terça-feira, 16 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 16/nov/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Conselho de Educação orienta que aulas presenciais sejam obrigatórias em Minas

O Conselho Estadual de Educação emitiu nesta quinta (11), um documento que permite que as escolas privadas e municipais tornem as aulas presenciais obrigatórias. Desde o dia 03 de novembro, apenas alunos da rede estadual seguem este modelo.

Hoje em Dia

Com novas flexibilizações em Pernambuco, confira o que muda nas escolas a partir desta terça

As escolas do ensino básico em Pernambuco terão menos restrições de funcionamento a partir desta terça-feira (16). A educação é uma das primeiras áreas com regras mais brandas de convivência com a covid-19 no Estado. O anúncio foi feito na última quinta-feira (11) pelo secretário estadual de educação, Marcelo Barros, durante uma coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco. Na ocasião, o chefe da pasta comunicou que não haverá mais distanciamento de um metro entre os alunos, nem aferição de temperatura na entrada das unidades de ensino.

JC

Aulas retornam, nesta terça-feira (16), com 100% dos alunos na Educação Infantil, em Belém

Nesta terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) retorna com 100% do ensino presencial das turmas de Educação Infantil, parciais e integrais, em Belém. O retorno cumpre o calendário previsto pela Semec no Plano de Atividades Presenciais para o Ano Letivo 2021, considerando o recuo da pandemia de covid-19.

O Liberal

UnB vai exigir passaporte da vacina contra Covid no retorno das aulas presenciais

O Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, nesta quinta-feira (11), a resolução que orienta sobre o retorno às atividades presenciais. Entre as ações, está a obrigatoriedade da apresentação do "passaporte da vacina" contra a Covid-19 para que alunos e funcionários acessem os espaços da universidade.

g1

Volta às aulas presenciais na UFSC tem data definida para 2022

A volta às aulas presenciais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi definida em reunião extraordinária do Conselho Universitário, nesta sexta-feira (12). O retorno para todas as disciplinas dos cursos ocorre a partir do início do ano letivo da graduação, em 18 de abril, conforme calendário.

g1

Dentro da Escola

Recuperar ou acelerar a aprendizagem? O caminho está na aprendizagem ativa

Dizer que 2020 e parte de 2021 foram anos letivos “perdidos” e vazios em termos de aprendizagem significa desconsiderar todos os feitos e esforços de equipes pedagógicas, professores e das próprias crianças e jovens para continuar os estudos durante a pandemia. Entretanto, é impossível não considerar que o período trouxe incertezas e múltiplos desafios que devem ser pensados nesse momento de retorno total às aulas presenciais.

Porvir

As surpreendentes vantagens a estudantes de assistir a aulas em pé

Recentes pesquisas questionam seriamente a utilidade de ficar sentado e quieto durante as longas horas de ensino. Evidências científicas sugerem que ter aulas em pé pode ter benefícios, alguns deles imprevistos.
Uma das propostas mais interessantes é o uso de mesas elevadas. São mesas que permitem que os alunos fiquem em pé ou sentados de acordo com as necessidades. Elas combinam com a possibilidade de locomoção pela sala de aula para interação com outros colegas, apostando firmemente no dinamismo e na colaboração.

BBC

Alunos repetentes tendem a sofrer mais bullying, aponta pesquisa

Repetir uma série na escola não é uma das melhores experiências na vida de uma criança ou adolescente. Receber o rótulo de “repetente”, ter ao seu redor uma turma de pessoas menores que você e, pior de tudo, rever todos os conteúdos que você já viu no ano anterior é bem desagradável.
Porém, além da sensação de ter parado no tempo, um novo estudo demonstrou que repetir pode ter efeitos ainda piores no crescimento de uma pessoa. Alunos repetentes tendem a sofrer mais bullying de seus colegas em diversos países ao redor do mundo.

Olhar Digital

Qual o papel da educação socioemocional nos anos iniciais do ensino fundamental?

Participação de família e amigos contribui no desenvolvimento de habilidades socioemocionais de crianças nessa etapa do ensino
Aprender a falar sobre os sentimentos desde cedo, dar nome àquilo que se sente, é uma habilidade importante e que deve ser incentivada nos dias de hoje. Considerando as competências para o século 21, aspectos socioemocionais estão cada vez mais na pauta de discussões. E na escola não deve ser diferente.

