Coronavírus
Estudo aponta aumento nos casos de ansiedade e depressão entre crianças, nos últimos anos
Para os pesquisadores, a pandemia da covid-19 reforçou ainda mais a necessidade de monitorar a saúde mental dos pequenos
Um estudo publicado na última segunda-feira (14), na revista médica JAMA Pediatrics, analisou que houve aumento significativo nos casos de crianças diagnosticadas com ansiedade e depressão entre os anos de 2016 e 2020. Além disso, também foi notado aumento de problemas relacionados à saúde mental entre pais e cuidadores.
Fragilidades dos protocolos sanitários são identificadas na volta das aulas presenciais
A volta do ensino 100% presencial em todo o País evidenciou algumas fragilidades nos protocolos de segurança que ameaçam a saúde de crianças e adolescentes. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Luiz Guilherme Cantarelli, mestrando do Departamento de Ciência Política da FFLCH da USP e membro da Rede de Pesquisa Solidária, discorre sobre as condições de segurança das aulas e os dados levantados.
Escolas ExponenciaisDicas
UFSCar lança jogo para crianças inspirado em lenda indígena
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou um jogo digital baseado na narrativa mítica do povo indígena bororo As araras e seu ninho. O game é destinado a crianças de 5 a 9 anos.
O jogo está disponível na versão do Windows, pelo site da UFSCar, e conta, ainda, com um tutorial especialmente elaborado para possível utilização em salas de aula de educação infantil e do ensino fundamental 1. Está previsto, para os próximos seis meses, o lançamento das versões para iOS e Android.
Jogo gratuito ensina educação financeira para crianças e jovens
É brincando que se aprende! Pensando nisso, foi desenvolvido o jogo brasileiro de educação financeira “Meu Dinheiro, Meu Negócio”. De forma lúdica e leve, crianças e jovens aprendem a utilizar o dinheiro da melhor maneira possível para alcançar metas e sonhos do game.
Só Notícia BoaTecnologia
Professores avaliam que internet é imprescindível, mas escolas públicas ainda não estão plenamente conectadas após dois anos de pandemia
Dados do Censo Escolar mostram que a pandemia e a necessidade do ensino remoto não garantiram de vez a digitalização das escolas públicas do país. Atualmente, um em cinco colégios públicos brasileiros não tem internet. Além disso, dos que têm conexão, nem metade utiliza para uso pedagógico. Em 2019, 38% utilizavam o recurso e, em 2021, já no segundo ano da pandemia, esse número cresceu apenas para 48%.
O GloboGestão
Ministro diz que Bolsonaro não pediu atendimento preferencial e nega favorecimento a pastores
Em áudio divulgado pelo jornal 'Folha de S.Paulo', ministro afirma que, a pedido do presidente, repassa verba a municípios indicados por pastores.
O Ministério da Educação divulgou nota na tarde desta terça-feira na qual o ministro Milton Ribeiro nega favorecimento a pastores e diz que não recebeu do presidente Jair Bolsonaro pedidos de atendimento especial na distribuição de verba.
Pastores liberam verba no MEC em prazo recorde de até 16 dias
TerraOposição vai ao Supremo contra Bolsonaro e ministro por suposto favorecimento a pastores
g1Milton Ribeiro perdeu condições de permanecer como ministro da Educação, dizem entidades
g1Vice-líder da Frente Evangélica sobre Milton Ribeiro: 'Não dá para aceitar'
UolBancada Evangélica vai se pronunciar oficialmente sobre gabinete paralelo no MEC
Carta Capital'Ministério da Educação virou um centro de crime'
CBNDebandadas, nomeações criticadas e tentativa de interferência no Enem: Milton Ribeiro coleciona polêmicas no MEC
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou em reunião com prefeitos que repassa verbas para municípios indicados por dois pastores, a pedido do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, esta não é a primeira polêmica de Ribeiro desde que assumiu o Ministério da Educação, em julho de 2020.
g1MEC de Bolsonaro: dos olavistas ao consórcio político-religioso
Neste texto, o Nexo relembra a condução do MEC pelos olavistas, mostra o que acontece agora, com o consórcio entre centrão e pastores, e traz análises sobre o que mudou nas políticas educacionais brasileiras no governo Bolsonaro.
NexoSecretário de Educação diz que ensino integral chegará a 3 mil escolas no estado de SP em 2023
Atualmente, o programa está em cerca de duas mil escolas distribuídas em 464 cidades do estado. Segundo Rossieli, com a expansão, mais 30 municípios receberão o programa, e cerca de 1,4 milhão de vagas serão oferecidas no total. O secretário disse que em Fernandópolis, no interior do estado, 100% das escolas já possuem ensino integral.
g1Profissionais da Educação
Conheça professores que dão uma aula de bom humor no TikTok
Professores invadem o TikTok com muito bom humor e irreverência, democratizam o acesso ao conhecimento e bombam na plataforma com vídeos com mais de meio milhão de visualizações. O R7 conversou com esses influenciadores e mostra que eles buscam muito mais do que a fama.
R7AC: Há mais de 30 dias em greve, servidores da educação estadual fazem ato na Aleac
Ainda sem um consenso entre os servidores e o governo, a educação estadual chega ao 36° dia de greve e se reúne na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira (22), para pedir apoio dos parlamentares. A categoria iniciou o movimento grevista no dia 16 de fevereiro.
g1Inclusão
Unesco: 'Segregação entre ricos e pobres ocorre em todas as etapas'
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) destaca que a organização do sistema refoça a desigualdade na educação brasileira. Esse é um dos resultados do relatório Relatório Global de Monitoramento da Educação.
O texto destaca que não existe em nenhum dos países estudados (42 países analisados na América Latina e no Caribe) educação sem envolvimento dos governos. O relatório, também chamado de "Quem escolhe? Quem perde?", questiona as relações entre os agentes públicos e privados na educação.
Leis e políticas
Entenda como o Sistema Nacional de Educação vai funcionar
Texto aprovado no Senado e que vai a votação na Câmara dos Deputados define os papeis das comissões que integrarão o SNE
Hoje em dia, não é incomum que escolas estaduais e municipais localizadas numa mesma cidade, sigam orientações diferentes. Na pandemia de covid-19, isso ficou muito visível, pois as metodologias de ensino remoto, os calendários e mesmo os protocolos de biossegurança variavam, dependendo da conduta da secretaria estadual ou municipal.
Com o Sistema Nacional de Educação a expectativa é que exista mais articulação e convergência entre as ações dos três níveis de governo e entre as redes de ensino, produzindo impactos positivos na qualidade do ensino e da aprendizagem, na otimização dos recursos financeiros, no estabelecimento de parâmetros mínimos de qualidade, entre outros pontos.
Pode o ‘SUS da Educação’ resolver o paradoxo do Brasil?
Desafios da EducaçãoEnsino Superior
Unicamp prevê aplicar até 82% das receitas em nova folha salarial com reajuste associado a políticas de valorização e descarta usar reserva
O reajuste de 20,6% nos salários de professores e funcionários técnico-administrativos da Unicamp deve fazer a instituição aplicar até 82,5% das receitas previstas em orçamento, considerando-se a efetivação de outras políticas de valorização como progressões de carreira, além de contratações, segundo a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário. A alta foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu), órgão de deliberação composto por professores, funcionários e estudantes.
g1