terça-feira, 3 de maio de 2022

Notícias da Educação - 03/mai/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Universidade de Brasília vai usar “selo” para identificar vacinados

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou que irá adotar um "selo" de identificação para estudantes e servidores já imunizados contra a Covid-19. O adesivo, um círculo amarelo com desenhos estilizados do coronavírus e de uma seringa, deverá ser fixado em um documento com foto e servirá para permitir o ingresso de professores, servidores e estudantes nas dependências da instituição. A UnB deve iniciar novo semestre acadêmico em junho. Desde fevereiro deste ano, a universidade já exigia o passaporte da vacina de professores e estudantes.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

“Os pais precisam questionar as escolas sobre educação antirracista”, cobra escritora Cida Bento

A psicóloga e escritora Cida Bento foi a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (2). A jornalista Marcella Franco perguntou como uma família pode identificar se há práticas antirracista dentro das escolas no Brasil. A escritora que a melhor maneira é perguntando para os responsáveis se há livros de autores negros e como é o corpo docente. Mas admite que é preciso mais debate sobre o assunto.

TV Cultura

Projetos

Novo programa infantil é apresentado com incentivo na educação e esporte

O Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace) lançará em Brasília, na quarta-feira (4/5), o programa DNA Brasil Talentos. O projeto incentiva, por meio da educação e do esporte, o desenvolvimento de crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas.

Correio Braziliense

Gestão

Só Bolsonaro não responde quais suas propostas para a educação; confira as dos outros candidatos

Foram questionados sobre o tema Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Felipe D'Avila. Todos os candidatos responderam, menos um: Bolsonaro.

Fórum

Gestão da qualidade interna do ar em sala de aula é o novo desafio a ser enfrentado

A gestão da qualidade do ar de interiores é um conceito que tem se tornado cada vez mais uma preocupação recorrente, principalmente durante a pandemia. Com isso, um novo modelo de sala de aula após Covid é pensada, com utilização correta de todos os recursos possíveis, incluindo o uso do ar condicionado.

Escolas Exponenciais

Inclusão

USP deve aprovar criação de pró-reitoria focada em inclusão e diversidade

A Universidade de São Paulo votará nesta terça (3) a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, um novo órgão administrativo que tem como objetivo aumentar a diversidade dentro da universidade e aproximá-la da realidade brasileira.

Folha de São Paulo

Unicamp lança programa de refúgio acadêmico para professores, alunos e pesquisadores

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) lançou na última quarta-feira (27) o programa Refúgio Acadêmico, para professores, pesquisadores e estudantes que vivem em regiões conflagradas.
O programa, que vem sendo elaborado desde o ano passado, poderá ser viabilizado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa), que lançou um edital no valor de R$ 20 milhões para pesquisadores em situação de risco. A ideia é promover o acolhimento por meio de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e de professor visitante.

R7

Leis e políticas

CDH aprova atendimento especial nas faculdades a alunos com transtorno de aprendizagem

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta segunda-feira (2), o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PL 5.185/2019), que assegura a alunos com transtorno de aprendizagem e de desenvolvimento neurológico um atendimento integral e individualizado no ensino superior. Agora, a matéria segue para decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Senado

Projeto prevê cota em universidades a bolsista de entidades beneficentes

Estudantes terão os mesmos benefícios daqueles oriundos de escolas públicas
O Projeto de Lei 923/22 determina que, para a aplicação da Lei de Cotas nas Universidades, os bolsistas integrais oriundos de escolas mantidas por entidades beneficentes de assistência social serão equiparados aos alunos da rede pública de ensino. O texto está agora em análise na Câmara dos Deputados.

Câmara

Policiais e jurídicas

Segurança de escola em Traipu, AL, é reforçada após ameaça de massacre

Policiais militares e guardas municipais reforçaram a segurança na Escola Estadual Professora Maria Avelina do Carmo, em Traipu, nesta segunda-feira (2). O policiamento foi solicitado depois que uma das alunas encontrou uma anotação com ameaça de massacre escrita em uma placa no banheiro da unidade de ensino.

g1

Comissão volta a apurar influência de pastores em repasses da Educação

A Comissão de Educação (CE) do Senado promove na próxima quarta-feira (4), a partir das 9h30, uma nova audiência pública para analisar as suspeitas de favorecimento no repasse de verbas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os senadores apuram a existência de um suposto “gabinete paralelo” responsável por direcionar os recursos públicos a prefeitos indicados por pastores evangélicos.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Relatório mapeia ações educacionais necessárias para a próxima década

A pandemia de Covid-19 evidenciou desigualdades educacionais que merecem muita atenção. Ao mesmo tempo, os últimos anos deixaram clara a importância de projetar ações diretas no campo educacional. Na última semana, o Todos pela Educação lançou a carta “Educação Já 2022”, documento que atualiza a versão de 2018 e traz sugestões para a melhoria da educação básica brasileira. A intenção é que essas medidas sejam entregues às próximas gestões municipais, estaduais e federal.

Porvir

Eventos

MEC lança relatório com 52 ações na educação básica

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (2) o Relatório Anual da Secretaria de Educação Básica referente ao ano de 2021. O documento apresenta 52 ações realizadas pelo ministério, em atenção ao cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação referentes à educação básica. Essas ações envolvem educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

EBC