segunda-feira, 21 de março de 2022

Notícias da Educação - 21/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

SP e outros 15 Estados flexibilizam uso de máscara; estudos apontam alta eficácia da PFF2 em lugares fechados

O uso de máscaras conhecidas como respiradores (como N95 e PFF2/FFP2) se mostrou amplamente eficaz para evitar a transmissão da covid-19 durante a pandemia, segundo diversos estudos ao redor do mundo.
Mas com o recuo do número de infecções, internações e mortes e o avanço da vacinação, diversos países e também Estados brasileiros têm anunciado o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em lugares abertos ou fechados.

BBC

Máscaras passam a ser opcionais em escolas de SP, mas parte das unidades faz recomendação de uso

Terra

USP e Unicamp mantêm uso de máscaras em ambientes fechados apesar da suspensão do Governo do Estado

Duas das maiores universidades públicas paulistas, a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) irão manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes fechados apesar do anúncio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tornou o objeto opcional em espaços como salas de aula. A decisão das instituições foi por perceber semelhanças nas suas atividades ao que foi estabelecido para usuários de transporte público - número elevado de pessoas no mesmo ambiente, circulação restrita de ar, proximidade física e tempo de permanência prolongado.

Terra

Após 2 anos, até veteranos pisam pela 1ª vez na faculdade

Eles estão se familiarizando agora com uma sala de aula do ensino superior, mas não são calouros. Alunos de segundo e terceiro anos de faculdades paulistas voltaram a vivenciar na última semana as primeiras experiências presenciais, já que ingressaram na universidade em meio às restrições impostas pela pandemia.

Terra

Professora criou 'kit abraço' para conseguir encontrar alunos na pandemia

Durante a pandemia, a professora da rede municipal do Rio de Janeiro Maura Silva, 49, visitou em casa os estudantes para lhes entregar capas plásticas e máscaras —uma espécie de "kit abraço".
Era a proteção necessária contra a Covid-19 para poder então abraçá-los, uma forma de demonstrar que estavam juntos, mesmo que fora da sala de aula.

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Tecnologias imersivas na educação podem prejudicar o neurodesenvolvimento infantil

As tecnologias consideradas facilitadoras, como a Inteligência Artificial, podem ser interessantes para a educação, mas isso não as eximem de riscos. Álvaro Machado Dias, neurocientista, graduado pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP e pós-graduado pela Faculdade de Medicina (FM) da USP, dá um exemplo de aplicação dessas tecnologias no ensino: em vez de a criança ler sobre história, ela pode vivenciá-la de maneira mais realista com hologramas e ambientes virtuais 3D. Entretanto, Dias avalia que o incentivo da abstração, determinante para a inteligência humana, vai diminuir.

Escolas Exponenciais

Como adquirir concentração jogando videogame

“Pratique fazendo” apresenta 75% como uma das melhores formas de aprendizagem.
(...) Outra coisa que empresas estão investindo é inserir jogos no trabalho. Pesquisadores da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, em colaboração com o Ministério da Educação da China, realizaram um estudo em que comprovam que o efeito de uma hora jogando videogame é positivo para o cérebro, pois aumenta a capacidade de concentração.

Terra

Dicas

Projeto #FakeToFora foca em educação midiática para as eleições de 2022

O Instituto Palavra Aberta, com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Projeto #Comprova, lançou o #FakeToFora.
A plataforma tem planos de aula, vídeos, jogos e sugestões sobre como cada material pode ser desenvolvido por educadores junto ao público jovem. Ao todo, são seis módulos: Democracia e eleições, Pesquisa eleitoral, Resultados das pesquisas, Processo eleitoral, Urna eletrônica e Difamação e desinformação. Os dois primeiros já estão disponíveis, enquanto os outros quatro chegarão em breve ao projeto.

Portal dos Jornalistas

Gestão

Pastores controlam agenda e liberação de dinheiro no Ministério da Educação

O gabinete do ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi capturado por um grupo de pastores ligados a ele. Embora não tenham vínculos com a administração pública nem com o setor de ensino, segundo apurou o Estadão, eles formam um gabinete paralelo que facilita o acesso de outras pessoas ao ministro e participam de agendas fechadas onde são discutidas as prioridades da pasta e até o uso dos recursos destinados à educação no Brasil.

