Destaque: Coronavírus
Unicef diz que 154 milhões estão sem aulas na América Latina e Caribe devido ao coronavírus e alerta para risco de abandono escolar
O O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou nesta segunda-feira (23) que cerca de 154 milhões de crianças e adolescentes na América Latina e Caribe estão sem aulas devido a medidas de isolamento social decretadas para evitar a propagação do novo coronavírus, informou a agência de notícias EFE.
A instituição ainda alertou que a situação pode ir mais longe do que o esperado inicialmente, o que aumentaria o risco de abandono escolar definitivo.
Projeto flexibiliza calendário escolar por coronavírus
O Projeto de Lei 680/20 permite a flexibilização do calendário letivo em caso de pandemias, doenças infectocontagiosas ou outras situações graves e emergenciais. Asseguradas as cargas horárias mínimas anuais e os conteúdos previsto, será possível descumprir a exigência de no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar.
A proposta ainda não foi distribuída às comissões. Se houver acordo, poderá ser incluída na pauta do Sistema de Deliberação Remota do Plenário.
Projetos Colaborativos Internacionais contribuem para a educação global em tempos de pandemia
Os professores Osvaldo Succi Jr. (CESU) e Neusa Gritti (Fatec Mogi das Cruzes) participaram de um webinar para discutir o papel dos Projetos Colaborativos Internacionais (COIL e Virtual Exchange) na educação frente à pandemia de coronavírus. Promovido em 18/03 pelo Institute for Innovative Global Education da Kansai University do Japão, o evento ressaltou a importância de aliar a tecnologia às melhores práticas pedagógicas na modalidade de ensino híbrido (presencial e a distância) e a importância das conexões digitais para reduzir a sensação de isolamento social.
CesuPara prevenir o contágio - a educação se reinventa
Casa de NotíciasDicas de formatos de atividades online durante a crise do coronavírus
PorvirEducação Infantil compartilha dicas contra a ociosidade no isolamento
BrasíliaComo os pais podem promover atividades enquanto as crianças estão em casa?
O Estado de São Paulo10 apps grátis que vão te ajudar a estudar e a se cuidar na quarentena
MSNProfessores de Nova York enfrentam salas de aula digitais enquanto coronavírus fecha escolas
G1Secretário diz que prioridade é levar aula virtual à rede pública de SP
O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, disse hoje, em entrevista ao Bom Dia SP da TV Globo, que a prioridade de sua pasta durante a pandemia de novo coronavírus será disponibilizar aulas virtuais aos estudantes da rede pública de ensino.
UolMS: Com aulas suspensas, Secretaria de Educação baixa Resolução com regras de funcionamento das escolas da Rede Estadual
Perfil NewsDF: Alunos da rede pública poderão ter aula a distância durante quarentena
Correio BrazilienseSem previsão de retorno das aulas, rede estadual do Rio terá ensino à distância
iGEm meio a pandemia, academias militares mantém alunos internados
UolSistema de ensino público mostra despreparo para lidar com coronavírus
Gazeta do PovoCoronavírus faz educação a distância esbarrar no desafio do acesso à internet e da inexperiência dos alunos
G1Como a tecnologia tem ajudado a área da educação nos Estados Unidos em meio ao Coronavírus
TerraInstituições de ensino superior migram para ensino a distância
Instituições de ensino superior recorrem à educação a distância para manter o ritmo de estudos em locais onde as faculdades e universidades não estão funcionando, para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria autorizando a modalidade em cursos presenciais, ressaltando que a qualidade das aulas deve ser mantida. A Agência Brasil conversou com especialistas para esclarecer como as instituições devem se preparar e quais os direitos que os estudantes têm neste momento.
Hoje em DiaSem aulas presenciais, alunos querem mensalidade menor em universidades
Folha de São PauloUnicamp prorroga suspensão das atividades presenciais até 30 de abril por conta do coronavírus
G1UnB suspende semestre letivo por causa da pandemia de coronavírus
UolUniversidades públicas e privadas adotam dinâmicas de educação à distância
Correio do EstadoUSP limita acesso nos campi de São Carlos e proíbe a entrada do público
G1'Estamos completamente abandonados aqui', dizem estudantes que moram na USP
iGGoverno prorroga prazo para validação e formalização do Fies
EBCCovid-19 suspende intercâmbios e mantém jovens no exterior
R7MEC regulamenta terceirização na pasta durante pandemia de covid-19
O governo editou nesta segunda-feira (23) portaria que regulamenta o trabalho de terceirizados do Ministério da Educação durante a emergência de calamidade pública pelo novo coronavírus.
R7Weintraub defende entregar merenda aos pais, mas estados pedem repasse pelo Bolsa Famíli
Folha de São PauloOpinião
As contas simples que explicam a complexidade e importância do Fundeb
Não é raro ver pessoas dizendo que o Brasil investe um percentual do PIB na educação pública equivalente ao de países mais desenvolvidos e que, concluem elas erroneamente, o problema não é falta de recursos. No entanto, aqueles que fazem esse raciocínio esquecem, ou fingem esquecer, que a fração da população brasileira na faixa etária correspondente à educação básica é uma vez e meia maior – em alguns casos, até mais – do que aquela dos países com os quais a comparação é feita.
Carta CapitalEnsino Superior
Novos critérios da Capes vão cortar bolsas até de cursos de excelência
Os novos critérios estabelecidos pela Capes para a distribuição de bolsas de pós-graduação no Brasil vão cortar benefícios mesmo de universidades e cursos considerados de excelência no país.
É o que dizem os programas que já conseguiram fazer as contas a partir das novas regras divulgadas nesta semana pelo órgão subordinado ao MEC (Ministério da Educação)
Eventos
SescTV lança série sobre Paulo Freire e sua influência na pedagogia
O SescTV lançou a série documental “Paulo Freire, Um Homem do Mundo” na última terça, dia 17 de março. Com direção de Cristiano Burlan, os cinco episódios rememoram a vida e a obra do pedagogo e intelectual brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), reconhecido por sua influência no movimento chamado Pedagogia Crítica, escola que visa o desenvolvimento da educação por meio da consciência do indivíduo perante sua realidade.
MSN