sexta-feira, 6 de maio de 2022

Notícias da Educação - 06/mai/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Games ajudam a estimular aprendizado dentro e fora das escolas

Alvo de críticas quando usados em excesso, os jogos eletrônicos quebram barreiras e ampliam presença nas escolas. A ideia dos educadores é aliar a digitalização ao estímulo dos games e oferecer aos alunos mais interação com os conteúdos da educação formal e até o exercício de valores, como persistência e autonomia. A pandemia, que cessou as aulas presenciais por mais de um ano, acelerou o processo, seja para facilitar o ensino à distância ou, agora, recuperar a defasagem no aprendizado.

PEGN

Déficit de atenção: testes online ligam alerta mesmo para quem não tem nenhum transtorno

Uma mistura de preocupação e pressa leva pais de crianças com suspeita de déficit de atenção a buscar o diagnóstico pela internet. Mas, definitivamente, esse não é o melhor caminho.

R7

Projetos

Educação ambiental vira tema em sala de aula na rede pública do ES

Alunos do ensino fundamental começaram a participar de programas de educação ambiental. Os projetos “Vitória – Cidade Limpa” e “Praia Limpa” começaram na última quarta-feira (4/5) na capital do Espírito Santo.

Metrópoles

Tecnologia

Tudo o que você precisa saber sobre metaverso, realidade e educação

O mundo nunca esteve mais conectado do que hoje em dia – com seus avanços, a tecnologia se torna cada vez mais uma parte essencial do nosso cotidiano. E essa adaptação acontece, inclusive, na esfera da educação, exigindo novas habilidades, mas possibilitando infinitas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Um dos assuntos mais comentados recentemente diz respeito justamente à forma mais avançada da internet até agora: o metaverso.

Escolas Exponenciais

Profissionais da Educação

Maioria dos professores recomendaria a carreira aos jovens. E você?

Apesar de todas as dificuldades nos últimos dois anos de pandemia com sobrecarga de trabalho, falta de apoio e dificuldades relacionadas à saúde mental, a maior parte dos professores da rede pública de ensino afirmaram que indicariam a profissão aos jovens: em uma escala de 0 a 10, a recomendação da carreira de professor para um jovem teve média de 7,1 para 50% dos profissionais, enquanto 23% deles deram nota de 9 a 10.

Porvir

Contratação de Professor: quais competências as escolas buscam?

Apenas ter formação na área e em uma faculdade respeitada já não são mais os únicos aspectos avaliados pelas instituições de ensino na hora de planejar ampliar a equipe. Atualmente, os gestores têm buscado identificar outras habilidades profissionais. Mas, então, quais competências as escolas buscam na hora da contratação de professor?

Escolas Exponenciais

Servidores da educação em Minas anunciam ato e greve geral nesta sexta

Servidores da rede estadual de educação de Minas Gerais farão uma paralisação em defesa do cumprimento do piso salarial para a categoria na Cidade Administrativa, na manhã desta sexta-feira (6). A atividade foi convocada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), que cita "paralisação total das atividades" na data.

Itatiaia

Inclusão

Unesco e Instituto Nelson Wilians lançam projeto de educação para a cidadania

O projeto tem como objetivo fomentar a educação para a cidadania global em comunidades vulneráveis nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por meio de ações de educação não formal, o projeto pretende chegar a adolescentes e jovens, meninas e mulheres, migrantes e refugiados e suas famílias.

Folha Vitória

Inclusão escolar também precisa acolher professores com deficiência

Salas adaptadas e intérpretes de Libras fazem parte de uma escola inclusiva. Porém, é preciso muito mais do que esses fatores para acolher as inúmeras características e necessidades de cada indivíduo. Assim como é necessário atender as demandas indivíduais dos alunos, a inclusão escolar também precisa acolher professores com deficiência.

Escolas Exponenciais

Leis e políticas

Ministro da Educação anuncia política de recuperação da aprendizagem

Sem detalhar o plano, Victor Godoy disse se tratar de um 'projeto bastante audacioso para preparar estudantes para ingressar no ensino superior'
O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta quinta-feira, 5, que será lançada ainda este mês uma política nacional de recuperação das aprendizagens. O Ministério da Educação (MEC) vem sendo criticado pela falta de apoio às redes de ensino para garantir a aprendizagem dos estudantes durante a pandemia.

Terra

FGTS poderá ser usado para pagar creche; veja outras medidas

Pacote é lançado no momento em que presidente precisa reduzir rejeição entre as mulheres
O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quarta-feira (4) a flexibilização das regras do jovem aprendiz e a liberação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para mulheres custearem creches para os filhos ou cursos profissionalizantes, em uma tentativa de impulsionar a geração de empregos em ano eleitoral.

Folha de São Paulo

Lei obriga oferta de equipamentos e mobiliário adequados em escolas públicas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.333, que obriga o governo a fornecer mobiliário, equipamentos e materiais pedagógicos apropriados à idade e às necessidades específicas de cada estudante da rede pública. A mudança ocorre com a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996).

