quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 24/nov/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Não tivemos uma educação a distância e sim, um improviso on-line

A empresária em educação e doutora em Tecnologia Educacional Viviane Goi avalia a qualidade da educação remota que foi implantada pelas instituições de ensino durante a pandemia. Segundo Goi, poucas instituições estavam preparadas para colocar alunos e professores em ambientes on-line de educação. Vamos aprender com a lição e valorizar a qualificação de profissionais e alunos para um ensino com tecnologia de forma eficiente, diz Goi.

CBN

Gestão

Toda a educação brasileira, do ensino infantil ao nível superior, deveria ser pública, diz presidente da Yduqs

Nenhum país consegue se desenvolver tendo apenas 20% da população na faixa dos 30 anos com ensino superior. Esse é o caso do Brasil, observa Eduardo Parente, presidente da Yduqs, segundo maior grupo de ensino superior privado do país. Parente defende que, num mundo ideal, toda a educação brasileira — desde o ensino infantil até o superior — deveria ser pública.

Valor

Profissionais da Educação

RJ: Sindicato de profissionais da educação anuncia greve de 24 horas nesta quinta

O Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) anunciou, nesta terça-feira, greve dos educadores do município do Rio. Nesta quinta-feira, por 24 horas, profissionais da educação vão paralisar as atividades para reivindicar o reajuste salarial de 20,68%.

O Dia

Inclusão

'Ou ia pra aula ou comia': como insegurança alimentar está prejudicando universitários brasileiros

(...) Situações como a narrada por Franciele, de insegurança alimentar entre universitários, têm ganhado a atenção de pesquisadores no Brasil e no exterior.
Não há dados nacionais ou de diferentes anos que possam demonstrar um aumento recente na insegurança alimentar destes estudantes no Brasil, mas pesquisadores da área sugerem que a piora em indicadores econômicos, cortes orçamentários para as universidades e a pandemia podem ter agravado o problema. Este período trouxe como consequência, por exemplo, o fechamento de restaurantes universitários (RU).

BBC

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que prevê professor especializado em classe

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para criar a figura do professor de apoio especializado em educação especial – profissional formado para atender demandas pedagógicas específicas de alunos com deficiência, com transtorno global do desenvolvimento ou com altas habilidades e superdotação.

R7

Comissão aprova proposta que regulamenta a gestão cívico-militar nas escolas públicas

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regulamenta a gestão cívico-militar em escolas públicas da educação básica. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
A proposta aprovada prevê, entre outros pontos, que caberá exclusivamente à comunidade escolar decidir sobre o início, a partir de uma consulta pública, e o término do modelo cívico-militar – nesse caso, mediante avaliação por meio de relatório circunstanciado que aponte as causas para a eventual finalização.

Câmara

CDH aprova cota em universidades federais para idosos com mais de 70 anos

Idosos com mais de 70 anos poderão ter direito a vagas em universidades públicas federais sem precisar passar por processo seletivo. A reserva de vagas para idosos que não têm curso superior completo está prevista no Projeto de Lei (PL) 4.662/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), aprovado nesta terça-feira (13) na Comissão de Direitos Humanos (CDH). 

Senado

Assembleia do RS aprova projeto que incorpora desempenho em educação na divisão do ICMS dos municípios

Foi aprovado na tarde desta terça-feira (23), pelo plenário da Assembleia Legislativa do estado (AL-RS), o projeto de lei 369 (PL 369/2021), que inclui o desempenho na educação como critério da repartição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os municípios gaúchos. A proposta do governo do estado foi aprovada por 47 votos a favor e apenas o da deputada Luciana Genro (PSOL) contra.

g1

Policiais e jurídicas

Augusto Aras aponta suposto desvio na educação de Pernambuco e pede ao STF inconstitucionalidade de resolução do TCE

Segundo Aras, resolução publicada pelo TCE, em julho de 2021, autorizou, por mais três anos, o suposto desvio dos recursos da educação (25% mínimo) para pagar aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência do Estado de Pernambuco. O procurador geral da República pede uma medida cautelar contra o TCE de Pernambuco, para suspender de imediato a resolução do órgão estadual, até o julgamento final do STF.

