quarta-feira, 29 de junho de 2022

Notícias da Educação - 29/jun/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Covid-19: Fiocruz recomenda novas medidas para evitar contágio em escolas e defende que aulas presenciais sejam mantidas

Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) defendeu a manutenção das aulas presenciais nas escolas em meio à alta de casos de Covid-19 no país – que registra a maior média móvel de diagnósticos por dia desde março. Elaborado por pesquisadores da fundação, que fazem parte de um grupo dedicado a avaliar a doença nas escolas, o documento afirma que as unidades escolares “não têm sido associadas a eventos de maior transmissão do vírus”. No entanto, orienta medidas como afastamento de casos positivos ou com sintomas respiratórios, disponibilidade de testes e vacinação – com a dose de reforço no caso de adolescentes e adultos – para evitar o contágio.

O Globo

Dentro da Escola

Protagonismo estudantil abre espaço para projetos sobre gênero na escola

Ao colocar os estudantes no centro do debate e ouvi-los atentamente, a escola pode facilitar o debate sobre gênero e sexualidade de maneira que faça mais sentido para a turma
Nem sempre é a escola quem “puxa” as principais conversas sobre gênero. Muitas vezes, o cotidiano dos estudantes faz com que eles próprios insiram debates que consideram relevantes dentro do ambiente escolar. Entender a escola como algo que não está dissociado da sociedade é fundamental para compreender essas relações.

Porvir

Benefícios do cálculo mental para crianças ainda na primeira infância

O cálculo mental, ferramenta necessária para aprender efetivamente a matemática, pode ser desenvolvido desde os primeiros anos de vida da criança. Isso porque, por meio dele, ela passa a compreender o sistema de numeração e aprende a realizar as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Tudo isso de forma simples, e, aos poucos, conseguindo avançar para operações mais complexas. De acordo com Cristhiane Amorim, a matemática deve ser inserida na rotina da criança desde quando ela começa a balbuciar as primeiras palavras.

Folha Vitória

Dicas

Websérie faz reflexões sobre uso de metodologias para o avanço da educação

Com sete episódios, a websérie “Pelo Mundo – Metodologias para o avanço da educação” será lançada nesta quarta-feira (29). A produção, que é uma iniciativa, do Instituto Unibanco, será transmitida às quartas e sextas-feiras no canal do Instituto no Youtube, até o dia 20 de julho.

Escolas Exponenciais

Gestão

TCU vê desvio de R$ 12,2 bi da seguridade social para Educação no governo Bolsonaro

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou irregularidades no uso de R$ 12,19 bilhões de recursos vinculados à seguridade social para custeio de despesas do Ministério da Educação, na análise da prestação de contas do governo de Jair Bolsonaro (PL) referentes a 2021.
O problema é listado no documento que recomenda aprovação com ressalvas das contas da Presidência, que será votado pelos ministros da corte de contas nesta quarta-feira (29).

Folha de São Paulo

Inclusão

Educação Antirracista: como desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental?

(...) “A Educação Antirracista inclui alunos negros e brancos e visa fazê-los compreender o racismo como um problema social a ser discutido e combatido por todos”, sintetiza Perla da Silva dos Santos, professora da rede municipal de Porto Alegre (RS) há mais de dez anos. “Afinal, os problemas que ocorrem na sociedade acontecem dentro da escola também – já que ela está inserida nesse mesmo contexto – e, por isso, precisamos todos pensar em práticas antirracistas em busca de um país mais justo.” Essa perspectiva da Educação Antirracista não é algo novo.

Nova Escola

Mapeamento vai mostrar dados sobre educação da população trans masculina

Para tentar resolver a falta de dados sobre a educação de homens trans no Brasil, uma iniciativa lançada ano passado tentou mapear a situação desse grupo da população em todo o país. E o plano agora é ampliar essa ação ainda em 2022.

Folha de São Paulo

Pessoas trans no ensino superior avançam, mas ainda há desafios

Se terminar o ensino básico já é um desafio para travestis e transexuais, entrar na universidade e seguir carreira acadêmica são um sonho ainda mais distante para grande parte dessas pessoas. Ainda pequena, a presença de professores trans e coletivos de alunos LGBT+ já faz a diferença e ajuda a trazer mais diversidade, combater preconceitos e pautar novos debates nos câmpus, mas esbarra em problemas estruturais dessa população e resistência de parte dos corpos docente e discente.

