sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Notícias de Educação - 26/nov/2021

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Quatro escolas estaduais de Uberaba estão com aulas suspensas até dezembro

Desde a volta das aulas presenciais em Uberaba, no Triângulo Mineiro, há cerca de duas semanas, quatro escolas estaduais da cidade já precisaram suspender suas aulas presenciais devido a casos da COVID-19, seja entre alunos ou servidores.

MSN

Dentro da Escola

Incentivo à leitura promove protagonismo dos alunos na retomada das aulas

(...) Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Letícia Reina, que também é gestora educacional da Árvore, explica que as metodologias ativas, como as aplicadas nos exemplos acima, sempre devem prever situações de leitura pelos meios digitais ou impressos.
“O movimento protagonista e ativo dos alunos e alunas devem começar pela leitura de diferentes textos, em diferentes plataformas, com o intuito de ampliação de repertório e discussão sobre as diferentes vivências sociais de uso dos textos. E as metodologias ativas, utilizadas nas diferentes áreas do conhecimento, podem equilibrar leitura e produção coletiva de conteúdo, focando na autonomia dos alunos, na criatividade e na cooperação”, diz.

Porvir

Gestão

Comissão aprova relatório que aponta pouco investimento do Ministério da Educação

A comissão externa que analisou a atuação do Ministério da Educação de 2019 a 2021 aprovou o parecer da relatora, deputada Tabata Amaral (PSB-SP). A principal conclusão do relatório é que os esforços e os investimentos realizados pelo MEC nestes três anos estiveram aquém do necessário para atender às principais demandas da educação básica brasileira.

Câmara

Relatório da Câmara mostra que até setembro MEC pagou menos de 1% de recursos para conectar escolas

Um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Comissão Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação na Câmara (Comex/MEC) mostrou que até setembro a pasta pagou menos de 1% dos R$ 425.056.324,13 previstos para o programa de Inovação Educação Conectada, cujo principal objetivo é fornecer internet de alta velocidade para as escolas públicas.

O Globo

Secretária de Educação de Goiás revela que o novo ensino médio é “a maior dificuldade da vida”

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, revelou em entrevista à Sagres que inserir o novo ensino médio no Estado será “o maior desafio da carreira” dela. “O novo ensino médio vai exigir que a gente tenha mais professores, além do problema com o transporte escolar, porque aquela criança que saía do ensino médio e voltava para casa com os meninos do fundamental, agora não mais. O novo ensino médio impacta, mexe, muda altera, então imagine tudo isso ocorrendo na rede ao mesmo tempo”, explicou.

Sagres

Novo ensino médio de SP pode ter alunos matriculados em duas escolas

O governo de São Paulo se prepara para abrir a possibilidade de um mesmo aluno se matricular simultaneamente em duas escolas no novo ensino médio. O plano é que seja possível cursar, em uma unidade, as matérias básicas, aquelas obrigatórias a todos, e escolher outro colégio que ofereça o currículo específico de seu interesse.

Folha de São Paulo

Inclusão

Negros enfrentam barreiras extras para ingressar em curso de relações internacionais

Ainda que a ampliação das ações afirmativas tenha enegrecido salas de aula do ensino superior e aproximado o perfil dos alunos ao da maioria da população, o curso de relações internacionais, inaugurado no país há cinco décadas, continua descrito pela comunidade acadêmica como elitizado e pouco diverso.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Por restrição legal, comissão rejeita Libras como disciplina obrigatória no ensino fundamental

A rejeição foi recomenda pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que relatou a matéria. Ele também pediu a rejeição dos seis projetos apensados, que tratam igualmente da inserção de Libras no currículo escolar.
Apesar de reconhecer o mérito das propostas, ele disse que a apresentação de projetos de lei com intuito de criar disciplinas ou estabelecer conteúdos mínimos obrigatórios no currículo escolar é de competência do Poder Executivo, conforme a legislação atual.

Câmara

Comissão aprova proposta que prevê limpeza de salas de aula por alunos

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1990/19, que estabelece que as escolas terão a incumbência de estimular a limpeza, manutenção e conservação do ambiente escolar pelos alunos, respeitando-se a capacidade física de cada um.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Câmara

Comissão aprova medidas para evitar abandono e evasão escolar

A CE (Comissão de Educação) aprovou em decisão final nesta quinta-feira (25) o PL (projeto de lei) 871/2019, que estabelece medidas para evitar o abandono e a evasão escolar. Se não houver recurso para votação em plenário, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados.

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo mostra como ensino tem avançado apesar da pandemia

Pesquisa realizada pelo NIC.br indica como cada país conseguiu prosseguir com as aulas, mesmo diante do fechamento das escolas
Um estudo do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) lançado nesta quinta-feira (25) mostra como cada país conseguiu prosseguir com as aulas, mesmo diante do fechamento das escolas durante a pandemia da Covid-19.

R7

Eventos

Comissão debate situação institucional do Inep e a aplicação do Enem

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (30) para discutir a situação institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Câmara

Polêmicas

Bolsonaro volta a atacar professores ao falar sobre a PEC dos Precatórios

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar professores nesta segunda-feira (22), ao criticar a pressão feita pelos partidos opositores pela não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios (23/2021). "Olha só o que a esquerda faz. ‘Ah, ele não quer pagar a dívida da professorinha de 20 anos atrás’. É verdade que é o dinheiro da professorinha de 20 anos atrás. Por que o Lula não pagou?”, disse o presidente em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

Correio Braziliense