JC

Estatística, pesquisas e estudos

Matrículas na educação profissional federal crescem 47% em 2020

O Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta terça-feira (23) a nova edição da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), com estatísticas e informações atualizadas sobre a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Os dados são referentes ao ano de 2020. Pelas informações, o número de matrículas em todas as unidades da rede, composta por 654 escolas e institutos federais, cresceu 47,3% entre 2019 e 2020, passando de 1.023.303 para 1.507.476 no total.

EBC

Cresce número de interessados em ingressar em faculdades particulares em 2022; preferência é por ensino híbrido, diz pesquisa

O mais recente relatório do Observatório da Educação Superior, divulgado nesta terça-feira (23), mostra que 63% dos jovens entrevistados planejam iniciar uma faculdade particular no primeiro semestre de 2022. O levantamento ouviu 1.043 pessoas e também mostrou que os futuros universitários desejam um modelo pedagógico híbrido, que combine o ensino presencial e virtual.

g1

Pesquisa mostra que seis em cada dez alunos querem voltar a estudar

R7

USP é a 90ª universidade mais bem vista pelos empregadores no mundo, diz pesquisa

A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a 90ª instituição de ensino mais bem vista pelos empregadores, segundo um ranking divulgado nesta quarta-feira (24) pela empresa global de dados Times Higher Education.

g1

Avaliação

Banco de questões escasso evita mudança a curto prazo no Enem

O tamanho limitado do banco de questões, a complexidade da montagem da prova e a reação de servidores às pressões explicam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de domingo. Mesmo com a recente crise no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), apareceram questões sobre luta de classes, desigualdade de gênero e uma música de Chico Buarque. Os temas surpreenderam professores e candidatos, que esperavam um teste com "a cara do governo", como havia dito o presidente Jair Bolsonaro.

Terra

Governo deixa de atualizar banco de questões e coloca em risco o Enem 2022

O governo de Jair Bolsonaro não incluiu nenhum novo item no banco de questões para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, desde que chegou ao poder em 2019. O fato, alertam os servidores do Inep, faz com que os itens testados e aprovados para a elaboração estejam chegando ao fim e já não há questões suficientes para a prova em 2022.

Carta Capital

Banco de questões do Enem tem menos de 200 itens, diz jornal

Uol

Inep já tem substitutos para os 37 servidores que pediram demissão | VEJA

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, já tem em sua mesa uma lista com nomes para substituir os 37 coordenadores e coordenadores adjuntos que pediram exoneração de seus cargos às vésperas do Enem. Segundo a reportagem de VEJA apurou, Dupas pretende fazer as mudanças após o segundo dia da prova, que vai ocorrer no próximo domingo, 28. Os indicados já foram inclusive submetidos à aprovação da Casa Civil, em um procedimento de rotina para a contratação desses servidores.

Veja

Eventos

Audiência discute experiências bem-sucedidas no uso de tecnologias na educação

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (25), mais uma audiência pública sobre o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação. Neste encontro serão discutidas experiências bem-sucedidas nos estados de implementação de tecnologias na educação.

Câmara

Negócios

Educação infantil ‘sem turma, nem prova’: Escola Hub inicia expansão após aporte de R$ 50 milhões

A Escola Hub, rede de colégios com metodologia contemporânea que não aplica provas nem organiza o ensino em aulas tradicionais, vai dar início à sua expansão depois de receber investimento de R$ 50 milhões da Great Schools, grupo formado por ex-executivos do setor. Serão mais cinco unidades prontas para o ano letivo de 2022, chegando às cidades de Rio, Niterói, São Paulo e Belo Horizonte.

O Globo

Polêmicas

Secretário diz que 'educação em Vitória é péssima' e indigna professores e vereadoras

A fala do secretário da Fazenda de Vitória, Aridelmo Teixeira, apontando que "a educação de Vitória é de péssima qualidade", pois "nossos alunos não aprendem", causou indignação entre os docentes e motivou também o repúdio das vereadoras Karla Coser (PT) e Camila Valadão (Psol). A afirmação foi feita nessa segunda-feira (22), durante apresentação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que prevê onde os recursos serão alocados em 2022.

Século Diário