segunda-feira, 4 de abril de 2022

Notícias da Educação - 04/abr/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Sete de cada 10 alunos relatam sinais de depressão ou ansiedade, diz estudo do governo de SP

Levantamento em parceria com o Instituto Ayrton Senna mostrou que a saúde mental dos alunos piorou em 2021, em meio a agravamento da pandemia e longo período de escolas fechadas
Um estudo realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Ayrton Senna revela que sete em cada dez estudantes da rede pública estadual relataram sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia do novo coronavírus. Isso não quer dizer que eles tenham sido dignosticados ou tenham alguma dessas condições, mas reportaram sinais que exigem alerta.

Terra

De 642 mil alunos, 69% relatam sintomas de depressão e ansiedade em SP

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Personalização do ensino exigirá Inteligência Artificial

(...) Succi se refere à aprendizagem personalizada, vitrine do uso de IA na educação. No documento "Inteligência artificial na educação: mudanças e oportunidades para um desenvolvimento sustentável", a Unesco menciona dois campos nos quais a inteligência artificial pode dar contribuições significativas: a personalização da aprendizagem e sistemas de gestão escolar.

Terra

Cartas e batalhas Pokémon ganham nova geração e voltam a ser febre nas escolas

Nos intervalos de aula das escolas, cartas espalhadas pelas mesas e pelo chão. Crianças promovem batalhas, com atributos de força e resistência. Mas outras apenas procuram as mais raras e valiosas. Há uma nova "febre Pokémon", jogo criado em 1996 no Japão, com base em um universo de monstrinhos que lembram animais ou plantas. A franquia sobrevive há 25 anos, se reinventando por animes e jogos.

Terra

Dicas

Projeto patrocinado pela Petrobras lança jogo ambiental para educação ecológica de crianças

Patrocinado pela Petrobras, o projeto Mangues da Amazônia lança jogo ambiental para celular, destinado à educação ecológica de crianças. O objetivo é sensibilizar este público para a importância da conservação dos manguezais, possibilitando o contato com a fauna, a flora e a ecologia desse ecossistema de forma lúdica e interativa.

Uol

Jogos e manual mostram que eleições e política são assunto de criança

Qual é a história das eleições? Quem pode votar? Como os partidos são formados? As dúvidas das crianças e adolescentes, que surgem principalmente no ano eleitoral, ganham respostas no “Manual das Eleições”, criado pelo Joca, jornal para jovens e crianças.

Porvir

Tecnologia

'Inteligência artificial já consegue inferir estado cognitivo e estilo de cada aluno'

Ninguém duvida que - em mais tempo ou menos tempo - a inteligência artificial vai revolucionar a educação. Mas quais desafios tecnológicos, orçamentários e éticos estão no caminho? "Com dados, a inteligência artificial consegue inferir, com relativo sucesso, o estado cognitivo, afetivo, estilo de aprendizagem, aptidões e, também, os pontos fracos de cada aluno", explica Rosa Maria Viccari.

Terra

Gestão

SUS da Educação, universidades, pós-pandemia: os desafios do próximo ministro da Educação

Por enquanto, o Ministério da Educação está sob comando de um ministro interino, Victor Godoy Veiga, que até a saída de Milton Ribeiro era secretário-executivo da pasta. Ele poderá ou não ser confirmado como ministro, mas, independentemente da decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL), quem quer que seja escolhido como o novo titular do MEC terá de enfrentar grandes – e antigos – desafios nos próximos 9 meses.

Gazeta do Povo

Em campanha nacional, MEC convida famílias e toda a sociedade para auxiliarem no combate ao abandono e à evasão escolar

Desde o dia 28 de março, entrou em funcionamento o Disque 100 - Brasil na Escola, para o recebimento de ligações que informem sobre crianças e adolescentes não matriculados na rede de ensino ou que estejam sem frequentar a escola. O canal de comunicação, colocado no ar por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), compõe a estratégia do MEC para o enfrentamento de situações de abandono e evasão escolar no país. As ligações podem ser efetuadas de todo o Brasil, gratuitamente, de qualquer telefone fixo ou móvel (celular), 24h por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Basta discar 100.

MEC

Inclusão

Inclusão de aluno autista avança no Brasil, mas ainda é desafio

Nos últimos cinco anos houve um aumento substancial de matrículas de crianças e adolescentes diagnosticados no transtorno do espectro autista (TEA) em escolas regulares no Brasil, mas, neste Dia Internacional de Conscientização do Autismo, a percepção é de que a luta pela inclusão escolar ainda engatinha. Apesar da maior presença, os principais desafios persistem.

Terra

Leis e políticas

Maioria dos países não tem plano para enfrentar ‘perda colossal’ na educação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Banco Mundial divulgaram relatório preocupante sobre a situação da educação no mundo. O documento intitulado “Onde estamos na recuperação da educação?” revela uma “perda colossal” no aprendizado infantil durante a pandemia de covid-19. Por isso, os organismos instam as nações a planejarem políticas públicas para reduzir os danos.
“Enquanto os países lutam para se recuperar, estão negligenciando a única e mais eficaz ferramenta de recuperação e sustentabilidade de longo prazo – a educação”, afirma o texto.

RBA

Policiais e jurídicas

Saída de Milton Ribeiro do comando da Educação não encerra desgaste ao governo

Embora tenha solucionado o problema político para o governo Bolsonaro, pelo menos momentaneamente, a demissão não tem o condão de encerrar as investigações abertas pelo Tribunal de Contas da União, pela Controladoria-Geral da União e pela Polícia Federal para apurar as suspeitas de pagamento de propina para liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

O Tempo

Aluna é presa por atear fogo em colega após bullying em Goiás

Segundo a Polícia Militar, a jovem de 19 anos teria sofrido bullying por causa de um bronzeamento e por isso teria atacado a outra estudante, que tem 17 anos.
O crime ocorreu na fila de espera para o lanche e, assim que a agressora colocou fogo na outra menina, funcionários da escola chamaram o Corpo de Bombeiros.

Correio Braziliense

Trote UFPR: estudantes serão indiciados por lesão corporal gravíssima

Quatro pessoas foram presas em flagrante após um trote organizado por estudantes do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizado na última quarta-feira, em um terreno próximo ao campus em Palotina, no oeste do estado. Eles, que têm idades entre 21 e 23 anos, foram indiciados e vão responder por lesão corporal gravíssima e constrangimento ilegal. Cerca de 20 calouros tiveram queimaduras de primeiro e segundo grau.

iG

Estatística, pesquisas e estudos

Projeto quer alterar LGPD para permitir compartilhamento de informações do Censo Escolar e do Enem

Um projeto de lei quer alterar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para autorizar o compartilhamento público de dados e microdados coletados por meio do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inclusive segmentados por instituição de ensino.
A proposta tramita em regime de urgência e será analisada diretamente pelo Plenário da Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, o poder público fica autorizado a compartilhar e a dar publicidade a esses dados de crianças e adolescentes, desde que não identifiquem cada estudante.

Escolas Exponenciais

Escola de tempo integral é promissora, mas pode elevar repetência

SP amplia carga horária, mas não segue modelo bem-sucedido de Pernambuco, que priorizou matemática
Com expansão acelerada em São Paulo, o ensino em tempo integral tem potencial de melhorar o aprendizado dos estudantes, mas também pode provocar efeito reverso ao esperado, com piora de indicadores educacionais.
É o que mostram recentes estudos sobre programas de aumento da carga horária implantados no Brasil. Com diferentes desenhos, eles obtiveram resultados díspares.

Folha de São Paulo