Escolas Exponenciais

Leis e políticas

Senado aprova ampliação do Pronatec para entidades de extensão rural

Com a mudança, o programa poderá ser executado com a participação de entidades privadas sem fins lucrativos
O programa, criado em 2011 pelo governo federal, tem o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e à qualificação profissional dos jovens e adultos de baixa renda. O texto já tinha sido aprovado na Câmara dos Deputados e, agora, segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

PF: 'Milton, Gilmar e Arilton cooptaram prefeitos para satisfazer interesses'

Ao solicitar à Justiça autorização para cumprir mandados de busca e apreensão na investigação sobre o 'gabinete paralelo' instalado no MEC durante a gestão Milton Ribeiro, a Polícia Federal apontou que indícios 'levam a crer' que o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) e os pastores Gilmar dos Santos e Arilton Moura 'cooptaram prefeitos para satisfazer interesses pessoais'.

Uol

Delegado que investiga gabinete paralelo de pastores no MEC será transferido de setor

Uol

CGU vê ‘vantagem indevida’ em impressão de bíblias com fotos de Milton Ribeiro

Carta Capital

Pastores organizaram 9 eventos do MEC e um deles com a presença de Bolsonaro

Folha de São Paulo

Ministro da Justiça está no centro da crise da Educação

Terra

Com 30 assinaturas, senadores protocolam pedido de abertura da CPI do MEC

Gazeta do Povo

Senadores aliados do governo tentam adiar CPI do MEC e ameçam recorrer ao STF

IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Qual é o nível de competência digital dos professores brasileiros?

(...) Cerca de 90% dos participantes da pesquisa acreditam serem bons usuários da Internet, além de terem facilidade no uso de dispositivos eletrônicos. A curiosidade e abertura para novos aplicativos também se faz presente para 90% dos entrevistados.
Ainda que mais de 60% dos respondentes tenham entre 1 e 9 anos de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em suas atividades de ensino, as tecnologias mais citadas ainda são apresentações em Powerpoint e o uso de recursos de áudio e vídeo. O cenário apresentado pela ferramenta CheckIn mostra que 77% dos participantes encontram-se em um nível intermediário de competência digital. Apenas 8,5% dos docentes têm baixa competência digital, ou seja, são “recém-chegados”.

Desafios da Educação

Avaliação

Resultados da avaliação diagnóstica de ensino foram "lamentáveis", diz secretária de Educação do RS

Dados mostram que alunos do 3º ano do Ensino Médio têm conhecimento de 7º ano do Fundamental em Matemática
Foram considerados "lamentáveis" os resultados da avaliação diagnóstica aplicada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) e do 3º ano do Ensino Médio (EM) da rede pública estadual em março deste ano. A afirmação foi feita nesta terça-feira pela secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, ao apresentar os dados aos deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS).

Correio do Povo

Ensino Superior

Inep regulamenta avaliação de instituição de educação superior

O MEC (Ministério da Educação) publicou uma portaria que regulamenta a Avaliação Externa Virtual in Loco, definida como a verificação das condições de oferta de educação superior. O anúncio consta no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (28).
As avaliações on-line têm duração mínima de dois dias. Durante a visita virtual, os avaliadores analisam documentos, entrevistam representantes institucionais e professores, além de realizar a avaliação in loco das instalações físicas da instituição. Toda a apresentação é feita por meio de videoconferência.

R7

USP prevê perda de 6,5% do orçamento com redução do ICMS

A Universidade de São Paulo (USP) estima em 6,5% a redução do orçamento da instituição para 2023 com as perdas decorrentes da redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. O governo estadual anunciou que o valor da tributação passou de 25% para 18%.

Uol

Outras do dia

Jovem é aprovado em 28 universidades nos EUA por jogar Fortnite

Matheus Guimarães Montenegro, 20 anos, mora em São Vicente, litoral de São Paulo. Apaixonado por jogos online, foi aprovado em 28 universidades nos Estados Unidos, por uma habilidade um tanto diferente — atleta de e-esports (competições de jogos virtuais, disputadas por competidores profissionais) é um craque em Fortnite. Diante das opções, ele escolheu estudar na Oklahoma Christian University, por ter uma bolsa de estudos de 75% para o curso de ciências da computação.

R7