quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Notícias de Educação - 27/jan/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Crise global de aprendizagem marca Dia Internacional da Educação

Marcando o Dia Internacional da Educação, celebrado em 24 de janeiro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lembrou os efeitos da pandemia no acesso à aprendizagem ao redor do globo. A temática da data deste ano é “Mudando o rumo, transformando a educação”.
Durante o momento pandêmico mais profundo, cerca de 1,6 bilhão de estudantes de escolas e faculdades tiveram o estudo interrompido. 31 milhões de alunos ainda seguem afetados.

ONU

Volta às aulas: escolas enfrentam abandono de crianças que ainda não aprenderam a ler, indica estudo sobre educação na pandemia

Crianças na fase de alfabetização (5 a 9 anos) e crianças mais pobres estão entre as mais afetadas pelas perdas de tempo de ensino ocorridas durante a pandemia, aponta um novo estudo recém-publicado pela FGV Social, que levanta a preocupação com "sequelas de longo prazo bastante fortes" nas futuras gerações.

BBC

Secretários de cinco capitais defendem retorno às aulas 100% presencial

Os secretários de Educação de cinco capitais —São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro—, reunidos nesta quarta-feira (26) na sede capital paulista, defenderam que o retorno às aulas seja 100% presencial, mas com protocolos contra a Covid-19.

Folha de São Paulo

Belo Horizonte adia volta às aulas e cancela feriado no Carnaval

A decisão vale para todas as escolas da cidade. No entanto, instituições particulares, do governo do Estado ou federais, têm autonomia para retomar as aulas na data que preferirem. Além disso, o início das atividades presenciais para crianças de até 4 anos, ou com mais de 11 anos, não sofrerá alterações.

Uol

UnB avalia ampliação da exigência do comprovante de vacinação para acessar instituição

A Universidade de Brasília (UnB) avalia a possibilidade de ampliar a exigência do comprovante de vacinação completa contra Covid-19 para quem desejar acessar as edificações e áreas fechadas com grades da instituição. O assunto entra na pauta para deliberação do Conselho de Administração (CAD), desta quinta-feira (27).

g1

Projetos

A experiência do Ceará no desenvolvimento de competências digitais de professores

Neste artigo, professoras e pesquisadoras da rede pública cearense de ensino compartilham práticas e iniciativas voltadas às habilidades digitais dos docentes no estado
Como pesquisadoras do campo da educação, professoras da rede pública estadual de ensino do estado do Ceará e com atuação na formação continuada de professores, falaremos sobre a importância do compartilhamento das experiências mobilizadas pelos docentes da educação básica no exercício da ação-reflexão-ação sobre as práticas didático-pedagógicas como dimensão basilar para a concepção do educador como pesquisador da sua prática.

Porvir

De forma remota, alunos aprendem a criar jogos no Scratch

O Scratch é uma linguagem de programação, na qual se pode criar histórias animadas e jogos online, compartilhando os resultados com quem você quiser. Escolhi essa ferramenta (e o aplicativo Scratch Jr.) durante a pandemia para criar o Projeto Aventuras no Scratch. Desenvolvi a ideia de maneira remota, em 2021, com 13 alunos entre entre 10 e 15 anos da Escola UTEC Móvel 3, no Recife (PE). A proposta era introduzir o aprendizado da linguagem de programação por meio do Scratch.

Porvir

Alunos e professores criam canal de notícias sobre escola

"A primeira coisa que a gente faz é posicionar as câmeras, aí ajuda a ligar a mesa de som, microfones e depois separa as músicas”, explica o aluno Pedro Gomes, 15, sobre a produção do Game Show, uma gincana entre as turmas que é transmitida ao vivo nas redes sociais da escola estadual República do Panamá, na Vila Andrade, na zona sul de São Paulo.
O programa é um dos que compõem a TV Vale Nota, criada por professores e alunos da unidade e que possui diversas produções, como games, entrevistas e um canal próprio de notícias sobre o ambiente escolar.

Terra

Gestão

Como os cortes no orçamento da Educação impactam na vida das crianças

O corte de mais de R$ 800 milhões no orçamento da educação, feito pelo presidente Jair Bolsonaro, terá reflexos diretos na vida dos estudantes brasileiros.
Metade dos R$ 800 milhões contingenciados é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Na avaliação da coordenadora da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, trata-se de mais uma demonstração de descaso do governo Bolsonaro com a Educação.

Zero Hora

Profissionais da Educação

Pressionado, governo decide reajustar piso da educação básica em 33%

O governo federal decidiu reajustar o piso da educação básica em 33%. Até a noite de ontem, a negociação entre Casa Civil, Ministério da Economia e Ministério da Educação era de um reajuste bem menor, de 7,5%, que atenderia governadores e prefeitos, sobre quem recai a maior parte do custo da folha da educação básica.

g1

Leis e políticas

Decreto sobre a lei de homeschooling do PR deve sair em fevereiro

Um decreto com a normatização da lei estadual 20.739/2021, que instituiu o ensino domiciliar (homeschooling) no Paraná deve ser publicado no início de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Educação, a regulamentação prevista na lei está sendo avaliada pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Conselho Estadual de Educação. Estima-se que o decreto seja publicado próximo ao início do ano letivo, que será no dia 7 de fevereiro.

Gazetaa do Povo

Educação de Jovens e Adultos

MEC lança documento referencial para a implementação das diretrizes operacionais da EJA

O Ministério da Educação (MEC) acaba de lançar o documento referencial para implementação das diretrizes operacionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os estados, municípios e o Distrito Federal. O objetivo é facilitar o entendimento da Resolução nº1/2021 do Conselho Nacional de Educação, aprovada em 28 de maio de 2021, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos para alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e à Educação de Jovens e Adultos a Distância.

MEC