Saúde & Educação
Sindicato diz que casos de covid-19 triplicaram nas escolas estaduais de SP
O Apeosp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) apontou que os casos de covid-19 nas escolas da rede pública estadual de São Paulo triplicaram nas últimas duas semanas. O período coletado vai de 11 a 26 de maio.
Em 15 escolas analisadas, foram verificados 121 casos da doença, o que equivale a uma média de oito testes positivos por escola.
UFSC pesquisa danos causados pela COVID-19 na linguagem de crianças
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pesquisará os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças. O estudo, um dos dois selecionados, recebeu bolsas de pós-graduação e verbas para custeio pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia da CAPES. Para realizar os projetos, a UFSC receberá R$ 200 mil, além de oito bolsas de mestrado, seis de doutorado e seis de pós-doutorado.
MECDentro da Escola
Educação participativa: como fortalecer a parceria da escola com familiares?
O envolvimento das famílias com a educação formal dos filhos chama-se educação participativa. Ela favorece não só a aprendizagem, o desenvolvimento e o desempenho acadêmico dos alunos, mas também ajuda para um ambiente escolar mais positivo e para a motivação e a autoconfiança dos alunos.
Além disso, a participação na vida escolar das crianças faz com que os pais ensinem, por meio do exemplo, que valorizam a educação. Do lado da escola, a boa relação garante a satisfação das famílias e influencia na retenção de alunos.
Literatura contemporânea é uma forma de aproximar estudantes da própria realidade
A “Ilíada”, de Homero, é um poema épico que narra os últimos acontecimentos da Guerra de Troia. Em mais de 15 mil versos, o texto traz uma representação de um período histórico quando se pensa na literatura. Elevado à posição de clássico literário, é considerado fundamental para entender a cultura.
Mas e quanto a refletir sobre a atualidade, como a literatura se porta? As muitas escolas literárias dão uma pista. Entre elas, a literatura contemporânea.
Dicas
10 ideias de jogos e brincadeiras na educação infantil
O brincar é fundamental na infância. É por isso que os jogos e brincadeiras na educação infantil têm um papel fundamental. “É por meio das brincadeiras que as crianças aprendem, se encantam, se divertem e constroem conhecimentos, desenvolvendo diversas habilidades”, afirma a professora de Educação Infantil, Nária Ribas.
Escolas ExponenciaisGestão
Maioria das escolas sem conexão fica no Norte e Nordeste, mostra pesquisa
O diagnóstico realizado pelo Gape indica que o país tem aproximadamente 138 mil escolas de ensino básico na rede pública. Desse total, 15 mil não têm qualquer tipo de conexão à internet. O levantamento apontou ainda cerca de 6 mil escolas sem energia elétrica.
“Das 15 mil escolas sem conexão, 54% estão na região Norte; 36,5% no Nordeste; 8% no Sudeste; 0,5% no Centro-Oeste e 1% no Sul. Esse grupo é prioridade. Também estamos abrindo um canal para realizar convênios com órgãos governamentais nas esferas estadual e municipal para acelerar os projetos de infraestrutura de conectividade”, afirma Aquino.
ES vai destinar R$ 588 milhões para educação básica e ampliação do tempo integral
O governo do Espírito Santo anunciou que vai investir um total de R$ 588 milhões na área de Educação. Os recursos serão destinados aos municípios para melhorias na alfabetização e educação básica, ampliação das escolas de ensino em tempo integral, e também para transporte escolar.
A GazetaEducação laica: como religiões devem ser tratadas nas escolas públicas?
De acordo com a Constituição Federal, sendo o Brasil um estado laico, a educação oferecida em instituições públicas também deve respeitar essa laicidade. É possível tornar, no entanto, compatível o caráter laico do estado com o ensino religioso ofertado nas escolas públicas? Como deve ser o ensino laico na prática? E qual a relação entre educação laica e o combate à intolerância religiosa?
UolProfissionais da Educação
Cpers define agenda de mobilizações pelo RS
O mês de junho deve marcar o retorno de diversas mobilizações do Cpers no RS. As novas orientações do Sindicato foram definidas após a reunião do Conselho Geral, na sexta-feira (27), que debateu principais temas e demandas dos educadores estaduais.
Correio do PovoInclusão
2,7 milhões de jovens estão fora da escola
A parcela de adolescentes e jovens que não concluiu o ensino médio e mesmo assim não frequenta mais a escola mantém sua trajetória de redução ao longo dos anos, a despeito do efeito recente da pandemia. O Brasil, no entanto, ainda tinha uma fatia de 12,2% do grupo com idade entre 15 e 21 anos nesta situação em 2021, segundo os números mais recentes para o indicador. Eles eram 2,72 milhões dos 22,31 milhões de brasileiros na faixa etária. O percentual estava em 16,4% em 2019 e 13,3% em 2020.
ValorEvasão escolar cai, mas segue alta
ValorSistema quer identificar aluno que deseja abandonar estudo
ValorPR lidera o combate ao abandono escolar, mas dados de 2022 preocupam
Gazeta do PovoLeis e políticas
Comissão volta a discutir projeto de mensalidade em universidades públicas
Sob obstrução de deputados no colegiado, a proposta teve a votação adiada na última semana. O presidente Arthur Maia (União-BA) atendeu a pedidos de parlamentares e determinou que, primeiramente, sejam conduzidas audiências públicas para debater o tema. E são justamente os requerimentos destas reuniões que serão votados na sessão desta terça.