Porvir

Escolas buscam equilíbrio entre ensinar alunos para a vida e para o vestibular

Gabaritar o vestibular ou desenvolver habilidades socioemocionais? Para as escolas, a formação dos estudantes do ensino médio pode ser comparada à experiência de um motorista de aplicativo que deve levar o passageiro a dois destinos diferentes, só que ao mesmo tempo. A implementação do novo ensino médio a partir de 2022 cria um impasse: como desenvolver um aprendizado mais aberto, alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), juntamente com uma abordagem obrigatória que insira os estudantes nas salas de aula das principais universidades do País?

Terra

Contra vício digital, neurocientista propõe vetar telas a crianças de até 6 anos

Jovens entre 13 e 18 anos usam aparelhos digitais para fins recreativos por aproximadamente sete horas e meia por dia. Para uso escolar, no entanto, o tempo médio se resume a uma hora.
Dados como esses chamam a atenção de Michel Desmurget, neurocientista e diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da França, e estão presentes no seu novo livro, "A Fábrica dos Cretinos Digitais: Os Perigos das Telas para as nossas Crianças" (Editora Autêntica).

Folha de São Paulo

Brincar ao ar livre nunca foi tão urgente, dizem especialistas

Voltar a conviver no coletivo, de preferência junto à natureza, é essencial para as crianças neste momento pós-pandemia.
“Brincar é a primeira festa que a vida nos oferece. Depois vem o sonho.” A importância da brincadeira não está registrada só na literatura, como na definição do escritor moçambicano Mia Couto. Brincar é um direito previsto em lei pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): o artigo 16 ressalta a necessidade de “brincar, praticar esportes e divertir-se”. E mais: é também uma recomendação médica. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que meninos e meninas devem ter acesso diário, no mínimo por uma hora, a oportunidades de brincar, aprender e conviver com a natureza, “para que possam se desenvolver com plena saúde física, mental, emocional e social”.

Porvir

Dicas

Edtech oferece formação online para o Novo Ensino Médio

Estão abertas as inscrições para o programa de formação sobre o Novo Ensino Médio oferecido pela Árvore, edtech com soluções de leitura digital para escolas públicas e privadas. O programa é gratuito e as aulas são online, para educadores e gestores de escolas públicas ou particulares. Os conteúdos estarão disponíveis a partir de 16/11 e as inscrições devem ser realizadas no link https://www.arvore.com.br/novoem.Correio Braziliense

Correio Braziliense

MEC lança dois programas que integram conhecimentos atualizados e validados empiricamente para a alfabetização

Na data em que se comemora o Dia Nacional da Alfabetização, o Ministério da Educação (MEC) lança, por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (Ciil) e do Instituto Politécnico do Porto, dois programas práticos de intervenção para os estudantes do último ano da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental. Os programas apresentam conhecimentos atualizados e validados empiricamente, com sólida eficácia no ensino da leitura, e disponibilizam, ao todo, 38 atividades.

MEC

Gestão

Crise no Inep vai muito além do Enem e pode afetar até distribuição de merenda

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enfrenta sua pior crise desde o roubo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009. Esta semana, 37 servidores pediram para deixar seus cargos às vésperas da maior prova do País e com denúncias de assédio moral e ingerência do presidente do órgão. Os efeitos da crise no Inep, porém, se estendem muito além do Enem. Para distribuir merenda, livros didáticos, pagar salário de professores ou saber a qualidade da educação em cada cidade, o Brasil precisa dos dados tabulados no instituto.

Terra

Crise no Inep: falta de assessoria médica e prazo curto põem Revalida em risco

Terra

Enem 2021: servidores do Inep denunciam pressão ideológica no processo de formulação da prova

g1

Servidores do Inep detalham censura em questões da história recente no Enem

Uol

Senado fará audiência com coordenadores do Inep para discutir demissão coletiva

iG

Enem 2021 terá medidas de segurança contra covid-19

GazetaWeb

Bolsonaro diz que questões do Enem 'começam agora a ter a cara do governo'

