. A plataforma já possui mais de 25 mil crianças matriculadas no Brasil e no exterior. O acesso à ferramenta e a matrícula podem ser feitos na página do projeto na internet.

R7

Gestão

Para aprovar PEC dos Precatórios, Lira negocia perdão a governadores que não gastaram mínimo com educação

Em meio a dificuldades para construir um acordo para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), colocou na mesa de negociação a possibilidade de perdão aos estados que não gastaram o mínimo constitucional com e educação.

O Globo

Presidente da bancada da educação nega acordo com governo por PEC

Metrópoles

Escolas públicas estão superlotadas no DF

De acordo com o decreto do Governo do Distrito Federal (GDF), a volta às aulas 100% presenciais aconteceu na quarta-feira (3/11), para todos os estudantes da rede pública de ensino. Porém, a Secretaria de Educação (SEEDF) revelou que durante a pandemia, houve matrículas em excesso em algumas escolas.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Ministro do TCU defende que governo fure teto por educação e saúde

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes disse ao UOL que, durante a pandemia de coronavírus, o país deveria furar o teto de gastos se o dinheiro for destinado para educação, saúde e saneamento básico. Nesta semana, a Câmara aprovou, em primeiro turno, uma PEC que permite mudar as regras do limite de despesas do Estado a fim de abrir espaço para o programa social substituto do Bolsa Família.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

76% dos brasileiros querem aula sobre diversidade na pré-escola, diz pesquisa

Outros países optaram por abordar o assunto somente a partir do ensino fundamental. São eles: China (47%), Índia (43%), Reino Unido (48%) e Estados Unidos (34%)
Uma pesquisa da empresa de aprendizagem Pearson apontou que 76% dos brasileiros acreditam que as crianças devem aprender sobre diversidade, equidade e inclusão já na pré-escola. O Brasil é o único entre os cinco países que participaram do estudo que indicou essa preocupação logo cedo.

CNN

Avaliação

Servidores do Inep denunciam 'falta de comando técnico' no planejamento do Enem e 'clima de insegurança'

Prova está marcada para 21 de novembro; funcionários dizem que Equipe de Tratamento para Incidentes, responsável por gerir imprevistos no dia da prova, não foi chamada
Servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), denunciam o risco de prejuízos durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para o dia 21 de novembro. O motivo, segundo eles, é a "falta de comando técnico" da presidência do Inep.

g1

Opinião

O que queremos dos nossos professores?

Em comparação a outros países, há diferenças significativas na contratação de docentes e em suas atribuições
Nossos professores acreditam em seu papel transformador na vida de seus estudantes e da sociedade, têm orgulho de sua profissão e são realizados profissionalmente. Mais de dois terços deles, no entanto, sentem que sua profissão não é respeitada no Brasil e que as políticas públicas voltadas a eles não os valorizam.
Para além da percepção dos professores sobre necessidades de apoio e valorização, é preciso olhar para fatores estruturais.

Folha de São Paulo