quinta-feira, 10 de março de 2022

Notícias da Educação - 10/mar/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo site da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem na retomada das aulas presenciais

Pedagoga afirma que o ambiente escolar faz a diferença na aprendizagem e na socialização das crianças.
A volta às aulas presenciais revelou que muitos alunos têm problemas com a chamada coordenação motora fina – a habilidade de usar os músculos dos dedos, pulsos e mãos, e isso tem se manifestado numa atividade essencial para os estudantes: os dedos se atrapalham e não conseguem segurar o lápis de forma correta.

JN

Entenda os dilemas da flexibilização de máscaras em escolas

Mesmo com índice baixo de vacinação em crianças, SP estuda retirar a obrigatoriedade da proteção em colégios
O uso de máscara em escolas no estado de São Paulo pode deixar de ser obrigatório. O governo João Doria (PSDB) estuda flexibilizar a medida. No entanto, a taxa de vacinação com duas doses na população de 5 a 11 anos continua baixa, em torno de 19%, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A Folha ouviu especialistas para entender se essa liberação seria adequada levando em consideração o contexto atual da pandemia.

Folha de São Paulo

Pesquisadores apontam riscos nas escolas e defendem distribuição de máscaras

Políticas de governos locais são insuficientes para garantir segurança de alunos e profissionais, diz grupo
Medidas tomadas por governos estaduais e prefeituras para a retomada das aulas presenciais neste ano são insuficientes para atenuar novos riscos enfrentados nas escolas, segundo um grupo de pesquisadores que há dois anos monitora ações de governos locais no combate à Covid-19.

Folha de São Paulo

SP desobriga máscara no pátio de escolas, mas item segue exigido nas salas

O estado de São Paulo desobrigou, a partir de hoje (9), o uso de máscaras de proteção contra covid-19 em ambientes abertos —ruas, praças, parques, pátios de escola, estádios de futebol, centros de eventos, autódromos e demais áreas livres.

Uol

UFRJ, UERJ e colégio D. Pedro II vão continuar a exigir uso de máscara

O uso de máscaras de proteção respiratória não é mais obrigatório na cidade do Rio de Janeiro, mas alguns locais vão manter a exigência ou, pelo menos, orientar a continuidade do uso. É o caso das duas maiores instituições de ensino superior. Em reuniões extraordinárias, na noite desta segunda-feira (07), tanto a UERJ-Universidade Estadual do Rio de Janeiro, quanto a federal UFRJ decidiram que, apesar da cobertura vacinal estar avançando, os números ainda não justificam o abandono da proteção.

Escolas Exponenciais

DF: Escola pública terá vacinação para crianças de 5 a 11 anos aos sábados

Crianças de 5 a 11 anos poderão receber a primeira dose contra a covid-19 nas regionais de ensino do Distrito Federal, a partir de 19 de março. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Matemática contextualizada impulsiona bons resultados em olimpíada

Ser bom em matemática não é necessariamente uma realidade que a ciência confirma. Pelo contrário, existem diversos estudos que garantem: todos podem aprender matemática. E a depender de quantos anos o estudante tenha, a maneira como a matemática lhe é apresentada se torna determinante. Pode fazê-lo amá-la ou detestá-la.

Porvir

Profissionais da Educação

MG: Servidores da educação estadual entram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira

Servidores da educação estadual entraram em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (9). A decisão foi tomada em assembleia na tarde desta terça-feira (8) como forma de reinvindicação pelo pagamento do piso salarial dos professores.

g1

Inclusão

Alunos com deficiência sofrem com a falta de apoio nas escolas de São Paulo, dizem pais

Segundo a prefeitura, há 18,2 mil estudantes com deficiência e 4.000 funcionários para auxiliá-los
Pais de alunos com deficiência relatam que os filhos estão com dificuldades de acompanhar as aulas, neste começo de ano letivo, em razão da falta de agentes que os auxiliem durante atividades, locomoção, higiene e alimentação na rede municipal de São Paulo.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Aprovado no Senado, projeto do Sistema Nacional de Educação segue para a Câmara

Será enviado para a análise da Câmara dos Deputados o projeto que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). De autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019 foi aprovado no Senado, nesta quarta-feira (9), na forma de um substitutivo, apresentado pelo senador Dário Berger (MDB-SC). A votação foi unânime, com 74 votos. A matéria já havia sido aprovada na Comissão de Educação (CE), em novembro do ano passado, e estava prevista para ser votada no plenário no último dia 23 de fevereiro. No entanto, por um acordo pedido pelo governo, a matéria foi retirada de pauta.

Senado

Projeto cria programa de cooperação pedagógica entre universidades e escolas públicas

Pelo texto, professores e alunos universitários podem apresentar projetos a partir de disciplinas ministradas na universidade
O Projeto de Lei 4236/21 cria um programa federal de cooperação entre universidades públicas e privadas e instituições públicas de ensino. O objetivo é incentivar o compartilhamento de conhecimentos gerais e específicos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Câmara

Polêmicas

Denunciado por homofobia, ministro da Educação volta a falar de gênero

Denunciado por crime de homofobia, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje que o governo não vai permitir "ensinar coisa errada" nas escolas, ao mencionar questões de gênero.
"Nós não vamos permitir que a educação brasileira vá por um caminho de tentar ensinar coisa errada para as crianças. Coisa errada se aprende na rua. Dentro da escola, a gente aprende o que é bom, o correto, o civismo, o patriotismo", disse ele durante evento do governo sobre merenda escolar.

Uol