quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Notícias de Educação - 10/02/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

PR: Justiça nega pedido de professor para dar aula sem ser vacinado

O juiz Frederico Mendes Júnior publicou hoje decisão em que nega o pedido de um professor da UEM (Universidade Estadual de Maringá), no Paraná, para ser autorizado a voltar a dar aulas presenciais sem apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19 —o que é obrigatório na instituição.

Uol

Protocolo recomenda que escolas particulares do DF priorizem aulas presenciais

Máscara no rosto, álcool em gel nos corredores e distanciamento social. O ano letivo começou, e os cuidados básicos contra a covid-19 devem permanecer dentro e fora das escolas. Entretanto, um entendimento mudou: em 2021, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) havia emitido um documento com orientações para colégios particulares priorizando o ensino híbrido — remoto e presencial —, como recomendado pelo Conselho Nacional de Educação. Agora, após uma revisão de protocolos publicada nesta semana, a pasta sugere que o foco sejam as atividades presenciais.

Correio Braziliense

Comissão de Educação do RJ pede contratação de funcionário e redução do número de alunos por turma

A contratação de funcionários e a redução do número de alunos por turma são algumas das medidas propostas, nesta terça-feira (08), pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Os apontamentos visam aumentar a segurança no retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado.

Escolas Exponenciais

Dentro da Escola

DF: Educação realizará avaliação diagnóstica nas escolas da rede pública

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, anunciou que serão aplicadas em todas as escolas da rede pública de ensino da capital uma avaliação diagnóstica com o objetivo de identificar os prejuízos causados pela pandemia e pelo ensino remoto na alfabetização das crianças. A prova será aplicada um mês após o início das aulas na rede pública, marcado para a próxima segunda-feira (14/2).

Correio Braziliense

Novo Ensino Médio: o que muda para os gestores?

Diante das mudanças propostas na formação desses estudantes, previstas por lei, é comum que os gestores ainda tenham dúvidas de como o Novo Ensino Médio vai afetar a rotina das escolas.
“São mudanças mais estruturais que afetam tanto o plano dos custos como no plano da própria organização pedagógica”, resume a diretora pedagógica da Somos Educação, Tania Fontolan.

Escolas Exponenciais

Gestão

Pesquisa revela as capitais brasileiras com maior déficit de vagas de creches

O período de creche é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento das crianças. Até os 6 anos de idade, o cérebro infantil está em processo de formação. Pais denunciam a falta de vagas em vários estados brasileiros. Um levantamento feito por uma fundação especializada em primeira infância mostra que as capitais com maior necessidade de vagas são Salvador (63,3%), seguida por Maceió (59%) e São Paulo (58,3%).

R7

Falta de vagas é novo capítulo de estranhamento entre secretarias de Nunes e Doria

Por enquanto, governo e prefeitura não conseguiram garantir matrícula de todas as crianças no 1º ano do fundamental
Aliados, o governador João Doria (PSDB) e o prefeito Ricardo Nunes (DEM) têm se esforçado para não subir o tom desde que milhares de alunos da 1ª série do ensino fundamental ficaram impossibilitados de voltar às aulas no início do ano letivo por falta de vaga nas escolas públicas da cidade.

Folha de São Paulo

Com déficit de vagas, SP amplia para 33 limite de alunos por sala

Uol

SP: sala de aula com mais de 30 alunos terá dois professores

iG

Se precisar, vamos atrás de vagas na rede privada, diz secretário

Uol

GDF divulga edital para credenciamento de creches da rede privada

O Governo do Distrito Federal publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (9/2) edital de chamamento público para credenciamento de creches da rede privada. A ação tem o objetivo de ampliar a oferta de vagas oferecidas no sistema de ensino do DF e é realizada em uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Educação e o Conselho Permanente de Polícia Públicas do DF.

