sexta-feira, 18 de março de 2022

Notícias da Educação - 18/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

SP retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira (17) que assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A regra passa a valer imediatamente. O uso de máscaras seguirá obrigatório, por enquanto, apenas em unidades de saúde, hospitais e transporte público como ônibus, trens e metrô.

g1

Dentro da Escola

Novo Ensino Médio: confira dicas para aproveitar disciplinas

O Novo Ensino Médio começou a ser implantado oficialmente no início do semestre letivo nas escolas públicas e particulares brasileiras. As mudanças incluem o aumento da carga horária, ensino técnico implantado, disciplinas, oficinas e projetos escolhidos pelo próprio estudante. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2021 (Pnad), pelo menos 74,9% dos jovens estão cursando o ensino médio. O Novo Ensino Médio foi elaborado a partir da perspectiva de aumentar a motivação dos estudantes para a formação da vida profissional.

Correio Braziliense

Projetos

Quatro a cada cinco pais apoiam educação sexual e sobre diversidade de gênero nas escolas, na Austrália

Um projeto de lei criado por um deputado australiano propunha a proibição da discussão da diversidade de gênero em sala de aula, em New South Wales, no sudeste da Austrália. Segundo o parlamentar e seus apoiadores, a maioria de pais e mães não queria ver esse tipo de assunto sendo apresentado às crianças dentro do ambiente escolar. No entanto, uma pesquisa inédita, realizada pela Universidade Western Sidney, sugeriu que o cenário é bem diferente. De acordo com os resultados, quatro em cada cinco pais de alunos matriculados na rede pública por lá discordam do político e gostariam, sim, que a educação sexual e sobre diversidade de gênero fizesse parte da grade curricular. O projeto foi rejeitado pelo governo australiano na última quarta-feira (16).

Crescer

Gestão

Gabinete paralelo de pastores controla agenda e verba do Ministério da Educação

Com trânsito livre no ministério, os pastores atuam como lobistas. Viajam em voos da FAB e abrem as portas para prefeitos e empresários
O gabinete do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi capturado por um grupo de pastores ligados a ele. Embora não tenham vínculos com a administração pública nem com o setor de ensino, segundo apurou o Estadão, eles formam um gabinete paralelo que facilita o acesso de outras pessoas ao ministro e participam de agendas fechadas onde são discutidas as prioridades da pasta e até o uso dos recursos destinados à educação no Brasil.

Jornal de Brasília

Prefeitos pressionam contra regra do Fundeb que cria entrave em salário de profissional da educação

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) ampliou os esforços para tentar derrubar o veto da lei que altera o Fundeb (fundo de financiamento da educação) e que proíbe a gestão da folha de pagamento aos profissionais da educação básica em contas que não sejam do Banco do Brasil ou da Caixa.
Segundo a entidade, prefeitos estão pressionando parlamentares, alegando que a movimentação dos salários em bancos privados, públicos estaduais e cooperativas de crédito levou cerca de R$ 11 bilhões para os cofres de estados e municípios nos últimos cinco anos.

Folha de São Paulo

Bases de dados educacionais seguem fora do ar há 1 mês; Inep ainda não divulgou alternativa para ampliar acesso às informações

Em fevereiro, autarquia ligada ao MEC decidiu retirar do ar, sem aviso prévio, dezenas de bases de dados com a justificativa de readequá-las à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Há um mês, dezenas de bases de dados educacionais sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também conhecidos como microdados, seguem fora do ar.

g1

Leis e políticas

Vai à Câmara plano para recuperação da educação no pós-pandemia

(...) Para sua implementação, o plano articula a colaboração entre os entes federativos. Entre as políticas articuladas estão: o monitoramento da frequência escolar de estudantes, com a busca ativa dos alunos que não voltaram à escola após a retomada das atividades presenciais; o acolhimento socioemocional de estudantes e profissionais da educação; a demanda por novas matrículas, visto o fluxo de estudantes da rede privada à pública; a garantia da alimentação escolar; a realização de avaliações diagnósticas para nortear o processo de recuperação da aprendizagem, com prioridade a objetivos essenciais; mais conectividade nas escolas; e o estímulo à participação das famílias no processo de retorno às atividades presenciais. 

Senado

Câmara promulga lei que libera a educação domiciliar em Porto Alegre

Foi promulgada pela Câmara Municipal de Porto Alegre uma lei que permite a prática da educação domiciliar na Capital. A proposta, apresentada pelos vereadores Fernanda Barth (PRTB) e Hamilton Sossmeier (PTB) havia sido aprovada em dezembro do ano passado, e foi promulgada pelo presidente do Legislativo, Idenir Cecchim (MDB), após silêncio do prefeito Sebastião Melo.

Zero Hora

Policiais e jurídicas

Após morte de pai em porta de escola, polícia fará megaoperação no Morumbi

A morte do autônomo Valdemir de Jesus Mota, 46, na frente de uma escola no bairro da Vila Andrade, na região do Morumbi, no início do mês, somado ao aumento no número de crimes contra o patrimônio na área nos últimos meses, fizeram o governo do estado planejar uma grande ação policial no pedaço. Chamadas de Operação Morumbi, as atividades começarão nos próximos dias e durarão um mês e meio.

Veja SP

Estatística, pesquisas e estudos

31,7 mil escolas da educação básica não tinham computador em 2020, aponta estudo

De acordo com o Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, divulgado pela Fundação Abrinq, 31,7 mil escolas da educação básica não tinham um computador em 2020, no Brasil. O estudo ainda mostra 36,5 mil escolas que não possuíam acesso à rede de internet, mesmo que tivessem um computador.

O Estado de São Paulo

Avaliação

Novo Enem: GT do MEC apresenta orientações para nova versão do exame

Grupo é responsável por discutir e elaborar as orientações que devem ser implementadas a partir de 2024. O MEC não informou se a versão é a que será homologada pelo ministro.
A apresentação evidenciou detalhes do novo Enem, além dos que já tinham sido divulgados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) na última segunda-feira (14).

g1

Recém-anunciadas, novas regras do Enem divide opiniões

Correio Braziliense

‘O grande problema do Enem é justamente a reforma do Ensino Médio’, critica pesquisador

Carta Capital

Novo Enem: curso técnico no ensino médio pode gerar bônus ao estudante

iG

Enem 2021: 22 participantes tiraram nota mil na redação; quase 96 mil zeraram, diz Inep

No total, 95.788 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 zeraram a redação e apenas 22 participantes tiraram nota mil. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram divulgados nesta quinta-feira (17). O número de redações zeradas corresponde a cerca de 4,31% do total. Os motivos variam de deixar a redação em branco a fugir do tema proposto

g1

Enem 2021 teve apenas 22 redações nota 1.000

Brasil Escola

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Empresas reconhecem importância de ter jovens com cursos técnicos, revela pesquisa inédita

Jovens com educação profissional e técnica têm mais oportunidades de evolução na carreira em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. A constatação é da pesquisa inédita “Inclusão produtiva de jovens com Ensino Médio e Técnico: experiências de quem contrata”, divulgada nesta terça-feira (15). A partir do mapeamento, espera-se entender a percepção das empresas no Brasil sobre a contratação de egressos do ensino médio e de cursos técnico-profissional.

R7