quarta-feira, 4 de maio de 2022

Notícias da Educação - 04/mai/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

O que criatividade, arte e tecnologia têm em comum?

Na educação STEAM, a arte caminha lado a lado com as demais disciplinas, desenvolvendo o potencial criativo, emocional e a capacidade de resolver problemas
(...) E o que a criatividade e o pensamento inovador, defendidos por Alan, têm a ver com a educação STEM? Sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática, o acrônimo ganhou a letra “A”, de artes, nos anos 2000, transformando-se em STEAM, a fim de, justamente, reforçar o potencial criativo do modelo.

Porvir

Aprendizagem para o domínio: por que é importante estar atento a isso?

Muitas vezes, durante a trajetória escolar, diversos conteúdos são apresentados aos alunos sem que, ao mesmo tempo, sejam observados se eles foram de fato aprendidos. O Mastery Learning, que em português é traduzido como Aprendizagem para o domínio, tem como principal objetivo garantir que estudantes dominem os conceitos antes de desenvolver outros mais avançados.

Porvir

Dicas

Educação antirracista: confira animações que falam sobre a negritude para crianças

Foi sem se reconhecer no cinema que a diretora e jornalista Daiane Rosário decidiu estudar comunicação. Aos 30 anos, ela é uma das cineastas que ajuda a levar representatividade para as nossas telas e reconhece a importância dessas obras na infância. “A arte tem o poder de transformação de imaginários, quando utilizamos o cinema como ferramenta para estimular que as crianças descubram suas subjetividades elas passam a se conectar com a própria identidade”, explica a diretora.

O Estado de São Paulo

E-book reúne sugestões de projetos para trabalhar o tema energia

Os impactos sociais e ambientais causados pela implantação de uma usina hidrelétrica ou um de parque eólico; a investigação sobre o acesso ou não da comunidade à energia elétrica; a compreensão sobre quem pode se beneficiar da tarifa social; a relação entre o descarte correto do lixo ou o reuso da água e a economia de energia elétrica. Esses são alguns dos assuntos trabalhados nos projetos que compõem o e-book A energia no centro da sala de aula – publicação que fecha uma série de iniciativas realizadas pelo projeto Energia que Educa.

Nova Escola

Tecnologia

Tecnologia tem que ter papel importante na educação

Cada vez mais falamos sobre a potência do mundo digitalizado, e do quanto novos conceitos e tecnologias estão mudando a forma como a gente se relaciona, como adquirimos produtos e serviços, como realizamos transações bancárias. É o caso dos NFTs (tokens não fungíveis), DeFi (finanças descentralizadas), Metaverso, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial. É incrível pensar nas oportunidades que estão chegando.
Precisamos ampliar o acesso à educação, mas também construir uma nova forma de ensinar, mais alinhada com a maneira com que as pessoas aprendem hoje em dia. Isso pressupõe aposta na conectividade, bem como na lógica de cocriação do aprendizado entre alunos e professores e na colaboração.

O Estado de São Paulo

Inclusão

Não há espaço para remover cotas, diz primeira pró-reitora de diversidade da USP

Nova entidade, que cuidará de temas ligados à inclusão, começa a funcionar nesta quarta (4)
"Precisaremos das cotas para a graduação, elas completaram o primeiro ciclo no ano passado [2021] e têm mostrado resultados positivos e importantes. Não existe espaço para sua remoção nesse momento", disse ela, que é professora da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP)

Folha de São Paulo

Ensino técnico do Rio terá cota para mulheres vítimas de violência

A rede de ensino técnico do governo do Rio de Janeiro passará a reservar 30% das vagas em seus cursos às mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social ou desemprego. A lei que implementa as cotas foi aprovada na Assembleia do Rio e sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL).

Veja

Leis e políticas

Proposta proíbe cobrança de taxas de inscrição no vestibular diferenciadas por curso

O Projeto de Lei 1945/19, já aprovado pelo Senado, proíbe a cobrança de taxas diferenciadas por curso em vestibulares, exceto na necessidade de provas de habilidades específicas. O texto agora em análise na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Câmara

Policiais e jurídicas

Kit robótica do MEC entra na mira de tribunais de conta, CPI e apuração fiscal

Cidades que contrataram empresa de aliado de Arthur Lira (PP-AL) ganharam repasses do governo Bolsonaro
As compras milionárias de kits de robótica de uma empresa cujo dono tem ligação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), entraram na mira de várias investigações pelo país. As aquisições foram feitas com recursos do MEC (Ministério da Educação), que priorizou e acelerou os repasses.

Folha de São Paulo

Avaliação

O que está por trás da falta de questões para o Enem 2022

A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enfrenta um problema de falta de questões para a composição da prova. O Banco Nacional de Itens vive uma escassez sem precedentes, segundo servidores do Inep ouvidos por VEJA, porque as perguntas criadas para repor o estoque não foram previamente testadas.

Veja

Pelo segundo ano, Inep não aumenta vagas para o Enem Digital

A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecerá 101.100 vagas para a sua versão digital. A quantidade é a mesma desde 2020, ano de estreia do novo formato, contrariando a proposta inicial de aumento gradativo das vagas.

Brasil Escola

Eventos

Evento gratuito reúne alunos do ensino médio de escolas públicas

São esperados cerca de 100 mil estudantes; 'Crie o Impossível' ocorre no dia 3 de junho de forma presencial e online
O 'Crie o Impossível' é um evento nacional e gratuito para estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país. O objetivo do projeto é mostrar novas perspectivas, caminhos e referências positivas para os jovens do ensino público brasileiro.

R7

Evento debate inovação e criatividade do ensino superior no pós-pandemia

A 14ª edição do CBESP (Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular) ocorre entre a próxima quinta-feira (5) e sábado (7), de forma presencial na cidade de Florianópolis (SC). O evento terá como tema 'Criatividade e inovação na construção da educação superior pós-pandemia'.

R7

Política partidária

“Vamos acabar com essa baboseira”, diz Ciro Gomes sobre homeschooling

Em entrevista ao canal de vídeos “Dois dedos de Teologia” na noite desta segunda-feira (2), o pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse ser contrário ao modelo de educação domiciliar (homeschooling). Para ele, o modelo se aplicaria somente a “casos especiais”, sem especificar quais, nos quais o Ministério Público deveria se abster de atuar buscando responsabilizar as famílias.

Gazeta do Povo

Outras do dia

Cérebro de adolescente ‘desliga’ a voz da mãe

Por volta dos 13 anos, o cérebro das crianças não identifica mais as vozes de suas mães como única fonte de recompensa, e passa a se conectar mais com vozes desconhecidas. Esse achado faz parte de um novo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que foi publicado no Journal of Neuroscience no último dia 28 de abril.

Porvir