quarta-feira, 30 de março de 2022

Notícias da Educação - 30/mar/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Despreparadas, escolas vão ter que lidar com mais casos de violências de alunos estressados após dois anos de pandemia, dizem especialistas

Um sinal de alerta se acendeu após socos, facadas, arma de fogo e até uma granada surgirem em escolas nos últimos dias. Pesquisadores da área de educação temem que a série de episódios violentos com estudantes esteja ligada aos efeitos da pandemia previstos por especialistas.
Líder de um grupo de estudos sobre convivência na escola, bullying e violência, Luciene Tognetta, da Unesp, afirma que o cenário da educação apresenta uma combinação preocupante. — Agressão doméstica, ciberagressão e outros componentes que vimos ganhar força na pandemia vão potencializar os desafios da violência nas escolas, que estão completamente despreparadas, sem nenhum tipo de política pública, e com professores sem saber o que fazer. Alunos com todos esses problemas vão explodir as escolas — avisa a professora.

O Globo

Dicas

MEC disponibiliza Cadernos de Percurso Pedagógico para o ensino fundamental

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) disponibilizará, nesta quinta-feira (31), durante o evento virtual que será transmitido pelo canal do MEC no YouTube, às 15h, os Cadernos de Percurso Pedagógico, suporte interventivo que integra a Estratégia de Acompanhamento Personalizado nas ações de recuperação das aprendizagens.
O material foi estruturado no âmbito do Programa Brasil na Escola (PBE) e desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará, por meio do Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE), e contou, ainda, com a colaboração de profissionais da educação indicados pelas redes de ensino.

MEC

Tecnologia

Gamificação e apps de comunicação são tendências para a educação brasileira

Transformação Digital impulsiona medidas para revolucionar o ensino de jovens e adultos no País
Cerca de 80% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Os setores educacional e de entretenimento foram os que mais cresceram no período pesquisado. A Transformação Digital, exacerbada durante a pandemia, está modificando a forma como consumimos conteúdo, inclusive educacional. Algumas tendências vêm se consolidando na nova realidade, como o ensino híbrido. Mas não é o mesmo modelo dos últimos dois anos, com a combinação entre aulas presenciais com ensino à distância, ou a transmissão ao vivo de aulas para os estudantes assistirem de casa.

Infor Channel

Gestão

Victor Godoy Veiga é nomeado para ocupar o Ministério da Educação interinamente

Com a saída de Milton Ribeiro, o Ministério da Educação será comandado interinamente por Victor Godoy Veiga. Ele foi nomeado nesta terça-feira (29), conforme publicação no "Diário Oficial da União (DOU)". Victor Godoy era secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesmo período em que Milton Ribeiro assumiu o comando do órgão.

g1

Candidatos ligados ao Centrão e evangélicos se articulam de olho na vaga de Ribeiro; saiba quem são

Carta Capital

Centrão procura 5º ministro da Educação; conheça o mais cotado

Correio Braziliense

MEC: Troca de ministro quebra gestão e mantém desmonte, dizem especialistas

Uol

Profissionais da Educação

Sob protestos, novo plano de carreira para professores de SP é aprovado

Segundo gestão Doria, proposta elevará o piso salarial da categoria em 73% e adesão é facultativa
Com clima tenso do lado de fora e no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputados aprovaram, nesta terça-feira (29), o projeto de lei que institui plano de carreira para professores do ensino médio e fundamental, diretores de escola e supervisores educacionais da rede estadual pública.

Folha de São Paulo

No 15º dia de greve, servidores da Educação em Goiânia realizam ato na porta do TCM

Desde o último dia 15 de março quando os trabalhadores da Rede Municipal de Educação de Goiânia deflagraram em Assembleia a greve das unidades educacionais, a categoria, que reivindicam o pagamento da data-base, reajuste salarial em 33,24%, e outros benefícios, aguardam um novo posicionamento da Prefeitura de Goiânia, para negociações.

