terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Notícias de Educação - 22/fev/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Desembargadora suspende exigência de passaporte da vacina em 3 instituições de ensino federais

A desembargadora federal Ângela Catão, Corregedora Regional da Justiça Federal da 1ª Região, deferiu três pedidos de liminar contra a exigência de passaporte da vacina em instituições de ensino de Goiás nesta segunda-feira (21). A Defensoria Pública da União (DPU) havia impetrado três habeas corpus em favor da coletividade do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ), para que alunos, servidores e a comunidade em geral não sejam obrigados a apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acessar as dependências do IFG, do IF Goiano e da UFJ. As três ações ainda serão julgadas pelo pleno do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Gazeta do Povo

PTB pede que Justiça barre vacinação contra Covid nas escolas em SP

O diretório paulista do PTB entrou com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo solicitando o fim da campanha de vacinação contra a Covid-19 nas escolas. Contrária à imunização, a direção da legenda afirma que a campanha promovida pelo governo João Doria pode gerar "perseguição aos pais" de crianças e adolescentes.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Entenda como funciona o ensino híbrido

A naturalidade com que os pequenos usam a tecnologia ajuda muito na prática desse modelo de aprendizagem
O ensino híbrido é entendido como a combinação de formatos diferentes de ensinar, não se aplicando necessariamente a combinar modelos pré-definidos específicos. Uma forma de aplicar o ensino híbrido é combinando a educação no formato presencial com o ensino remoto.

Catraca Livre

Dicas

14 livros e atividades sobre acolhimento para as crianças

Voltar às aulas presenciais depois de um longo tempo de distanciamento social tem grande significado. Reencontrar os amigos e professores, estreitar novamente os laços afetivos… tudo ganha ainda mais força e intensidade após o isolamento causado pela pandemia. Na pauta dos educadores, certamente estão ações que provocam na criança as sensações de segurança, afeto e aconchego. A literatura oferece uma série de possibilidades para identificar sentimentos e experiências, além de apoiar o acolhimento no ambiente escolar.

Porvir

Profissionais da Educação

DF: Contra greve, Educação diz que Sinpro mistura sindicância com política

Secretaria avalia que a diretora do Sinpro, como pré-candidata ao GDF, "mistura a atividade sindical com sua própria pretensão eleitoral"
Após o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) marcar assembleia geral, com paralisação, a Secretaria de Educação do DF divulgou nota, nesta segunda-feira (21/2), criticando a possível greve dos educadores.

Metrópoles

Professores relatam desmonte de política de educação voltada para diversidade

Terra

Inclusão

Ativista Malala Yousafzai envia carta a Pacheco pedindo foco na educação

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, uma carta em que pede políticas públicas que garantam a permanência de crianças e adolescentes na escola. A carta foi lida durante uma sessão de debates no Plenário do Senado, na tarde desta segunda-feira (21), pela coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda.

Senado

Famílias querem melhorias na educação oferecida às pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Falta de atendimento especializado e individualizado nas salas de aula são algumas das cobranças
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) acomete cerca de dois milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention (CDC). Muitas delas recebem o diagnóstico do autismo por volta dos quatro anos de idade. Mas onde tem uma criança com dificuldade para se comunicar, socializar e desenvolver habilidades motoras existe uma vida que, mesmo com limitações, possui capacidades incríveis para serem desenvolvidas. No aconchego do lar, famílias lutam pelo direito à educação básica para essas crianças.

Educa Mais Brasil

Leis e políticas

Política Educacional Emergencial está na pauta do Plenário desta terça

Na tentativa de reverter os prejuízos educacionais impostos pela pandemia da covid-19, especialmente aos alunos em situação de vulnerabilidade econômica, os senadores deliberam em Plenário nesta terça-feira (22), a partir das 16h, sobre o projeto que cria a Política Educacional Emergencial (Pede), a ser executada nos anos finais do ensino fundamental e médio nas escolas públicas.

Senado

Sessão temática alerta para necessidade de reverter perdas educacionais da pandemia

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa revela perfil da educação profissional

O Censo Escolar da Educação Básica 2021 registrou 1.892.458 matrículas na educação profissional brasileira. A modalidade de ensino possui uma predominância do sexo feminino no número de matrículas em todas as faixas etárias, exceto dos alunos com mais de 60 anos. A maior diferença observada entre os sexos está na faixa de 40 a 49 anos, em que 62,2% das matrículas são de mulheres. Os dados são referentes à primeira etapa da pesquisa estatística — Matrícula Inicial —, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em janeiro.

Inep

Avaliação

Inep exclui microdados do Censo Escolar e do Enem e oculta informações em nova forma de divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, tirou do ar toda a série histórica com dados sobre o Censo Escolar da Educação Básica. Os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anteriores a 2020 também não estão mais disponíveis. A autarquia alega adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Terra

Inep divulga microdados do Enem 2020 sem informações sobre escola e município dos participantes; especialistas criticam

g1

Interpretação do Inep para mudar divulgação de dados é reducionista, diz especialista

Folha de São Paulo

Eventos

Comissão de Educação vai debater mudanças curriculares e avaliação da aprendizagem

A Comissão de Educação (CE) promove audiência pública semipresencial, na quinta-feira (24), a partir das 9h, para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e “o impacto das mudanças curriculares no ensino e nos processos de avaliação da aprendizagem”.

Senado