VejaCE analisa projeto que autoriza poder público a divulgar dados do Censo Escolar
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai analisar um projeto de lei que autoriza que dados e microdados obtidos em Censo Escolar da Educação Básica e exames de avaliação de estudantes sejam apresentados e compartilhados pelo poder público (PL 454/2022).
Pelo projeto, os dados coletados no Censo Escolar que poderão ser compartilhados incluem informações sobre a educação básica, a educação de jovens e adultos, o ensino médio, o ensino superior e outros exames ou sistemas de avaliação realizados.
Policiais e jurídicas
‘Homeschooling’ pode esbarrar novamente no STF
Com forte atuação no Supremo, partidos de oposição monitoram a tramitação do projeto e, vislumbrando a hipótese de promulgação da lei, já se preparam para arguir a sua inconstitucionalidade. O argumento é o de que o texto, ao conceder aos pais a mera opção de ensinar os filhos em casa, ignora o artigo da Constituição que prevê a participação do Estado na concretização do direito à educação.
Essa percepção já foi expressamente defendida por dois integrantes do Supremo - o presidente, ministro Luiz Fux, e o vice-decano, ministro Ricardo Lewandowski. No julgamento de 2018, eles foram os únicos a afirmar que, mesmo que houvesse lei sobre o “homeschooling”, ela seria inconstitucional. Mas há margem para que mais magistrados venham a aderir a essa tese, formando maioria.
Câmara não pode impor percentual mínimo para gastos com educação
As regras gerais trazidas pela Constituição Federal possuem caráter impositivo, devendo ser observadas nas três esferas de governo, de modo que o município não pode delas se afastar.
Assim entendeu o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo ao anular uma norma de Itapeva, de autoria parlamentar, que previa a majoração de 25% para 30% do percentual mínimo do orçamento do município destinado à educação.
TCU reconhece que governo de SP usou verbas do Fundeb para Educação de forma irregular
O posicionamento do TCU aconteceu após uma representação do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Contas. De acordo com as procuradorias, o estado usou R$ 2 bilhões da verba do Fundeb em 2021 para pagamento de despesas previdenciárias de servidores aposentados.
g1Ensino Superior
Andifes avalia acionar SFT contra corte de verba para universidades
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) quer tentar reverter o corte orçamentário de mais de R$ 1 bilhão anunciado na última sexta-feira (27/5) pelo governo federal nos orçamentos das universidades e institutos federais do país. Além de apelar ao Congresso Nacional, a entidade prevê a adoção de uma série de ações na esfera federal, não apenas no âmbito do Ministério da Educação (MEC), mas também na Casa Civil da Presidência da República, e avalia ainda a possibilidade de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF).
Correio BrazilienseUnB diz que pode faltar água e luz após corte no Orçamento
Correio BrazilienseCorte no orçamento mobiliza universidades e institutos federais
Correio do PovoEntidades dizem que corte de verba vai parar projetos de pesquisa no país
UolÉ preciso avançar na questão do financiamento do ensino superior, diz presidente de entidade
Para educadora, pandemia trouxe aprendizados; País precisa avançar em políticas públicas
(...) É preciso avançar. As instituições particulares hoje respondem por 77% da graduação, 84% da pós e 31% de mestrado e doutorado. Em vez de perdão de dívidas (medida recém-adotada pelo governo federal), sugerimos sistemas como os de Austrália, Inglaterra, Coreia e Japão. Ali, o aluno paga com seu trabalho, depois de formado, de acordo com sua renda. Senão, mantendo o atual sistema, o governo vai sempre alegar que não tem verba e não vão aumentar as oportunidades para quem precisa. Também propusemos a ampliação do ProUni. Temos estudos que mostram que esses alunos evadem menos (8% no primeiro ano, ante 14% ensino público) e se esforçam mais. Os alunos querem estudar, mas eles não têm dinheiro.
Enfraquecimento da pandemia levou aumento de 35% nas matrículas este ano
A pandemia e os dois anos de isolamento social congelaram os sonhos de vida de muita gente. Além da insegurança financeira, muitos sofreram também com a instabilidade emocional e com a própria saúde física. Agora, com o retorno à normalidade proporcionado pela vacinação em massa, um dos planos retomados tem sido o de cursar uma graduação.
TerraEventos
Brasil e Portugal trocam experiências na área da educação
Representantes do Ministério da Educação (MEC) se reuniram, na última quinta-feira (26), com o presidente do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, professor Mário Velindro. Na pauta, discussão sobre a possibilidade de parceria e troca de experiências que levem a avanços para a educação dos dois países.
MECOutras do dia
Capacidade de se comunicar e pensamento crítico ainda são diferenciais
Cuidado, liderança e disponibilidade para aprender têm futuro; formação exigirá multidisciplinaridade e evoluir soft skills
(...) A adoção de tecnologias deu origem a uma demanda de empregos, mas também refletiu a importância contínua da interação humana. Um relatório do Fórum Econômico Mundial, que mapeou as oportunidades da nova economia, aponta que, embora o domínio de tecnologias disruptivas seja fundamental para o futuro do trabalho, habilidades como cuidado, liderança e capacidade para aprender serão igualmente valorizadas. O mundo do trabalho será ao mesmo tempo centrado na capacidade humana e na tecnológica.