IstoÉ

Líder da bancada evangélica vai cobrar de Bolsonaro que coíba atuação de pastores no MEC

MSN

Vínculo de religiosos com governo é anterior à nomeação de Milton Ribeiro

Uol

Lideranças do Centrão controlam verbas de fundo nacional da Educação

Enquanto pastores tocam a agenda do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e buscam intermediar as verbas da pasta, como revelou o Estadão, as lideranças do Centrão dominam o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão que concentra o dinheiro do ministério tornou-se um feudo do Progressistas e passou a priorizar redutos de duas lideranças do partido, o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PI).

Terra

ES passa a adotar educação a distância no ensino médio

O novo ensino médio implementado a partir deste ano em todo o país traz, entre outras novidades, a possibilidade de usar a Educação a Distância (EAD) nesta etapa. Na rede pública estadual, a modalidade começou a ser adotada nas turmas do noturno e de Jovens e Adultos (EJA).

A Gazeta

Profissionais da Educação

Plano de carreira dos professores de SP busca atrair novos talentos

Com o intuito de tornar a carreira de professor mais atraente, valorizar o desempenho dos servidores e contar com novos talentos, o Governo de São Paulo informou que reformulou os critérios de reajuste salarial e de desenvolvimento profissional. A partir de uma pesquisa realizada com os próprios docentes, foi criado o Plano de Carreira e Remuneração. A proposta, com reajustes de até 73% para a rede estadual, está na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp).
De acordo com o projeto de lei, os professores em início de carreira irão receber R$ 5 mil para jornada de 40 horas semanais. O valor é 30% maior do que o piso nacional.

Escolas Exponenciais

Professores da UEMG entram em greve e pedem reajuste de 71%

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é mais uma instituição em greve no Estado. Desde essa sexta-feira (18/3), professores da UEMG cruzaram os braços para pedir, entre outras pautas, recomposição salarial de 71%, referente à falta de reajustes entre 2012 e 2021.
Outras pautas da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg) são a incorporação de todas as gratificações ao salário, a implementação de um novo plano de carreira e a não adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que mudaria a carreira do professor.

O Tempo

Inclusão

Cotistas aprovados em universidades passam por comissão para validar autodeclaração; antropólogo diz que critérios têm 'aspecto racista'

As políticas de cotas e ações afirmativas são um direito conquistado pela população preta, parda e indígena em 2012, com base na na Lei 12.711. O instrumento de reparação histórica tem o objetivo de instituir políticas públicas de compensação. Apesar da cor ou raça da população brasileira ter como base na autodeclaração, uma comissão precisa validar a autodeclaração dos candidatos.

g1

Estudante autodeclarada parda é desclassificada em avaliação de cotistas da UFPE: 'É um ranço histórico que a minha etnia carrega', diz

g1

Negros com altas habilidades relatam diagnóstico tardio por causa de racismo

Especialista diz que escolas têm dificuldade em reconhecer inteligência de pessoas negras
(...) Segundo o censo escolar de 2020, o Brasil tem 24.424 estudantes com altas habilidades/superdotação na educação especial, mas não há dados sobre o perfil étnico-racial desse grupo. Nos Estados Unidos, porém, pesquisas já mostram as disparidades raciais no diagnóstico de altas habilidades.
Em um artigo publicado no ano passado, a pesquisadora americana Marcia Gentry mostrou que negros são sub-representados entre os estudantes que recebem diagnóstico de superdotação nos EUA.

Folha de São Paulo

Conheça 6 mulheres que reinventam a educação brasileira

A feminização sociocultural do magistério é uma percepção coletiva que se confirma: dentre os professores brasileiros, segundo pesquisa da Unesco, 81,3% são mulheres e 18,6% são homens — com a maioria das professoras, vale dizer, atuando no ensino fundamental. Mas quando falamos de pessoas pensando estratégica e criativamente a educação, o que se apresenta ainda é um cenário completamente masculinizado.

Terra

Leis e políticas

Lei de cotas em universidades pode ser ampliada por mais 50 anos

Alvo de críticas, lei de cotas no ensino superior pode ser revista neste ano. Projetos na Câmara propõem renovar a medida até 2062 ou torná-la permanente
Em meio ao “limbo” legal em que a lei se encontra, parlamentares começaram a apresentar diversos projetos com o objetivo de aumentar a extensão do programa, bem como os benefícios aos cotistas. Um deles, de autoria do deputado Valmir Assunção (PT-BA), propõe prorrogar a lei de cotas por mais 50 anos, fazendo uma nova revisão somente em 2062.