Durante a semana, servidores do Inep denunciaram pressão ideológica no processo de formulação da prova. Presidente falou com a imprensa na Expo 2020, em Dubai.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (15) em Dubai que agora as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) "começam a ter a cara do governo"

g1

Em Dubai, Bolsonaro admite interferência política no Enem

Veja

Após fala de Bolsonaro, Comissão da Câmara quer convocar ministro da Educação por interferência política no Inep

O Globo

Colapso na educação

O ensino continua sendo um dos setores prioritários para a investida ideológica do governo Bolsonaro. Agora, servidores denunciam assédio no Inep às vésperas do Enem e renunciam em massa. Objetivo por trás do desmanche seria terceirizar o exame do ciclo médio
Profissionais da educação se dizem impressionados com as intervenções do governo federal no Inep. “Muitas coisas erradas acontecem no Inep. As intromissões e nomeações políticas para os cargos no Conselho Consultivo ocorrem de forma crescente”, diz Claudia Costin, diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV.

IstoÉ

Saúde e educação estão com percentuais menores em orçamento do RN para 2022

Áreas em que há obrigatoriedade constitucional de aplicação mínima de recursos pelo Governo do Estado, os serviços de saúde, educação e segurança terão percentuais de investimentos reduzidos em 2022, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) a ser votado até dezembro na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. De modo geral, o secretário estadual do Planejamento e das Finanças, economista José Aldemir Freire, argumenta que “embora o percentual esteja menor, em valores absolutos o volume de recursos é maior”.

Tribuna do Norte

BH: Pitágoras fecha as portas

Colégio de mais de 55 anos credita encerramento das atividades a partir de 2022 ao contexto nacional
A história de Belo Horizonte passa, necessariamente, pela vida escolar, salas de aula e lições dos professores e pelo conhecimento dos estudantes. Por isso, é uma grande perda para a cidade quando um estabelecimento de ensino encerra as atividades. Ontem, foi anunciado o fechamento do Colégio Pitágoras, um dos mais tradicionais de BH, com previsão de término a partir de 2022. Neste período de pandemia, BH perdeu outras importantes instituições de ensino. Grupo de pais anuncia que vai à Justiça.

Estado de Minas

Inclusão

Ensino público do DF luta contra o abandono escolar na pandemia

A crise sanitária do novo coronavírus dificultou o acesso ao ensino dos estudantes do Distrito Federal. Alguns alunos não tiveram como continuar os estudos devido a problemas como falta de acesso à tecnologia e internet ou pela necessidade de se tornarem provedores da renda familiar de suas casas. Com isso, o abandono escolar se fez presente nas unidades de ensino, e professores se mobilizaram na tentativa de resgatar os alunos de volta para as escolas. Além dos danos imediatos de perda educacional, especialistas avaliam que a falta de formação pode resultar em aumento do desemprego nos próximos anos.

Correio Braziliense

Tocantins tem primeiro polo universitário voltado para educação de idosos indígenas do país

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta com o primeiro polo voltado para a educação de idosos indígenas em todo o país. O projeto, que é parte da Universidade da Maturidade (UMA), está sendo realizado em Tocantínia, região que concentra aldeias da etnia Xerente. Todo o conteúdo foi traduzido para a língua dos indígenas, para que todos pudessem participar.

g1

Leis e políticas

Educação domiciliar divide opiniões até entre deputados que lideram Frente Parlamentar

A rejeição ao projeto começa dentro da Frente Parlamentar, presidida pelo também deputado federal Israel Batista (PV-DF). "Nós temos 7.500 famílias que pleiteiam o homeschooling e 39 milhões de estudantes da escola pública, 18 milhões dos quais estão dentro do Cadastro Único de atendimento por programas sociais. Seis milhões não tiveram acesso às aulas durante a pandemia, 5,1 milhões de crianças estão fora da escola. Voltamos aos índices de 2001 em termos de evasão escolar", afirmou ele, em junho, durante entrevista à Rádio Câmara. "Não podemos permitir que pais mal-intencionados se aproveitem dessa legislação pra fazer o que tem acontecido nos Estados Unidos, onde um grande percentual das crianças abusadas vêm desse tipo de educação por conta do isolamento que elas sofrem. Nós temos que ter mecanismos de incentivo pra que os pais participem da vida escolar e mantenham seus filhos na escola".

Eu, Rio!

