segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 08/ago/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

UnB desautoriza suspensão de atividades devido à varíola dos macacos

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou na manhã desta sexta-feira (5), por meio de nota, que não autorizou a suspensão de atividades acadêmicas ou administrativas em decorrência da varíola dos macacos (monkeypox). O anúncio oficial ocorreu após a notificação de suspensão de aulas presenciais na Faculdade de Comunicação (FAC), na tarde desta quinta-feira (4), em turmas de duas disciplinas, depois que dois alunos do curso tiveram contato com pessoas que testaram positivo para a doença.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Tratar de saúde mental nas escolas é uma forma de prevenir suicídios, diz psiquiatra

Desde que as aulas presenciais foram retomadas no país, as escolas têm enfrentado uma série de problemas de saúde mental entres os estudantes. Tanto na rede públicas quanto na particular têm sido frequente o relato de depressão, ansiedade, automutilação e até mesmo suicídio entre os jovens.
Para o psiquiatra Rodrigo Bressan, o ambiente escolar é um dos espaços mais eficazes e privilegiados para promover a saúde mental. Ele avalia, porém, que o preconceito e falta de colaboração das famílias são um dos principais entraves para ações efetivas.

Folha de São Paulo

6 perguntas para apoiar os alunos a lidar com o estresse diário

O estresse é uma realidade do dia a dia dos alunos do ensino fundamental e médio. À medida que aprendem a lidar com o aumento das demandas de tempo – horários intensos de aula, atividades no contraturno e jornada laboral para quem começa a trabalhar como aprendiz – eles estão experimentando, simultaneamente, um crescimento físico e cognitivo explosivo. É uma fase complexa de desenvolvimento, durante a qual experiências rotineiras, como cumprir prazos de entrega ou ser chamado inesperadamente em sala de aula, podem parecer algo suave, como uma brisa refrescante – ou intenso, como uma inundação repentina.

Porvir

Acolhimento na escola é uma necessidade. Por onde começar?

Criar espaços de acolhimento na escola pode auxiliar estudantes e corpo docente a lidar com emoções e sentimentos de maneira mais livre
Desde 2020 as escolas estão passando por uma série de mudanças devido à pandemia. Dois anos depois, ainda há muito o que se pensar a respeito deste período. E como a escola não está descolada da sociedade, boa parte do que ocorre para além de seus muros tem impacto internamente. Um dos pontos principais a esse respeito é simples: a escola é feita de e por pessoas. Sendo assim, a questão das emoções não pode ficar de fora.

Porvir

Começar escola uma hora mais tarde melhora saúde mental e rendimento dos adolescentes, sugere estudo brasileiro

É comum ouvir queixas de adolescentes que precisam acordar até mesmo antes das 7h para chegar à escola a tempo. O horário de início das aulas no ensino médio é geralmente às 7h30 no Brasil, o que é considerado muito cedo por especialistas e com consequências danosas para a saúde da faixa etária, em que o cérebro ainda está em formação. Por isso, neurocientistas brasileiros decidiram avaliar os impactos de se adiar esse cronograma por apenas uma hora, com o início do dia letivo às 8h30. Os resultados mostraram não apenas um aumento na duração do sono, como uma melhora no perfil emocional, redução da sonolência durante as aulas e um potencial para aumentar o rendimento escolar dos estudantes.

O Globo

'Cantinho da disciplina' funciona para educar crianças?

Defensores do "cantinho do pensamento" dizem que sim, argumentando que o método dá aos pais uma estratégia que evita a violência.
Mas o conhecimento recente da neurociência coloca essa ideia em xeque, ao mostrar que o cérebro das crianças sequer tem maturidade para aprender um "bom comportamento" ou refletir sobre as regras da família durante um castigo.

BBC

Técnicas de aprendizagem: conheça dicas para potencializar os estudos

É possível aprender a aprender? De acordo com Alan Dantas, professor de design instrucional para educação da EBAC, é. Isso porque reter conhecimento é uma habilidade que pode ser desenvolvida como qualquer outra. E existem técnicas de aprendizagem para isso. As dicas a seguir servem tanto para alunos quanto para professores.

Folha Vitória

Como participar da educação dos filhos?

A participação dos pais e responsáveis na educação dos filhos favorece o rendimento escolar de crianças e adolescentes. Com adultos presentes e dispostos a dialogar, as crianças ficam mais interessadas pelos estudos. Isso acaba gerando melhores resultados nas avaliações e mais motivação pelos deveres de casa.

