Destaque: Coronavírus
Com tempo em casa? Estes cursos online são de graça
A fim de evitar a disseminação do novo coronavírus, autoridades sanitárias têm recomendado que as pessoas fiquem em casa. Para quem quiser aproveitar esse tempo para colocar os conhecimentos em dia, universidades e plataformas de streaming oferecem cursos gratuitos pela internet.
NexoComo funciona o Google Classroom, app que pode ajudar na quarentena
MSNMG: Professores criam aulas para alunos estudarem online; veja como participar
Hoje em DiaPrefeitura de São Paulo oferece cursos online gratuitos
R7Cursos online para professores que buscam novas estratégias para ensinar
PorvirInstituições têm cursos a distância durante quarentena do coronavírus
Portal CorreioInstituto Federal de Rondônia oferta 29 cursos on-line de forma gratuita
MECEditores internacionais liberam conteúdos gratuitos para combate ao coronavírus
MECEducação Básica tem maior dificuldade de se adaptar a aulas on-line durante a Covid-19
MigalhasEm meio a pandemia, Alerj tenta aprovar educação em casa
A regulamentação da educação domiciliar será votada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (25). A proposta facilita, em linhas gerais, a emissão de diploma para quem não frequentou colégio, mas foi educado de forma autônoma pela própria família.
Diante da suspensão de aulas por conta da pandemia do Covid-19, o Projeto de Lei, que tramitava desde maio de 2019, ganhou força por conta do isolamento e irá ao plenário em regime de urgência.
Homeschooling - prática de educação domiciliar ainda não é regulamentada no Brasil
InfoEscolaÓrgãos divergem sobre antecipar férias escolares na quarentena em SP
A quarentena que tem o objetivo de conter o aumento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus causou situação inusitada para as escolas particulares e também um embate de como agir. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) recomendou a antecipação das férias de julho para abril e o início do ensino a distância a partir da maio. A Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), por sua vez, considerou a decisão absurda e aconselhou que as aulas online comecem a partir do próximo mês.
O Estado de São PauloEscolas no Rio podem ficar fechadas por mais de seis meses, diz secretário
Na noite de ontem, Pedro Fernandes afirmou que a paralisação em função da pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deve durar no mínimo três meses. No entanto, já adiantou que esse prazo pode se estender por mais de um semestre.
UolRio de Janeiro adia retorno das aulas e adota ensino no formato online
UolMG - Pandemia: escolas particulares recebem recomendação do Procon para garantir acesso à educação
O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, expediu Recomendação, nesta segunda-feira (23), ao Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Minas Gerais (Sinep/MG) com o objetivo de assegurar o acesso dos estudantes aos ensinos fundamental, médio e superior durante a pandemia do novo coronavírus.
O PopularPrefeitura de Uberlândia volta atrás e fecha totalmente as escolas
G1ES: Educadores dizem não à Educação à Distância na rede pública
Entidades que integram o Fórum Estadual de Educação (FEE) e dezenas de educadores capixabas estão mobilizados, inclusive em uma petição online, exigindo que o governador Renato Casagrande revogue imediatamente a autorização para “a instituição de regime emergencial de aulas não presenciais por um período de até trinta dias letivos, consecutivos ou não, especificamente para o ano letivo de 2020”, em função da pandemia de coronavírus (Covid-19).
Século DiárioEm meio a pandemia, academias militares mantêm alunos internados
As academias militares da Aeronáutica, Exército e Marinha têm mantido seus alunos — que vivem em regime de internato — nas instituições e não os liberam para voltar para casa. Ao contrário, escolas e universidades públicas e privadas suspenderam aulas para evitar a contaminação com a pandemia de coronavírus após ordem de decretos estaduais e municipais.
UolDefesa diz que não descumpre lei ao manter escolas militares abertas
UolUFJF suspende calendário acadêmico de 2020 por tempo indeterminado após coronavírus
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) suspendeu o calendário acadêmico de 2020 por tempo indeterminado após o avanço do novo coronavírus. A informação foi publicada através da Resolução 023/2020 na tarde desta terça-feira (24) no site da instituição.
G1Alunos do Unidesc fazem abaixo-assinado pela redução da mensalidade
Correio BrazilienseCoronavírus: 80% dos estudantes do mundo estão sem aula, diz Unesco
R7Com restrições causadas pelo coronavírus, consumidor pode pedir cancelamento de serviços sem ônus
Diante das restrições impostas pelo novo coronavírus com a suspensão de aulas e o fechamento temporário de academias, muitos consumidores se perguntam como fica o pagamento das mensalidades. “A pandemia atual no mundo dos contratos é muito devastadora. Quase todos foram afetados”, afirmou João Pedro Biazi, advogado e mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é permitido ao cliente pedir o cancelamento dos serviços sem ônus em situações como a emergência atual que o Brasil enfrenta.
MSPandemia do coronavírus pode levar fome a quem depende da merenda escolar
(...) O episódio ilustra a importância que a merenda escolar tem na vida de muitos estudantes brasileiros. Em meio à suspensão do calendário escolar para combater a pandemia da covid-19, muitos profissionais da educação se perguntam como fica a alimentação daqueles que dependem da comida da escola.
UolProjetos
Professora do Rio cria vídeos para contar histórias lúdicas
Unir criatividade e solidariedade neste momento é um desafio que requer esforço, dedicação e boas ideias. Foi o que conseguiu a professora de educação infantil da rede municipal do Rio, Cleide Arantes, ao produzir vídeos curtos com histórias para entreter crianças e, por extensão, os adultos confinados em casa em razão da propagação do novo coronavírus.
Terra