Correio Braziliense

'É uma situação bastante delicada para nós, gestores', diz secretária de educação do DF sobre queda no índice de alfabetização na pandemia

Durante entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (9), a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, falou sobre a preocupação com o número de crianças entre 6 e 7 anos analfabetas no Brasil.

g1

Frente de prefeitos diz que reajuste para professores é 'impraticável'

A Frente Nacional dos Prefeitos afirma que o reajuste de 33,24% definido pelo governo federal para professores da educação básica é "impraticável na maioria das cidades" brasileiras. A portaria do novo piso salarial foi assinada na sexta-feira (4) pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Uol

Inclusão

RJ: Busca ativa levou 20 mil alunos da rede municipal do Rio de volta à escola

(...) Segundo o secretário Renan Ferreirinha, antes da pandemia, a média de alunos evadidos era de 1,5% do total da rede, o que equivale a cerca de 9,7 mil estudantes — quase o dobro do número atual.
Para reduzir esse índice, a secretaria mobilizou as equipes numa busca ativa pelos alunos perdidos. Uma das profissionais empenhadas nessa missão foi a diretora da Escola Municipal Sarmiento, no Engenho Novo. Maíza Ferreira de Oliveira conta que a unidade chegou a perder a interação com quase 50% dos seus 900 alunos. Mas, depois do mutirão de busca, o percentual caiu para 5%. Ela explicou que muitas vezes não basta ligar ou ir até a casa a procura dos responsáveis. O mais difícil é encontrar crianças que se mudaram com a família para outros estados durante a pandemia. Muitos voltaram para a região Nordeste, por exemplo.

O Globo

Leis e políticas

Adiada votação de projeto que cria o Sistema Nacional de Educação

O Senado adiou a votação do projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). De autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019 seria apreciado em Plenário, nesta quarta-feira (9), mas foi retirado de pauta a pedido do próprio relator da matéria, senador Dário Berger (MDB-SC), para que possa avaliar sugestões que lhe foram encaminhadas pelo Ministério da Educação. O texto será reincluído na pauta oportunamente.

Senado

Projeto veda benefícios públicos a escola privada que constrange aluno inadimplente

O Projeto de Lei 3554/21 proíbe as escolas e universidades privadas que, por qualquer meio, ameacem ou a constranjam famílias ou alunos inadimplentes do acesso a convênios, benefícios e isenções concedidos pelo poder público. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Educação pública no RS em queda pelo segundo ano consecutivo

O número de matrículas na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul diminuiu pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Censo Escolar 2021 divulgado no final de janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).
Foram cerca de 43 mil matrículas a menos, o que representa queda de 5,4% no total de alunos nesse nível de ensino. A redução de matrículas do estado representa quatro vezes e meia a média nacional. Em 2021, foram menos 1,2% de matrículas no ensino médio em todo o país.

Extra Classe

Avaliação

Ministro diz que notas do Enem estão liberadas antes de Inep carregar dados

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou nesta quarta-feira (9) que as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 já poderiam ser acessadas pelos candidatos. O anúncio ocorreu, porém, antes que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pela prova, finalizasse o carregamento dos dados, frustrando alunos que buscavam suas notas nesta noite.

Folha de São Paulo

Enem: Inep e Ministério da Educação viram memes nas redes

Correio Braziliense

Educação de Jovens e Adultos

Decreto reformula o Programa Brasil Alfabetizado

Com o objetivo de estabelecer novos ciclos de execução para garantir a universalização da alfabetização da população com 15 anos ou mais, em todo o território nacional, o presidente da República Jair Bolsonaro editou Decreto 10.959, que reformula o Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

EBC

Programa prevê auxílio financeiro para erradicar analfabetismo

R7

Depois de muito brigar, Bolsonaro firma parceria com governadores

Veja

Política partidária

PT já faz planos para a Educação no pós-Bolsonaro

Ex-ministros defendem recomposição do orçamento e fortalecimento de fontes de receitas garantidas, como o Fundo Social do Pré-Sal e o Fundeb
O grupo que encabeçou a discussão, formado pelo Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo, defendeu a garantia de recursos destinados ao Fundo Social do Pré-Sal — espécie de ‘poupança’ para áreas estratégicas, como saúde e educação — e criticou a redução de investimentos do governo Bolsonaro.

Veja

Outras do dia

Educação sexual nas escolas se torna nova batalha cultural nos EUA

Não falar sobre identidade de gênero ou orientação sexual em sala de aula, proibir livros que tratem dessas questões nas bibliotecas… nos Estados Unidos multiplicam-se os projetos de lei para limitar as discussões sobre homossexualidade ou transidentidade, relançando uma guerra cultural que fragiliza o país. O sistema educacional, espelho de um país dividido, é palco de confrontos há meses sobre o ensino do racismo, da história ou da sexualidade.

IstoÉ