Coronavírus
Com a retirada do uso de máscaras, pediatra fala sobre a necessidade de melhorar ventilação nas escolas
Diversos estados e municípios já flexibilizaram o uso de máscaras nas escolas, permitindo que alunos e professores fiquem ser a proteção facial, mesmo nos ambientes fechados da instituição de ensino. Enquanto a notícia foi comemorada por várias pessoas, muitas são as famílias e os colégios que permanecem receosos com a mudança nos protocolos sanitários.
Escolas ExponenciaisDentro da Escola
Quer apoiar e ensinar os alunos a trabalhar em grupo? Confira esse passo a passo
Devolutivas claras sobre as interações dos estudantes promovem ainda mais participação e colaboração
(...) O que distingue hoje de ontem? Esta é a primeira vez que uso a estratégia de devolutivas em grupo com esses alunos e, em questão de minutos, fez muita diferença.
Gestão
Ministro da Educação diz priorizar amigos de pastor a pedido de Bolsonaro; ouça áudio
Em áudio de reunião com prefeitos obtido pela Folha, Milton Ribeiro fala sobre pedidos de apoio para construção de igrejas
Em conversa gravada obtida pela Folha, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma que o governo prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados por dois pastores que não têm cargo e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do MEC (Ministério da Educação). Ribeiro diz que isso atende a uma solicitação de Jair Bolsonaro (PL).
Brasília, Mato Grosso e Goiás lideram a falta de creches
Brasília lidera as unidades da federação onde mães pobres e solteiras não têm acesso a creches, ficando atrás de Mato Grosso do Sul e Goiás. No Brasil, quase metade das famílias não conta com esse serviço, revela estudo divulgado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, cujo objetivo é auxiliar a gestão pública no mapeamento e definição de políticas públicas para quem mais precisa. A meta número 1 do Plano Nacional de Educação (PNE) prevê que, até 2024, pelo menos 50% das crianças com até 3 anos tenham vagas asseguradas em creches.
Correio BrazilienseLeis e políticas
Sistema Nacional de Educação não cita raça e gênero em diretrizes para acabar com as desigualdades no ensino
O projeto do Sistema Nacional de Educação (SNE) pode ser um trunfo para o governo nas próximas semanas, de acordo com fontes ligadas à Frente Parlamentar Mista da Educação, da Câmara dos Deputados. O PLC 235/2019, aprovado no Senado por unanimidade, deve ser levado diretamente ao Plenário após ter apensado a ele o PLP 25/2019, de autoria da deputada professora Dorinha (DEM-TO) e relatoria do deputado Idilvan Alencar (PDT- CE).
Sem citar abertamente questões como racismo estrutural ou desigualdade de gênero, por exemplo, a legislação visa, em seu artigo 2º, a "superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação". Além de garantir a "gestão democrática da educação".
Policiais e jurídicas
Promotoria considera inconstitucional lei que autoriza a educação domiciliar na Capital; entenda o debate sobre o tema
Promulgada pela Câmara Municipal de Porto Alegre na quinta-feira (17), a lei que autoriza a educação domiciliar na Capital é considerada inconstitucional pela Promotoria de Justiça Regional da Educação de Porto Alegre (Preduc-POA). Por meio de nota, o órgão informou que instaurou e encaminhou um procedimento administrativo sobre a promulgação para a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que analisará a possibilidade de ajuizar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.
Zero HoraEstatística, pesquisas e estudos
Após dois anos de pandemia, escolas públicas ainda não estão completamente conectadas
Dados do Censo Escolar mostram que a pandemia e a necessidade do ensino remoto não garantiram de vez a digitalização das escolas públicas do país. Atualmente, um em cinco colégios públicos brasileiros não tem internet. Além disso, dos que têm conexão, nem metade utiliza para uso pedagógico. Em 2019, 38% utilizavam o recurso e, em 2021, já no segundo ano da pandemia, esse número cresceu apenas para 48%.
Folha de PernambucoFalta de interesse dos filhos em estudar abala 74% dos pais
Uma relação saudável com os estudos não é a realidade da maioria das crianças e adolescentes e isso também afeta diretamente pais e responsáveis e a dinâmica familiar como um todo. Segundo pesquisa realizada pela Piva Educacional, startup que ajuda crianças e adolescentes a terem autonomia nos estudos, 74,4% dos pais sofrem com a falta de interesse dos filhos pelos estudos e 57,6% dos responsáveis já colocaram os filhos de castigo por conta disso em algum momento.
TerraMais de 60% dos estudantes cariocas de até 12 anos estão matriculados na Rede Municipal de Educação
No que diz respeito às matrículas em pré-escolas, os dados da Fundação Abrinq mostram que esse número vem crescendo desde 2010, em especial no intervalo entre 2015 e 2019, quando o aumento se deu sem interrupções
Além disso, a maior parte dos estudantes cariocas até os 12 anos estuda na rede municipal, representando 61,6% do total de alunos. Para a rede privada, o percentual fica em 37,4% no mesmo recorte de idade.
Avaliação
'Novo Enem deve ser cada vez menos conteudista', diz autora do relatório do CNE sobre mudanças na prova
O Novo Enem, anunciado nesta semana pelo Ministério da Educação, deverá focar em pensamento crítico, criatividade, solução de problemas e ser menos conteudista, avalia Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e relatora da proposta que o colegiado fez ao MEC para as mudanças no exame.
O GloboOutras do dia
Plataforma educacional criada por governo paulista é citada em publicações da Unesco
A Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa de São Paulo, criada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) para auxiliar estudantes, professores e gestores durante a pandemia, foi citada em duas publicações internacionais da Unesco.
Folha de São Paulo