quinta-feira, 26 de maio de 2022

Notícias da Educação - 26/mai/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Covid-19: UFJF decide pelo fim da exigência do passaporte vacinal nos campi da instituição

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu nesta quarta-feira (25) pelo fim da exigência do passaporte vacinal.
Segundo a UFJF, a medida, aprovada por maioria de votos, vale para toda a comunidade acadêmica, incluindo estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs). O documento também não será mais cobrado para acesso aos espaços da instituição.

g1

Dentro da Escola

Dos sonhos ao projeto de vida: como o planejamento financeiro pode ajudar os alunos no futuro?

Um dos grandes pilares da Educação Financeira, o tema exige traçar metas, tomar decisões e repensar atitudes diante do dinheiro
Salário, publicidade, consumo, desemprego e inflação... Todos esses aspectos estão de alguma forma relacionados com o planejamento financeiro, aquele feito na prática com o objetivo de organizar o orçamento familiar ou alcançar uma meta almejada.

Nova Escola

Dicas

UNESCO lança série de cadernos “Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola”

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou a série de cadernos “Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola”. O projeto, que contou com a participação do Ministério da Educação (MEC), pretende subsidiar os profissionais da educação na realização de uma abordagem pedagógica dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

MEC

Gestão

Como combater a inadimplência escolar?

A gestão financeira é essencial para manter o funcionamento e a qualidade da instituição de ensino, porém muitos de seus desafios foram acentuados com a pandemia. Se o atraso nas mensalidades já era um assunto delicado, o tópico se tornou ainda mais sério depois da crise. Combater a inadimplência escolar pode ser um caminho para manter as finanças saudáveis.

Escolas Exponenciais

Inclusão

Parlamentares defendem continuidade de ações afirmativas nas universidades públicas

Dez anos após sua entrada em vigor, a Lei de Cotas precisa ser aperfeiçoada, mas a política de inclusão étnico-racial nas universidades públicas não pode deixar de ser estendida. Essa é a opinião de participantes em audiência conjunta promovida nesta quarta-feira (25) pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Educação da Câmara dos Deputados.

Câmara

Leis e políticas

Tabata defende imposto a ex-aluno de universidade pública que possa pagar

Ativista na área da educação, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) manifestou-se contrária à implementação do PEC 206, que propõe cobrança de mensalidades nas universidades públicas, mas defendeu alternativas de "retribuição" financeira de ex-alunos, pois segundo ela, o ensino público superior enfrenta "um problema real de financiamento".

Uol

Bolsonaro sanciona MP que estende Prouni a alunos de escolas particulares que não tenham sido bolsistas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Medida Provisória (MP) que inclui no Programa Universidade Para Todos (Prouni ) os alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, mesmo sem bolsa de estudos. A medida, que valerá a partir de 16 de julho, foi publicada nesta quinta-feira (26) no "Diário Oficial da União" (DOU).

g1

Policiais e jurídicas

'Nunca recebi influência de pastor', diz presidente do FNDE sobre liberação de verbas

Marcelo Lopes da Ponte deu declaração em audiência pública na Câmara. Denúncias de atuação de pastores levaram à queda do ministro da Educação em março.
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, afirmou nesta quarta-feira (25) que "nunca" sofreu influência de pastores de ou de quaisquer outras pessoas na gestão do órgão.

g1

Presidente do FNDE afirma ter ouvido ‘conversas tortas’ sobre pastores lobistas

Carta Capital

Eventos

MEC debate sobre uso da tecnologia para fomento da educação básica e redução da evasão escolar

O uso da tecnologia na recuperação das aprendizagens foi tema debatido no terceiro dia do Fórum Mundial da Educação, que acontece no Reino Unido. Em sessão plenária, realizada nesta quarta-feira (25), o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Mauro Rabelo, apresentou as ações desenvolvidas pela Pasta com foco na temática. A palestra contou com a participação da delegação do MEC, comandada pelo titular, o ministro Victor Godoy.

MEC