sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Notícias de Educação - 03/dez/2021

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

ESTAMOS ENTRANDO EM RECESSO!

Voltamos com início das aulas, em 2022.

Feliz Natal! Ótimo 2022!
E até lá.

Focando Educação

Coronavírus

Covid-19 suspende aulas de 99,3% das escolas de educação básica

A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, revela que o tempo médio de suspensão das atividades presenciais de ensino e aprendizagem em 2020, em função da pandemia, somou 279,4 dias no Brasil. Na rede pública, a média de atividades suspensas presencialmente foi de 287,5 dias, e, na rede privada, de 247,7 dias. No geral, 99,3% das escolas da educação básica suspenderam as atividades presenciais e 90,1% não retornaram no ano letivo de 2020.

Dinheiro Rural

Pandemia agravou desigualdades na educação entre pobre e rico

A pandemia de Covid-19 teve um impacto profundo na educação do país, agravando ainda mais as desigualdades já existentes entre a rede pública e a privada e entre os alunos pobres e ricos, segundo os dados da SIS (Síntese dos Indicadores Sociais) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (3).

R7

Dentro da Escola

Habilidades do aluno do futuro contribuem para visão crítica do conteúdo aprendido em aula

Especialista resume principais pontos dessas habilidades
Além dos conteúdos de escrita, leitura, resoluções matemáticas, ciências humanas e exatas, é necessário também que as escolas trabalhem algumas habilidades que contribuirão para o desenvolvimento integral dos estudantes, como inteligência emocional, alfabetização digital e postura empreendedora.

R7

Avaliação tradicional x avaliação formativa: o que funciona melhor?

O avaliar faz parte do nosso cotidiano. Porém, no contexto escolar, as avaliações ainda são vistas com temor pelos alunos. Isso porque, houve uma estagnação na concepção do processo avaliativo e convencionou-se à nota como o principal indicador de desempenho intelectual.

Escolas Exponenciais

Projetos

Startup focada em educação aplica médoto socioemocional em escolas do RS

Baseado em princípios comuns entre a Organização das Nações Unidas, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e a Base Nacional Comum Curricular, o método não convencional é focado na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Segundo a empresa, o objetivo é formar cidadãos de forma mais integral e humanizada, por meio da abordagem chamada de "educação sensível", focada no desenvolvimento de habilidades como senso crítico e autonomia.

Zero Hora

Professora usa dados de erros e acertos de Messi para ensinar matemática

Gols do jogador argentino inspiram discussões e geram hipóteses sobre como adversários podem tentar pará-lo dentro de campo
Um jogador de futebol como Lionel Messi pode ajudar nas aulas de matemática? O que pode ajudar os nossos estudantes a compreender melhor o mundo que vivemos? Eu atuo como professora de matemática há 17 anos, sempre com muito foco na matemática pura, que era o que me atraía mais.

Porvir

Gestão

MEC cumpriu somente 12% da meta do Programa Escola Acessível, diz comissão

O Programa Escola Acessível cumpriu apenas 12% da meta estipulada pelo Ministério da Educação (gestão 2019/2022), que previu investimentos em 60 mil escolas, mas atendeu somente 7.265 até agora, e não apresentou orçamentos nos anos de 2020 e 2021. As informações estão no relatório da CEXMEC, a Comissão Externa da Câmara de Acompanhamento do Ministério da Educação.

O Estado de São Paulo

Qual o impacto das renúncias em massa na área da Educação

O processo de debandada que atingiu a Capes e o Inep também vem acontecendo dentro do próprio Ministério da Educação, mas “a conta gotas”, com menor atenção e escrutínio público, segundo Priscila Cruz.
(...) Claudia Costin resumiu a situação da seguinte forma: “A sensação que tenho é que, no Ministério da Educação, não há apetite dos titulares para implementar políticas públicas.”

Nexo

Ministro da Educação diz que parte dos funcionários do Inep se rebelaram após instalação de relógio de ponto

g1

Capes: Justiça manda retomar avaliação da pós-graduação

A Justiça Federal autorizou nesta quinta-feira, 2, a retomada do processo de avaliação dos cursos de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), mas manteve suspensa a divulgação dos resultados finais. Inseguranças sobre a condução da avaliação na Capes e dificuldades de diálogo com a presidência da instituição motivaram, nos últimos dias, as renúncias de 80 pesquisadores que participam desse processo.

Terra

MEC ignora reitores e inclui mais 2 institutos federais em plano de divisão

Contrariando a decisão dos reitores, o MEC (Ministério da Educação) vai incluir os IFs (institutos federais) do Piauí e de Pernambuco na proposta de divisão das instituições. Com isso, o projeto de lei, que será enviado ao Congresso, passa a ter pelo menos cinco institutos na mira, além das universidades.

Uol

Pais pedem liberdade de expressão para alunos e professores de escola com gestão militar no DF

Cartazes em comemoração ao Dia da Consciência Negra não agradaram PM, que faz gestão do CED-01, na Estrutural. Além de homenagear personalidades, material criticava violência policial contra negros.
Nesta quinta-feira (2), os pais dos estudantes se reuniram para pedir liberdade de expressão na escola militarizada. Também participaram do ato, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), do Movimento Negro, da União Brasileira de Estudantes e deputados da Câmara Legislativa do DF

g1

Policiais e jurídicas

PF faz busca e apreensão contra suspeitos de fraudar prova do Enem no PA

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (2), em Belém, mandados de busca e apreensão na casa de duas pessoas suspeitas de fraudar a prova no Enem, no último domingo (28). Foram recolhidos celulares e documentos.

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Fuvest 2022 tem a menor proporção de inscritos pretos, pardos ou indígenas em nove anos

Mais de 101 mil estudantes são esperados para a prova da primeira fase da Fuvest 2022 no próximo dia 12. Eles concorrem a 8.211 vagas na graduação da Universidade de São Paulo (USP). O total de participantes é menor do que na edição passada do vestibular, mas a queda foi maior entre o grupo conhecido como PPI: os pretos, pardos ou indígenas.

g1

Pesquisa internacional mostra avanço na Educação Básica brasileira

A aprendizagem brasileira registrou avanço nas séries do 4º e do 7º ano do ensino fundamental, obtendo pontuações acima da média de 16 países da América Latina e Caribe, conforme o Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) 2019, divulgado nessa semana.

Folha de Pernambuco

Educação de Jovens e Adultos

EJA: MEC institui educação de jovens e adultos integrada à educação técnica

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA Integrada - EPT) busca cumprir a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a oferta de, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

g1

Ensino Superior

Ânima Educação anuncia primeiro curso dual de Engenharia da Computação do País

A Ânima Educação anunciou o lançamento do primeiro curso de Engenharia do Brasil no modelo dual, forma de ensino que busca conciliar o conhecimento teórico e prático em parceria com empresas. Agora, a Ânima passa a compor a Rede Duale Hochschule da América Latina. A instituição tem sede na Alemanha, país referência nessa modalidade.

IstoÉ Dinheiro

Eventos

Jamaicana ganha o título de melhor professora do mundo

A professora jamaicana Keishia Thorpe foi a grande vencedora do prêmio de 1 milhão de dólares da Varkey Foundation Global Teacher Prize 2021, em parceria com a UNESCO.
(...) Com a ajuda da irmã, Keishia co-fundou a US Elite International Track and Field, Inc, uma organização sem fins lucrativos que oferece aos alunos-atletas menos favorecidos a oportunidade de competir por uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

Veja