Gazeta do Povo

Policiais e jurídicas

'Queremos aula, não assédio', protestam alunos que acusam professores de abuso

Pelo menos dois professores do Estado do Ceará estão sendo acusados de terem praticado assédio contra estudantes há cerca de dois anos. A série de denúncias culminou em um protesto nesta quinta-feira, 17, feito por alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor César Campelo, em Fortaleza, no bairro Conjunto Ceará.
Os estudantes relataram que os docentes abordaram as jovens na sala de aula e por aplicativos de mensagens.

Uol

Alunas de escola de SP dizem ter sido tiradas da sala por causa de suas roupas

(...) Segundo o relato das estudantes, funcionários da escola passaram nas salas do 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio pedindo para que todas as alunas se levantassem. As que estavam com uma roupa que a escola considerasse inapropriada, como cropped, regata e calça rasgada, foram mandadas para a secretaria da escola. As alunas afirmaram ainda que as que usavam moletons e casacos foram obrigadas a tirarem as peças para que as funcionárias conferissem a roupa que estava por baixo.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Na contramão mundial, Brasil reduz diplomados em áreas estratégicas

Em universidades públicas, fatia de formandos caiu, de 2009 a 2019, em áreas como engenharia, agricultura e saúde
Na contramão da tendência mundial, o número de diplomados por universidades brasileiras em boa parte das áreas conhecidas como STEM (Ciências, Engenharia, Matemática e Computação) caiu ao longo de uma década. De 67 mil formados nessa área em 2009, o número despencou para 60 mil em 2019.

Folha de São Paulo

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Comissão aponta necessidade de incentivo para a formação técnica e profissional no Brasil

Em reunião na Câmara dos Deputados, especialistas em educação e políticas para a juventude apontaram a necessidade de incentivos, tanto na forma de financiamentos quanto de qualificação, para que os jovens brasileiros tenham mais condições e, até mesmo, vontade pessoal de aderir aos cursos técnicos do País.

R7

Ensino Superior

Docentes da educação superior estão mais qualificados

O Censo da Educação Superior 2020 revela que a participação de docentes com doutorado continua crescendo, tanto na rede pública quanto privada. No comparativo entre 2019 e 2020, a proporção de professores com doutorado nas universidades aumentou de 61,5% para 64,3%. De acordo com a pesquisa, a participação de doutores na rede pública cresceu 19 pontos percentuais nos últimos dez anos, enquanto, na rede privada, essa porcentagem dobrou no mesmo período, passando de 15,4%, em 2010, para 30,6%, em 2020.

Inep

Política partidária

Como a esquerda universalizou a alfabetização precária. E por que o que Bolsonaro fez foi insuficiente

(...) Para João Batista Oliveira, doutor em Educação, fundador do Instituto Alfa e Beto e um dos autores do estudo apresentado em 2003, a falta de avanços do Brasil no campo da alfabetização tem causas que vão além do governo do momento. “O problema da alfabetização no Brasil não é partidário, é ideológico. Essa ideologia foi e continua sendo compartilhada em praticamente todas as faculdades de educação e em todo o espectro político, inclusive nas grandes ONGs empresariais”, diz ele, criticando o apego a métodos já ultrapassados.
estagnação nas duas últimas décadas tem muitos responsáveis. “Os governos, a sociedade, a universidade, a imprensa fecharam os olhos a uma iniciativa com potencial para resgatar do fundo do poço a qualidade da alfabetização no Brasil.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Site oferece ranking de escolas e quer ser “mapa da educação”

Uma das maiores preocupações dos pais é na escolha do colégio para seus filhos. Mas como minimizar as chances de erros nesse momento importante? O que levar em conta? Que tipo de referências buscar? Foi justamente para acabar com essa aflição que surgiu o Melhor Escola (www.melhorescola.net). O site disponibiliza diversas informações de cada instituição de ensino, de todo o País, e conta ainda com um grande atrativo: um ranking com avaliações de pais e alunos.

R7