Diário de Goiás

Inclusão

Inclusão na Educação Infantil: autismo e estratégias para as propostas pedagógicas

Confira seis pontos que podem apoiar os professores no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista
Independente da deficiência, de um laudo ou diagnóstico médico, trata-se de uma criança em fase peculiar de desenvolvimento, com um histórico, gostos e preferências – e o primeiro passo é o professor se dedicar a conhecê-la, de fato, em suas singularidades. Inclusive, não existe uma “receita de bolo” para o atendimento de crianças com TEA, e mesmo que o docente tenha várias ao mesmo tempo em sua sala, como já aconteceu comigo, cada uma tem suas especificidades associadas a esse transtorno.

Nova Escola

Leis e políticas

Plenário poderá analisar criação do Sistema Nacional de Educação ainda neste ano, diz relator

Senado aprovou proposta sobre o tema em março, na Câmara já havia um projeto em tramitação sobre o assunto; agora os dois textos serão analisados em conjunto
O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) avaliou nesta terça-feira (29) que a proposta para criação do Sistema Nacional de Educação (SNE) poderá ser votada pelo Plenário da Câmara dos Deputados ainda neste ano. A iniciativa é uma das prioridades da Frente Parlamentar Mista da Educação.

Câmara

Projeto estabelece que alteração na Base Nacional Comum Curricular dependerá de lei

O Projeto de Lei 611/22 estabelece que a inclusão de novos componentes curriculares de caráter obrigatório na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dependerá de aprovação de lei e deverá receber pareceres de caráter orientativo do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do ministro da Educação.
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

Reitor pode ser impedido pelo MPF de se matricular na UFPB via cotas

Valdiney Gouveia concluiu o ensino médio há 39 anos e ja possui duas graduações, mestrado, doutorado e pós-doutorado
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que não efetive a matrícula do candidato Valdiney Veloso Gouveia, reitor da instituição, que foi aprovado no curso de engenharia de produção pelo sistema de cotas para estudantes oriundos de escola pública.

iG

Avaliação

Em meio ao desmonte no MEC, Inep quer repetir questões no Enem 2022

Em mais um capítulo da crise no MEC (Ministério da Educação), gestores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado à pasta, propõem repetir perguntas de edições anteriores no Enem 2022. Um dos motivos é a escassez do BNI (Banco Nacional de Itens), que reúne questões aprovadas para o exame.

Uol

Repetir questões no Enem 2022 é precarização do exame, diz especialista

Uol

Eventos

Mesmo fora do MEC, Milton Ribeiro confirma presença em comissão no Senado

O agora ex-ministro da Educação Milton Ribeiro confirmou presença na Comissão de Educação do Senado, na próxima quinta-feira, para prestar esclarecimentos sobre suposto esquema de corrupção no MEC envolvendo liberação de verbas para municípios.

Veja

Protesto em frente ao MEC, no DF, pede melhorias na educação após denúncia de corrupção

Servidores públicos e estudantes se reuniram, nesta terça-feira (29), em frente ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para pedir melhorias nas funções desenvolvidas pela pasta. O ato ocorreu após denúncias de corrupção envolvendo o ex-ministro Milton Ribeiro.

g1

Escolas recebem prêmio por projetos de gentileza e generosidade

Projetos de conscientização social, de arrecadação de alimentos, material escolar e artigos eletrônicos aparecem entre os mais recorrentes na premiação
Escolas do Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais receberam o Prêmio Gentileza e Generosidade por desenvolverem projetos conectados com 7 princípios de Educação para a Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania.

Porvir

Polêmicas

Governo de SP lança documentário autoelogioso sobre aulas remotas

Série com quatro episódios foi patrocinada pela Unesco; exibição será em escolas estaduais a partir do dia 4, e há negociação com Cine Sesc e streaming
A Secretaria da Educação de São Paulo lançará um documentário sobre as aulas online durante a pandemia de Covid-19. "Escolas Remotas" terá pré-estreia nesta quinta (31) para convidados, no Cine Marquise, do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, região central da capital, e, a partir de segunda-feira (4) será exibido em todas as escolas da rede estadual.

Folha de São Paulo