quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Notícias de Educação - 17/fev/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

SP: Doria vai usar escolas para vacinar crianças contra Covid-19

Crianças de 5 a 11 anos de idade poderão ser vacinadas contra Covid-19 dentro das escolas do estado de São Paulo, desde que tenham autorização dos pais. A medida foi anunciada pelo governador do estado, João Doria (PSDB), nesta quarta-feira (16). De acordo com o governador, a ação será realizada entre os dias 19 e 25 de fevereiro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal nessa faixa etária, mas os municípios poderão escolher se aderem ou não à vacinação em escolas.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

Os caminhos para falar de Educação Midiática na aula

Falar sobre comunicação na escola é cada vez mais importante e necessário. Confira uma lista de materiais selecionados pelo Porvir que podem auxiliar na elaboração dos planos de aula.

Porvir

Profissionais da Educação

Sem diálogo entre governos, reajuste de professores deve ser judicializado

Desde o anúncio do governo federal, grupos de prefeitos têm se posicionado contra a portaria que definiu o reajuste de 33,24% do piso dos professores. Para os administradores municipais, a medida adotada pela União pode gerar um impacto negativo nos cofres municipais. Especialistas consultados pelo UOL dizem que a discussão prejudica os docentes e deve levar à judicialização do tema.

Uol

MG: Professores estaduais pressionam com greve por reajuste do piso salarial

Professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais decidiram, em assembleia realizada nessa terça-feira (15/2), por indicativo de greve, que poderá ser confirmado em paralisação total nas escolas estaduais durante nova reunião marcada para o próximo dia 8 de março, caso o governo não reajuste o piso salarial dos trabalhadores em educação.

Estado de Minas

Leis e políticas

Aprovada urgência para projeto que cria Sistema Nacional de Educação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) o requerimento de urgência para o Projeto de Lei Complementar 25/19, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) para fixar normas de cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios nas políticas, programas e ações educacionais.

Câmara

Comissão de Educação analisa projeto que garante meia-entrada a professores

Em reunião marcada para as 9h desta quinta-feira (17), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) deve analisar um projeto de lei que estende a professores da educação básica e profissional o benefício da meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos. O PL 3.941/2019, um dos 16 itens da pauta, altera Lei da Meia-Entrada (Lei 12.933, de 2013) para incluir todos os professores de nível básico e superior entre os beneficiários. Atualmente, só têm garantido esse benefício os docentes das redes de ensino de estados ou municípios que aprovaram leis locais determinando o desconto.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

SP: 94% dos alunos de 9º ano têm nível de aprendizado abaixo do adequado em matemática

Nas escolas municipais de São Paulo, 94% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental estão com nível de aprendizado abaixo do adequado para a série em matemática. Entre os que estão no 6º ano, 85% não aprenderam o que era esperado. Os dados são da Prova São Paulo, avaliação feita pela Secretaria Municipal de Educação, no fim do ano letivo de 2021.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

MEC muda forma de ranqueamento do Sisu e retira notas duplicadas

O MEC informou que realizou, na tarde dessa quarta-feira, novo ranqueamento das notas de corte do Sisu. Isso porque, nos primeiros dias do sistema aberto, ele apresentava as "classificações fantasmas", o que na prática inviabiliza a utilização das notas parciais durante o processo seletivo.

iG

Sistema do Sisu registra mais de 852 mil inscritos e 1,6 milhão de inscrições

Correio Braziliense

Eventos

MEC apresenta cenário socioambiental na implementação do Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Básica (DPD) e da Coordenação-Geral de Ensino Médio (Cogem), promoverá nesta quinta-feira, 17, às 15h (horário de Brasília), mais uma ação de apoio técnico às secretarias de educação estaduais e Distrital para a implementação do Novo Ensino Médio.

MEC