quarta-feira, 18 de maio de 2022

Notícias da Educação - 18/mai/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Como avaliar as vivências e as aprendizagens das crianças

(...) Realmente, avaliar como a meninada reage, interage e expressa o que sabe, o que desconhece e o que desperta seu interesse estando a distância não é tarefa das mais simples. Neste ano, com o retorno às atividades presenciais, a realidade é outra. Desde que voltou ao convívio diário e ao vivo com os pequenos, Roseane se dedica a acompanhar com atenção o que eles manifestam durante as diversas situações propostas. Afinal, na Educação Infantil, a observação e a escuta atentas devem ser o centro do processo de avaliação e colaboram diretamente para fazer um planejamento alinhado às necessidades das crianças.

Nova Escola

Educação inclusiva traz caminhos para desafios da escola no pós-pandemia

O retorno presencial ainda é um desafio para escolas de todo país. Depois de tanto tempo de aulas remotas, a perda da experiência coletiva trouxe dificuldades que vão além dos diferentes níveis de aprendizagem. Em muitas salas de aula, educadores estão diante de turmas com altos índices de desmotivação, estresse, angústia e falta de concentração.
Diante desse cenário, especialistas que subiram ao palco da Bett Brasil, evento de tecnologia e educação, realizado na última semana em São Paulo (SP), defendem que a educação precisa se transformar para acolher a diversidade e as múltiplas formas de aprender. E isso passa, necessariamente, pela inclusão.

Porvir

Dicas

Ministério da Educação lança nova versão do GraphoGame

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta terça-feira (17), a nova versão do GraphoGame Brasil, um aplicativo gratuito que ajuda os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprenderem a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro.
O aplicativo, que está disponível gratuitamente nas principais nas lojas virtuais para sistemas Android, IOS e Microsoft, é um recurso de apoio pedagógico finlandês voltado para crianças com idades entre 4 e 9 anos.

MEC

Profissionais da Educação

Secretaria de Educação de Natal desconta salário de professores grevistas

Num ofício circular direcionado às unidades da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) orienta as unidades da rede municipal de ensino para a reposição dos dias de greve dos professores no mês passado. Com isso, o ano letivo de 2022 será concluído somente em fevereiro de 2023, incluindo aulas aos sábados. Haverá ainda corte de ponto com redução dos salários já na folha do mês de maio de todos os grevistas. Com a reposição, que será concluída ao final do período letivo, a Prefeitura diz que restituirá em março de 2023 aquilo que tiver sido descontado dos salários.

Tribuna do Norte

MP estima carência de 7 mil professores na rede estadual do RJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vai apurar a falta de professores e de profissionais de apoio na rede de ensino. Segundo o MP, estima-se uma carência de pelo menos 7 mil professores na rede estadual.
A Promotoria de Justiça vai trabalhar em informações apresentadas durante reunião realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio, no último dia 10, com a presença de representantes da Secretaria de Educação.Uma das informações é que haveria um cadastro de reserva com mais de 9 mil aprovados em concursos realizados e homologados antes da entrada do Estado no Novo Regime de Recuperação Fiscal.

EBC

Inclusão

As mudanças na Lei de Cotas em disputa na Câmara

A revisão da Lei de Cotas para acesso a estudantes do ensino médio público a universidades federais (Lei 12.711/2012) marcada para este ano pode ser adiada.
Na atual legislatura da Casa, foram apresentadas 19 propostas, sendo nove delas favoráveis à política afirmativa, uma neutra, e nove contrárias, segundo levantamento do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) e do Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (Geema). O alvo dos opositores é a subcota racial. A intenção é modificar o Artigo 3º, que trata do benefício a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

BBC

Leis e políticas

Campanha Nacional pelo Direito à Educação lista 10 motivos para ser contra o homeschooling

"A regulamentação da educação domiciliar representa um risco ao direito à educação, pois ela pode aumentar as desigualdades educacionais e sociais no Brasil, aumentar a violência e desproteção de milhões de crianças e adolescentes. Somos contrários ao mérito da proposta", destaca a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda.

JC

Deputados bolsonaristas pressionam para afrouxar regras de ensino em casa

Uol

Câmara aprova texto-base da MP sobre renegociação do Fies

O texto-base da Medida Provisória (MP) 1090/21 sobre a renegociação da dívida dos estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi aprovado pela Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (17). A medida trata dos contratos firmados até o segundo semestre de 2017, quando o programa foi reformulado. Para o aluno que está inadimplente há mais de um ano, os descontos podem chegar a 99% do valor da dívida. O texto agora segue para apreciação do Senado.

Gazeta do Povo

Pandemia desacelera perda de alunos na EJA, mas orçamento segue em queda

Desde 2012, o orçamento federal dedicado a essa modalidade despencou de R$ 1,8 bilhão para R$ 8 milhões. Só durante a pandemia, segundo a Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do MEC, os recursos destinados à alfabetização de jovens e adultos caíram 70% em 2020 e 67% em 2021.

Folha de São Paulo

Projeto inclui oferta de creche como critério de avaliação no ensino superior

Um projeto de lei de autoria do senador Rodrigo Cunha (União-AL) acrescenta a manutenção de creches para filhos e tutelados de estudantes, professores e demais funcionários como um dos aspectos a serem considerados na avaliação de instituições de educação superior. Para isso, a proposição (PL 1.062/2022) altera a Lei 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Senado

Após aprovação em 1ª discussão, projeto que proíbe uso de linguagem neutra em escolas de Juiz de Fora volta à pauta na Câmara; entenda

O Projeto de Lei (PL) que proíbe o uso de linguagem neutra em escolas de Juiz de Fora voltará à pauta da Câmara Municipal na reunião ordinária desta terça-feira (17). A proposta foi aprovada em 1ª discussão no dia 28 de abril, quando recebeu pedido de vista da vereadora Cida Oliveira (PT) na discussão seguinte.

g1

Policiais e jurídicas

DF terá de indenizar aluna que sofreu queimaduras em feira de ciências

A Justiça condenou o Governo do Distrito Federal a indenizar uma aluna de 14 anos que sofreu queimaduras de segundo grau em diversas partes do corpo após explosão em uma feira de ciências. O caso aconteceu em centro de ensino fundamental em Ceilândia, em 2016.

Correio Braziliense