terça-feira, 19 de abril de 2022

Notícias da Educação - 19/abr/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Você sabe o que é psicologia das cores?

A cor é uma dimensão que comunica uma mensagem emocional, de advertência, de alegria e por aí adiante.
A psicologia das cores tem grande impacto em nosso dia a dia e é de fundamental importância na educação infantil, pois influencia na criatividade e no controle emocional das crianças.

Catraca Livre

Dicas

Capes oferece capacitação gratuita para estudantes e professores

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em parceria com a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), oferece seis tipos de cursos de capacitação para alunos de licenciatura, professores e outros profissionais que atuam na educação básica.

R7

Projetos

#FakeToFora: Projeto voltado à checagem nas eleições traz planos de aula gratuitos

Incentivar o processo democrático é um dos principais objetivos do Projeto #FakeToFora. Criado pelo Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia e apoiadores oficiais, como o próprio TSE e a Câmara dos Deputados, a iniciativa convida educadores e estudantes que se preparam para votar a analisar a origem das informações (quando devem ser confiáveis e compartilhadas). São seis planos de aula gratuitos, focados no papel da cidadania e da educação midiática no processo eleitoral.

Porvir

Gestão

MEC e Microsoft firmam acordo para recuperar aprendizagem de mais de 38 milhões de estudantes

O Ministro de Estado da Educação, Victor Godoy, em uma solenidade realizada no Palácio do Planalto, com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou, na quarta-feira (12), a celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e a Microsoft, para disponibilização gratuita da solução Office 365 Educacional A1 (versão nuvem) para toda a educação pública brasileira, seja para a rede de ensino federal, estadual, distrital ou municipal.
A partir do Acordo firmado, gera-se um compromisso, entre o MEC e a Microsoft, de fomento e apoio às redes na consolidação dessas soluções para as instituições de ensino que desejarem. Com a medida, cerca de 138 mil escolas públicas e seus mais de 38 milhões de estudantes serão beneficiados.

MEC

Ameaça a servidores e Escola de Guerra: quem é o novo ministro da Educação?

Servidor de carreira, trabalhou como auditor federal na CGU (Controladoria-Geral da União) desde 2004 até virar secretário-executivo do MEC em julho de 2020, quando Ribeiro passou a chefiar a pasta.
Segundo fontes ouvidas pelo UOL, deve conduzir o ministério seguindo o caminho de Ribeiro —sempre teve espaços privilegiados em reuniões e decisões do MEC.

Uol

Leis e políticas

Câmara aprova texto-base de MP que prevê internet gratuita para alunos carentes da rede pública

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (18) o texto-base da Medida Provisória 1077/21, que cria o Programa Internet Brasil para promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Em dez anos, Brasil distribui 1,4 bilhão de livros didáticos para escolas públicas

Informação está disponível no Anuário lançado pela Abrelivros com foco no PNLD (Programa Nacional do Livro e Material Didático)
O Anuário mostra que, só no ano passado, foram distribuídos 136,8 milhões de exemplares de livros escolares, chegando às mãos de 28,9 milhões de estudantes. Para executar o PNLD, política pública baseada no princípio da “Educação para todos” e consolidada desde os anos 90, foi investido R$ 1,172 bilhão em 2021. Assim, o preço médio de cada obra ficou em R$ 8,57.

R7

Aprendizagem cai entre alunos da rede pública de MG, indica pesquisa

Levantamento aponta redução no desempenho dos alunos da rede estadual de Minas Gerais entre 2019 e 2021, segundo ano da pandemia de Covid-19.

R7

Avaliação

Inep inicia aplicação do Pisa 2022 no Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou, nesta segunda-feira, 18 de abril, a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. A avaliação será realizada em todo o Brasil, até 31 de maio, e é direcionada aos estudantes na faixa etária dos 15 anos, matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental. O principal domínio a ser avaliado no Pisa 2022 será matemática. Os estudantes também farão avaliações de leitura e ciências, além de Letramento Financeiro e Pensamento Criativo, áreas inovadoras relativas às competências esperadas para o século 21.

MEC

Eventos

Educação imersiva pode mudar a forma de ensinar e aprender

O conceito de educação imersiva – que coloca o aluno em contato direto com o conteúdo pedagógico através de modernas tecnologias – será tema do minicurso que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai oferecer nesta terça-feira, dia 19, às 19 horas, no canal da cátedra no Youtube. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.

Usp

Congresso gratuito e on-line traz reflexões sobre a escola do futuro

Como será a escola do futuro? Como as habilidades socioemocionais, a educação financeira e a participação da família na vida escolar vão contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento dos alunos?
Essas são algumas das reflexões que estarão em debate no evento “A escola do futuro começa hoje”. O congresso ocorre nos dias 27, 28 e 30 deste mês. Gratuito e on-line, o evento já tem confirmada a participação de nomes como a ginasta Rebeca Andrade e a influencer Nath Finanças.

Escolas Exponenciais

Polêmicas

EUA: Professor contrário à ideologia de gênero vai ser indenizado

Nicholas Meriwether, professor de Filosofia na universidade americana de Shawnee State University, em Portsmouth, Ohio, vai receber 400 mil dólares de indenização por ter sido perseguido pela instituição de ensino após se negar a usar pronomes femininos para se referir a um aluno transgênero. O professor entrou na Justiça americana para garantir seu direito de liberdade religiosa e de se expressar de acordo com sua fé.

Gazeta do Povo