A universidade reage ao negacionismo

Reagindo às sucessivas medidas tomadas pelo governo Bolsonaro nos campos do ensino, da ciência e da pesquisa, com o objetivo de desmontar o conjunto de políticas públicas que o País construiu nessas áreas ao longo das últimas décadas, os pró-reitores de Pesquisa das três universidades públicas paulistas lançaram um documento propondo à sociedade que comece a discutir o quanto antes um projeto de ciência para o Brasil.

MSN

Estatística, pesquisas e estudos

A queda de criatividade em adolescentes do mundo que chama a atenção da OCDE

(...) Para mensurar essas habilidades globalmente pela primeira vez, a OCDE realizou uma pesquisa em dez cidades: Bogotá e Manizales (Colômbia), Daegu (Coreia do Sul), Helsinque (Finlândia), Houston (EUA), Istambul (Turquia), Moscou (Rússia), Ottawa (Canadá), Sintra (Portugal) e Suzhou (China).
E o que chamou a atenção dos pesquisadores é que, de modo geral, jovens de 15 anos pareciam ter (segundo sua própria visão e a dos adultos) quase todas as habilidades socioemocionais muito menos desenvolvidas, em comparação com as crianças de dez anos. Ou seja, aparentemente há uma queda significativa nessas habilidades à medida que as crianças crescem e entram na adolescência.

BBC

Avaliação

Após documento apontar risco ao Revalida, Inep diz que prova não vai atrasar

Após o Estadão revelar o documento interno que apontava falta de médicos capacitados para definir todas as tarefas da prova prática, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse no fim da noite de sábado, 13, que a segunda etapa do Revalida não vai atrasar. A realização da fase final está prevista para 18 e 19 de dezembro. Um ofício interno obtido pela reportagem apontava prazos "impostos pela Presidência do Inep", apesar de alertas da equipe técnica sobre os riscos à qualidade do exame.

Terra

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Educação executiva forma profissionais para cargos de liderança

Desenvolvimento de carreira com foco em vagas de direção e C-level são aposta de startups e escolas; para especialista, repertório deve incluir literatura e psicanálise
Especializada no recrutamento para posições de liderança, a Talenses quis mapear o que os profissionais que ocupam esses cargos têm em comum. Lançada em junho, a pesquisa "O repertório da liderança" contou com a participação de 530 líderes de empresas, de gerentes a CEOs, para entender que repertório eles seguiram na carreira, entre experiências, hábitos e capacitações. A ideia era encontrar possíveis tendências de comportamento e formação.

Terra

Ensino Superior

Instituições de ensino superior usam novos formatos de provas em seus vestibulares

Entrevista virtual e teste oral são algumas das avaliações usadas para aprovar candidatos em cursos de graduação
De um lado, um novo ensino médio que promete trocar o conteudismo pelo desenvolvimento de habilidades e competências. Do outro, faculdades e universidades alinhadas à sociedade digital. Entre os dois universos, processos seletivos estagnados. Mudar esse cenário depende de as instituições de ensino superior ressignificarem sua principal porta de entrada, o que já começa a ocorrer.

Terra

Avaliação seriada pode acompanhar aprendizado do aluno para garantir vaga na universidade

Especialistas defendem que essa solução verifica processo de educação. UnB já tem prova no fim de cada ano do médio
Atualmente, os processos seletivos são semelhantes a uma fotografia: captam o momento da vida do estudante. Nos debates sobre como melhorar os exames, uma das propostas dos especialistas é fazê-los mais semelhantes a filmes. Isso significa tornar os vestibulares um registro do processo de aprendizado dos alunos, o que traz foco às provas seriadas.

Terra

Universidades do exterior analisam atividades extras e perfil para aceitar novos alunos

Ano a ano tem crescido o número de estudantes do ensino médio interessados em fazer uma graduação no exterior. Para esses, uma rota de ensino que equilibre conteúdo e formação para a vida é fundamental para ter alguma chance de fazer as malas.

Terra

Eventos

Deputados jovens de SC querem psicólogo e educação sexual nas escolas

Os parlamentares da 28ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense sugeriram, durante a sessão da tarde de quinta-feira, 11, da Assembleia Legislativa, a contratação de psicólogos para as escolas públicas e aprovaram a inclusão da educação sexual no currículo escolar.

J+