Quero Bolsa

Síndrome de Burnout atinge cada vez mais brasileiros

Distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante demandando muita competitividade ou responsabilidade, a Síndrome de Burnout é uma das principais causas de falta e afastamento do trabalho. A doença ocupacional reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge cerca de 32 milhões de brasileiros.

Correio Braziliense

Dicas

Carteado educativo? Jogo convida jovens a terem uma DR sobre assédio sexual

O DR, popular abreviação de "discutir a relação", tem como objetivo colocar na mesa, de maneira lúdica e reflexiva, temas como desigualdade e a violência de gêneros, a relação com o corpo, a influência parental, a maneira de expressar a sexualidade, a cultura do estupro, a culpabilização da mulher pela sociedade, homofobia, entre outras questões.

Uol

Gestão

Cresce o número de alunos que trocam a rede privada pela pública

A educação está entre os setores mais afetados pela pandemia. Com a queda de renda dos brasileiros, observou-se no país um fenômeno inevitável. Nos últimos dois anos, as escolas particulares perderam quase 1 milhão de alunos, o que representa uma diminuição de cerca de 10% no total de matriculados. Mais do que isso: o movimento pôs fim a uma série histórica de crescimento. A educação infantil, etapa decisiva para a formação das crianças, foi determinante para esses números. Nesse grupo, houve 600 000 cancelamentos de matrículas, das quais 298 000 em creches e 308 000 na pré-escola — quedas de 21% e 25%, respectivamente.

Veja

Leis e políticas

PL 1.583/2022 vai comprometer financiamento da educação, apontam especialistas

Alvo da vez é o Fundo Social, formado por recursos do pré-sal, que ajudam a financiar ações no setor educacional
O quadro na educação brasileira é caótico, com escolas em estado precário e professores mal pagos, entre outros problemas. Ainda assim, o governo Bolsonaro acena com um novo corte de verbas no setor. O alvo da vez é o Fundo Social, formado por recursos do pré-sal, que ajudam a financiar ações no setor educacional.

Terceira Via

Projeto cria exceções para permitir ocupação simultânea de duas vagas em cursos de graduação

O Projeto de Lei 1406/22 estabelece exceções para a ocupação simultânea de duas vagas em cursos de graduação. Atualmente, a legislação (Lei 12.089/09) proíbe que uma mesma pessoa ocupe, como estudante, duas vagas simultaneamente em cursos de graduação em instituições públicas federais de ensino superior em todo o País.

Câmara

Policiais e jurídicas

Mackenzie aciona polícia por ameaça de massacre pichada em banheiro

Mensagem com suástica foi encontrada em colégio na Grande SP; instituição diz ter reforçado segurança e declara indignação
O Instituto Presbiteriano Mackenzie acionou a polícia após tomar conhecimento de pichações em tom de ameaça e com o uso desenho de uma suástica, símbolo nazista, na porta de um dos banheiros do colégio Mackenzie Tamboré, em Barueri, na Grande São Paulo.

Folha de São Paulo

Avaliação

Candidatos reclamam que vagas do Prouni 'sumiram'; MEC nega irregularidade

(...) À reportagem, o ministério —que trata da operação das vagas— argumentou que "não se trata de desaparecimento de bolsas, mas de permutas de bolsas entre cursos e turnos de cursos de uma mesma instituição — procedimento previsto na legislação". Especialistas consultados pela reportagem, entretanto, não concordam com mudanças na oferta durante o processo de inscrição.
Não foi apenas Renan que se queixou da redução de vagas. Segundo os candidatos ouvidos pelo UOL, o "sumiço" de bolsas foi observado em universidades de outros estados.

Uol

Cadernos de prova do Enem já estão prontos, diz presidente do Inep

Os cadernos de provas da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já foram montados em ambiente seguro e as mídias digitais já estão prontas para serem enviadas para a gráfica na próxima semana. Quem antecipou as informações foi Carlos Moreno, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em entrevista para o programa A Voz do Brasil desta sexta-feira (5).

Correio Braziliense

Ensino Superior

Para não fechar, UFJF terá déficit de R$ 11 milhões em 2022

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não vai fechar as portas em 2022. Com a queda crescente nos recursos, havia a possibilidade da UFJF não conseguir manter o funcionamento de todas as atividades até o final do ano.
No entanto, o custo para isso é um déficit de R$ 11 milhões nos cofres da instituição. Em audiência pública, o reitor da UFJF, Marcus David, detalhou que a situação orçamentária da universidade é ruim.

Estado de Minas

Eventos

Comissão debate revisão de diretrizes de cursos de Geografia

A Comissão de Legislação Participativa discute na próxima terça-feira (9) a revisão das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Geografia. O debate foi solicitado pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC).

Câmara