terça-feira, 10 de março de 2020

Notícias de Educação - 10/mar/2020

Clipping Focando Educação

Gestão

Relatório da Todos pela Educação aponta má gestão e omissão do governo federal

Segundo o documento da ONG, avanços só foram alcançados em 2019 graças a iniciativas da sociedade e dos estados. A organização ainda relata que a União se ausentou de debates importantes como o do Fundeb e o do Novo Ensino Médio.

CBN

MEC foi inoperante e dogmático em 2019, diz relatório do Todos pela Educação

Gazeta do Povo

Profissionais da Educação

É óbvio! Escolas que capacitam seus professores são melhores

Considerar a formação de professores é essencial na hora de escolher a escola mais adequada. Afinal, são esses profissionais que estarão em contato direto com os alunos todos os dias — e o processo de aprendizado dos estudantes é diretamente influenciado pela qualificação teórica e pelas competências comportamentais do corpo docente.

MSN

Leis e políticas

“Consciência fonêmica é o que garante a alfabetização”, diz Priscila Cruz

Em coletiva de imprensa em Brasília, na manhã desta segunda-feira (9), Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação afirmou que é por meio dos pilares da consciência fonêmica que se atinge a alfabetização, de fato. Ela ainda disse que a organização vê, em parte, com bons olhos a nova Política Nacional de Alfabetização (PNA), quanto ao conteúdo. "Não somos contra. A consciência fônica é aquilo que, de fato, garante alfabetização", afirmou. O TPE, no entanto, critica a forma como o governo vem articulando a política com entes federados.

Gazeta do Povo

Governo abre mão de enviar projeto do Fundeb e comissão não abre mão de dobrar aporte

Ao contrário do que foi anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, o governo sinalizou que não deve enviar ao Congresso uma proposta de novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). Em reunião com o presidente e com a relatora da comissão especial da Câmara que debate um novo texto, o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Ramos, pediu para apresentar sugestões ao texto sob análise do colegiado.
Os deputados, porém, afirmam que a margem para alterações é pequena. Descartam recuar na proposta de dobrar para 20% a participação da União no Fundeb ou na de tornar o Fundo permanente.

O Estado de São Paulo

Mansueto diz que governo negocia repasse maior para educação básica, entre 15% e 20%

O Estado de São Paulo

Com relatório atual do Fundeb, piso do magistério subirá 13% ao ano, diz Mansueto

Uol

Mais da metade dos novos recursos do Fundeb deve ir para Bahia, Maranhão e Ceará

Câmara

Fundeb e ensino médio são desafios urgentes da educação, diz ONG

Se fosse um aluno em dia de prova, o Ministério da Educação (MEC) de 2019 seria avaliado com a nota “C”. Seus principais erros no teste seriam o atraso preocupante da renovação do Fundeb, fundamental para a manutenção do ensino em cidades de pequeno porte ou em regiões de baixa renda, e das medidas de implementação do novo ensino médio.

Veja

Ensino Superior

Unicamp oferece disciplina que propõe 'ensinar felicidade' aos alunos

Ensinar o aluno a ser feliz é o objetivo de uma nova disciplina oferecida pela Unicamp neste semestre. O curso "Habilidades emocionais e o impacto no desenvolvimento na engenharia: Felicidade" é aberto para alunos de todas as áreas e funcionários, e teve sua aula inaugural ministrada nesta segunda-feira (9), em Campinas (SP).

G1

Negócios

Somos Educação fecha parceria para alunos aprenderem matemática com jogos educacionais

A Somos Educação fechou parceria com a empresa de tecnologia Matific para implementar jogos digitais de ensino de matemática nas unidades das suas parcerias Anglo e pH. A estratégia é que em 2021, toda a rede parceira tenha a plataforma.

IstoÉ Dinheiro

Eventos

MEC se recusa a participar do maior evento de educação do ano

O Ministério da Educação não irá enviar nenhum representante para participar do maior evento de educação que será realizado no país neste ano.
O “Encontro Educação Já”, organizado pelo Todos pela Educação, terá a presença de Dias Toffoli, Rodrigo Maia, Mansueto Almeida, e de governadores como João Doria, Paulo Câmara, Eduardo Leite e Camilo Santana.

O Globo

Policiais e jurídicas

MP alerta prefeitos a não comprarem kit de ministro da Educação

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, nesta segunda-feira, 9, que a Corte apure indícios de irregularidades no edital do Ministério da Educação que pretende adquirir mais de 3 milhões de kits escolares.

Uol

SP: Polícia investiga maus-tratos a crianças em escola de educação infantil em Pinheiros

A Polícia Civil investiga uma escola de educação infantil em Pinheiros acusada de maus-tratos de crianças entre zero e 5 anos. Ex-professores e pais de alunos dizem que a dona da escola e uma coordenadora pedagógica puniam crianças com puxões de cabelo, de orelha e nos braços quando não se comportavam. Muitas também seriam deixadas sozinhas em uma sala, por mais de uma hora, chorando, quando tinham dificuldade para dormir. A direção da escola Casa da Vovó, que tem 40 anos, nega qualquer agressão. Os pais se dividem entre os que denunciam ­o estabelecimento e os que o defendem veementemente.

O Estado de São Paulo

Polêmicas

"Não falarei mal de Weintraub, senão ele não cai", diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), evitou fazer comentários sobre o ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante um evento sobre educação nesta segunda-feira (9) em Brasília e deixou claro o motivo. "Ao aceitar o convite (para o evento), prometi não falar mal do ministro da Educação, senão ele não cai", disse Maia, provocando risos na plateia.

Terra

Outras do dia

BA: Secretarias de Saúde e de Educação listam medidas de prevenção contra coronavírus para escolas; confira

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) emitiram, por meio de nota, nesta segunda (9), orientações sobre o Covid-19 (coronavírus) para as escolas baianas de todos os níveis. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, a ideia é “dar dicas” de “prevenção da disseminação” e “manejo de possíveis infectados”. “Com objetivo de prevenir a transmissão, recomendamos medidas às instituições escolares, bem como medidas comportamentais, cuja iniciativa cabe aos membros da comunidade escolar”, orienta o texto.

PNotícias

DF: MP recomenda ações preventivas nas escolas contra o Covid-19

A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) recomendou à Secretaria de Educação que determine as unidades escolares da rede pública e particular orientarem os estudantes quanto às medidas preventivas em relação à propagação do coronavírus (Covid-19). A recomendação foi expedida em 3 de março e dá prazo de 15 dias corridos para o envio de informações ao Ministério Público sobre as medidas adotadas. Uma cópia também foi enviada ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinep/DF). A Secretaria de Educação também deve disponibilizar material de higiene adequado

Correio Braziliense