quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 04/ago/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

Projeto de vida no novo ensino médio: alunos comemoram; professores se queixam de falta de formação

Uma das inovações do currículo do novo ensino médio, em vigor no país há pouco mais de seis meses, o projeto de vida traz uma mistura de sentimentos. Enquanto alunos comemoram a oportunidade de ter um espaço para debater em sala de aula carreira e futuro profissional, professores se queixam da falta de formação para dar a matéria, que é obrigatória tanto para escolas públicas quanto privadas.

g1

Tecnologia

Benefícios e desafios da tecnologia na educação

Cada vez mais inserida na sociedade, a tecnologia vem para ajudar, flexibilizar, tonar mais fácil o acesso a determinados itens, informações, conteúdos, na realização de tarefas, entre tantos outros proveitos. E ter ciência de que ela chegou para todos, todas as pessoas, de todas as idades gera uma dúvida principalmente para os pais, onde querem saber se a tecnologia é benéfica ou prejudicial para as crianças, principalmente aquelas que se encontram em período de aprendizagem. E a resposta: depende! Pois adotando as ferramentas e estratégias corretas é possível utilizar a tecnologia para promover o desenvolvimento escolar dos pequenos, porém, claro que o uso desenfreado da mesma podem ocasionar problemas e atrapalhar a evolução dos alunos.

Educa+ Brasil

Gestão

Rede municipal de Porto Alegre deve incluir educação digital no currículo escolar

A rede municipal de ensino de Porto Alegre deve ganhar, em breve, um novo componente curricular: aulas sobre educação digital. A inclusão do assunto se deve à aprovação de um projeto de lei nesta quarta-feira (3) pela Câmara dos Vereadores da Capital.

Zero Hora

Inclusão

As barreiras e desafios da inclusão escolar dos alunos com autismo

De acordo com o último Censo Escolar no Brasil, há quase 300 mil alunos com autismo – Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Todos eles sejam nas redes públicas, privadas e filatrópicas, revelando uma alta de 280%, ante 77 mil em 2017.
Apesar do aumento de alunos que passaram a frequentar a escola nesse período, o número ainda é modesto comparado com o univero de pessoas que têm autismo. No Brasil, estima-se que um milhão e meio de pessoas têm autismo. Dessa forma, apenas uma parcela pequena desse público tem acesso à educação.

Folha Vitória

Leis e políticas

Comissão aprova projeto que altera lei de garantia de acesso à internet a alunos e professores

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 810/22, que faz uma série de alterações na lei que trata da garantia de acesso à internet a alunos e a professores da educação básica pública (Lei 14.172/21), com o objetivo principal de tratar da ampliação – e não da garantia – do acesso e estimular o uso de tecnologias educacionais.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Policiais e jurídicas

Justiça derruba liminar que barrava escola cívico-militar no estado de SP

Na decisão, o desembargador José Luiz Gavião de Almeida justifica que a escola cívico-militar "é medida já implantada em outros estados". "Se entendida como nefasta, importaria no reconhecimento de que as já existentes também são maléficas", afirma.

Uol

Avaliação

Falha no sistema leva MEC a prorrogar inscrições do Prouni

Após falha no site, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo de inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni). A previsão de encerramento do sistema estava prevista para esta quinta-feira (4), mas foi ampliada para sexta-feira (5).

Correio Braziliense

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Pesquisa aponta relevância da educação corporativa

Uma pesquisa realizada, apurada e apresentada durante a 14ª edição do HR First Class - um dos maiores eventos de heads de RH (Recursos Humanos) do Brasil, que ocorreu no dia 29 de junho, em São Paulo (SP) -, revelou que 73% dos mais de 200 C level e líderes de RH que estavam presentes acreditam que a Educação Corporativa não beneficia apenas os colaboradores, mas todo o ecossistema empresarial, gerando um impacto para clientes, fornecedores e a sociedade de modo geral.

Terra

Eventos

Diretores de escolas recebem treinamento para identificar varíola dos macacos em alunos

Mais de 3 mil diretores de escolas da cidade de São Paulo participaram nesta terça-feira (02) de um treinamento on-line para aprender a identificar casos de varíola dos macacos em alunos. Profissionais da saúde também fizeram a capacitação.

Escolas Exponenciais

Negócios

Red House International School recebe aporte de R$ 100 milhões

A Red House International School, que pertence ao grupo de escolas premium bilíngue, recebeu um aporte de R$ 100 milhões da gestora Gama Capital. Com isso, foi fechada a aquisição da Systemic, que é uma empresa de metodologia de aprendizado e auxilia as instituições de ensino a adotarem a educação bilíngue.
Com a nova negociação, a Red House International School agora diversifica sua atuação, já que poderá prestar serviços para os colégios que não pertencem ao grupo.

Escolas Exponenciais