Senado

Reimaginar o mundo e a educação para o futuro

Um documento recentemente lançado pela Unesco no Brasil, "Reimaginar nossos futuros juntos", fruto do trabalho da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, parte da constatação de que os sistemas educacionais não estão conseguindo lidar com as principais ameaças enfrentadas pelo mundo no século 21. Entre elas, estão a sobrecarga sobre o ambiente —o que inclui o surgimento de pandemias como a da Covid, a transformação digital disruptiva, as guerras e os riscos à democracia. Nesse contexto, a possibilidade de um futuro pacífico, justo e sustentável coloca-se bem incerta.

Folha de São Paulo

Policiais e jurídicas

MPF cobra Inep na Justiça para retomar divulgação de dados sobre raça e renda no Enem

O Ministério Público Federal no Distrito Federal entrou com ação na Justiça Federal em Brasília para que seja retomada a divulgação de dados detalhados sobre o perfil dos alunos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MPF diz que Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deixou de divulgar essas informações no Enem de 2021 e no Censo Escolar de 2021.

g1

Cármen Lúcia manda investigação sobre ex-ministro da Educação para primeira instância

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e mandou para a primeira instância o inquérito que apura suspeitas contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, envolvendo a atuação de dois pastores na liberação de recursos do ministério para prefeituras de aliados. A investigação contra Ribeiro foi autorizada pelo STF após pedido da PGR.

Carta Capital

'Quem não deve, tem ido', diz Randolfe sobre comissão que investiga MEC

Após novas faltas nos depoimentos agendados na Comissão de Educação do Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse hoje que "quem não deve, tem ido" responder às questões dos parlamentares. A comissão tem ouvido prefeitos, assessores e outras pessoas sobre o suposto envolvimento de pastores sem cargos públicos na liberação de verbas do MEC (Ministério da Educação).

Uol

À Comissão de Educação consultoria nega 'jeitinho' no FNDE

Senado

Mutirão da Defensoria Pública do RS atende 120 famílias que buscam por uma vaga na Educação Infantil de Porto Alegre

O mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado atendeu 120 famílias que estão na busca por uma vaga na Educação Infantil de Porto Alegre entre a segunda (2) e a terça-feira (3). A maioria dos atendimentos foi de crianças de zero a três anos, que aguardam por acesso à creche.

Diário Gaúcho

Escola recebe ameaça de massacre em Santo André, no ABC Paulista

Uma escola particular localizada em Santo André, no ABC Paulista, é vistoriada pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (5) após ter sofrido uma ameaça de massacre. O caso aconteceu no Colégio Adventista de Santo André.
Uma pichação, que circula pelas redes sociais, mostra o aviso "Massacre está avisado 05/05", encontrado em uma das paredes do colégio. A Polícia Militar realizou vistorias no interior do imóvel nesta manhã para averiguar as ameaças.

R7

Avaliação

MEC disponibiliza os parâmetros de atualização do Novo Enem

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou em seu site, nesta segunda-feira (2), os parâmetros de atualização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme a Portaria nº 411, de 17 de junho de 2021, alterada pela Portaria nº 557, de 22 de julho de 2021. A proposta apresentada pelo MEC para o novo Enem, que será aplicado a partir de 2024, foi cuidadosamente elaborada pelos técnicos e legitimada por meio de um processo intenso de negociação entre os secretários de educação dos estados, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Conselho Nacional de Educação (CNE), das representações dos sistemas de educação superior, da educação profissional e tecnológica e das escolas privadas.

MEC

Eventos

MEC lança primeira turma da Especialização Lato Sensu em Educação Digital

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), lançou, em abril, a especialização Lato Sensu em Educação Digital (cultura maker), fruto de parceria com o IFMG e Senai. A especialização será oferecida na modalidade a distância, valorizando a mobilidade e a flexibilidade de horários de estudo e ritmo de aprendizagem.

MEC

Política partidária

Reitoria da Unicamp entrega carta em defesa da Ciência e da Educação a Lula

O reitor Antonio José de Almeida Meirelles entregou nesta quinta-feira (05/05) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um documento em defesa da ciência e da educação. O pré-candidato à Presidência do PT esteve na universidade para participar de um ato que reunir 14 mil pessoas, de acordo com a assessoria do partido em Campinas.

Uol

Aula magna de Lula na Unicamp é alvo de moção de repúdio de professores

Gazeta do Povo

Outras do dia

'Por que meio milhão de pessoas me assistem estudando no TikTok'

(...) Yehya Mougharbel (...) está trabalhando para cumprir seus prazos - mas, ao mesmo tempo, está motivando seus 469 mil seguidores no TikTok para que eles também cumpram os seus.
Não há nada de muito extraordinário nos seus vídeos. Não há nenhuma das danças que deram fama ao aplicativo, nem memes, nem qualquer tipo de conversa enquanto ele está estudando. Mougharbel olha para a câmera à sua frente e começa a tocar uma playlist calma, ocasionalmente acompanhada pelo ruído do seu teclado enquanto ele olha para baixo. "As pessoas simplesmente gostam de me ver estudar", ele conta. "Elas estudam do meu lado e se sentem menos sozinhas."

BBC