quinta-feira, 7 de abril de 2022

Notícias da Educação - 07/abr/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

A escola diante do dilema de avaliar para resultado ou desenvolvimento

Uma das reflexões mais importantes durante a Bett UK 2022, evento de referência mundial quando o assunto é educação e tecnologia, realizado em Londres entre os dias 29 e 31 de março, foram as formas e a necessidade das avaliações. Com tanta coisa mudando nas escolas desde o início da pandemia, faz sentido continuar avaliando como antes? Há quem acredite que as avaliações tradicionais mais prejudicam do que auxiliam a promover de fato aprendizagens.

Porvir

Colégios de SP preparam estratégias para enfrentar polarização nas eleições

O aumento da polarização no país, com as eleições presidenciais em outubro, já preocupa as escolas particulares de São Paulo. Com o receio de que as atividades em sala de aula se tornem munição política para candidatos, elas buscam estreitar a comunicação com os pais para evitar que discordâncias no ambiente escolar virem embates públicos.

Folha de São Paulo

Projetos

QR Codes facilitam a criação de trilhas e a entrega de trabalhos

Professora de ciências da cidade de Limeira (SP) detalha como leva a tecnologia para suas aulas, com diferentes turmas do ensino fundamental
A inovação veio pra ficar com a pandemia e, nesse contexto, percebi a importância de ensinar os estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da E.E. Professor Arlindo Silvestre, em Limeira (SP), a utilizar a tecnologia a favor deles. Apesar de terem nascido na era digital, ainda não são nativos digitais. Muitos não sabiam como acessar e-mails, outros tinham dificuldade em fazer curadoria de materiais relacionados à aula. A maioria também não tinha aprendido a usar o celular como um recurso pedagógico: eles sabem mexer em redes sociais, mas desconhecem as plataformas educacionais.

Porvir

Gestão

Governo Bolsonaro destina R$ 26 mi em kit robótica para escolas sem água e computador

Verba do MEC beneficia empresa de aliado de Lira em AL; pasta não comenta, e presidente da Câmara nega envolvimento
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) destinou R$ 26 milhões de recursos do MEC (Ministério da Educação) para a compra de kits de robótica para escolas de pequenas cidades de Alagoas que sofrem com uma série de deficiências de infraestrutura básica, como falta de salas de aula, de computadores, de internet e até de água encanada.

Folha de São Paulo

Verba do orçamento secreto do MEC vai para empresa do pai de aliado de Lira

Uol

Digital segura alunos, mas empresas de educação têm dificuldade em aumentar mensalidades

Sem conseguir elevar tíquete médio, educacionais devem conviver com um cenário desafiador em termos de rentabilidade em 2022
Passados os piores momentos da pandemia, as empresas do setor de educação já observam melhoras nos indicadores operacionais, assim como uma tendência que veio para ficar: o ensino digital e à distância. Entretanto, isso não vem se refletindo totalmente em ganhos, já que as educacionais vêm obtendo dificuldade em elevar o tíquete médio do ensino digital em comparação com o presencial, trazendo desafio à rentabilidade em 2022.

InfoMoney

Profissionais da Educação

GO: Sem perspectiva de colocar fim à greve, sindicatos buscam melhorias na proposta e falam em acionar Justiça

A greve na rede municipal de Educação de Goiânia entra, nesta quarta-feira (6), em seu 23º dia, com desgaste entre servidores da categoria e Paço Municipal para chegar a um acordo. Isso porque, a última proposta apresentada não agradou os profissionais, que optaram por dar continuidade na paralisação, até que suas reivindicações sejam atendidas.

Diário de Goiás

Servidores municipais da educação decidem manter greve em BH

A greve da educação municipal começou no último dia 16. A categoria questiona o reajuste de 11,77% oferecido pela prefeitura, mais complementação via de posicionamento na carreira, e cobra o pagamento do piso salarial a todos os níveis.

g1

Policiais e jurídicas

Presidente do FNDE falará no Senado sobre intermediação de verba da educação por pastores

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, enviou ofício à Comissão de Educação do Senado confirmando presença em audiência prevista para esta quinta-feira (7).

g1

Randolfe: CPI do MEC depende de duas assinaturas para ser aberta no Senado

Uol

UFPR afasta 25 estudantes suspeitos de trote que deixou calouros queimados

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu afastar preventivamente por 30 dias (prazo que pode ser prorrogado) os 25 estudantes suspeitos de aplicarem trotes violentos contra cerca de 20 calouros do curso de Medicina Veterinária, no câmpus de Palotina, no interior do Estado. Os universitários são suspeitos de terem jogado um líquido - supostamente creolina - nos corpos dos calouros e provocarem queimaduras durante a noite de 30 de março.

Correio Braziliense

Técnico e Profissionalizante / Executiva

MEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicos

O Ministério da Educação (MEC) lança hoje (6) a primeira etapa do Projeto Verticaliza, que proporcionará aos estudantes de cursos técnicos de nível médio o aproveitamento de seus estudos em cursos superiores. A ação, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), conta com a parceria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

EBC