quinta-feira, 5 de maio de 2022

Notícias da Educação - 05/mai/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Coronavírus

Estudo reforça a importância de manter máscaras nas escolas

O uso disseminado de máscaras de alta qualidade, como a N95 e a PFF2, somado ao monitoramento dos casos de COVID-19 e outras medidas não farmacológicas, pode manter muito baixos os níveis de transmissão do novo coronavírus nas escolas até mesmo em cidades com baixa taxa de vacinação. Já em um cenário em que ninguém usa máscaras, variantes mais transmissíveis como a ômicron poderiam infectar até 80% da população. Essas são algumas das conclusões de um estudo publicado na plataforma arXiv em versão preprint (ainda sem revisão por pares).

Fapesp

Alta de casos de covid faz escolas de SP suspenderem aulas e exigirem máscara

As infecções de covid-19 vinham em queda no Brasil, mas o índice de testes positivos em farmácias e laboratórios dá sinais de uma nova alta da circulação do vírus no País. Segundo a Fiocruz e outros especialistas, há risco de novas ondas, mas a chance de agravamento é menor, por causa das elevadas taxas de vacinação. Em São Paulo, escolas já registram outra vez grupos de alunos contaminados e voltam a exigir máscaras diante do novo cenário.

Uol

Comprovante vacinal: milhares de estudantes podem ficar sem estudar na UFJF

De acordo com a UFJF, 976 alunos apresentaram o documento em desconformidade com o definido pela instituição. Outros 3.729 não enviaram o comprovante de vacina
Depois de mais de dois anos sem atividades presenciais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata Mineira, determinou o retorno dos alunos e alunas às aulas nas unidades de Juiz de Fora e Governador Valadares a partir do dia 18 de abril. No entanto, para isso, cada estudante deveria comprovar o recebimento das doses da vacina contra a COVID-19. Ou seja, o comprovante de vacina é exigido para poder estudar na instituição.

Estado de Minas

Dentro da Escola

Ss, Vz, CP, conhece a linguagem usada nas redes sociais?

No dia Mundial da Língua Portuguesa, veja como as abreviações criadas pelos adolescentes transformam o português
As siglas usadas nas conversas priorizam as consoantes e a maioria vem de redução de gírias. Ss (sim), vz (pegar a visão) e cp (se pá) surgiram, na opinião da professora de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio Técnico do Senac SP, Raquel Faustino, "como uma forma de comunicação entre os mais jovens, justamente para que os pais não entendam o que está sendo dito, um jeito deles se identificarem com um grupo." Essa maneira de conversar também faz parte do processo de transformação da língua.

R7

Projetos

Professor usa jogo de cartas para ensinar conceitos de geografia

Em vez dos números, os alunos do professor Thiago Ribeiro encontram nas cartas do UNO GeoPopulação conceitos como migrações, expectativa de vida e desigualdade
Ensinar conceitos sobre população para alunos do ensino fundamental e médio pode ser um desafio. Meus parceiros de trabalho, também conhecidos como alunos, têm um jogo de cartas preferido, chamado UNO. Sabendo disso, resolvi adaptá-lo para o tema que precisávamos trabalhar nas aulas de geografia.

Porvir

Inclusão

‘Humilhada, impotente’, diz mãe barrada com bebê na porta de faculdade

Instituição alegou motivos de segurança para barrar entrada de crianças. Tema é controverso entre especialistas.
Imprevistos acontecem e mesmo famílias bastante estruturadas e com uma ampla rede de apoio podem se deparar com uma situação em que é preciso levar as crianças a locais predominantemente adultos. Entretanto, para um grupo de mães de Goiânia, é melhor que nada fora da rotina aconteça. Isso porque, em caso de não ter com quem deixar os filhos, elas precisarão escolher entre cuidar dos bebês ou frequentar atividades acadêmicas.

Correio Braziliense

MP recomenda que gestores garantam educação inclusiva nas escolas

A Promotoria de Justiça de Roraima expediu Recomendação 002/2022, com medidas relacionadas à educação inclusiva em Boa Vista, que incluem planos para o restante do ano letivo de 2022.
As providências a serem adotadas devem garantir o acesso à educação, sem discriminação e com igualdade de oportunidades, às pessoas com deficiência e necessidade especiais, principalmente no contexto da pandemia de covid-19, que intensificou as perdas para esse público.

Folha BV

Leis e políticas

Educadores questionam projeto que regulamenta o ensino domiciliar

PL pode ser votado na Câmara dos Deputados no mês de maio, e estimula o debate entre pais e especialistas
O que educadores pensam do assunto? O iG ouviu profissionais para compreender como essa mudança, se aprovada, pode impactar na educação básica em todo o país. Vale lembrar que em 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que a prática é inconstitucional até que haja uma regulamentação em lei.

iG

Comissão rejeita regime especial para estudantes esportistas ou artistas compensarem faltas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (4) projeto de lei que prevê regime de exercícios domiciliares ou a distância aos alunos da educação básica que faltarem às aulas devido à participação em atividades esportivas ou artísticas (PL 4393/19).

Câmara

Policiais e jurídicas

STF retira da pauta avaliação sobre reajustes especiais para servidores da saúde, educação e segurança

O Supremo Tribunal Federal retirou da pauta desta sexta-feira (6) a avaliação sobre os reajustes especiais para servidores da saúde, educação e segurança. Segundo o Supremo, não há previsão de uma nova data.

g1

Atual ministro da Educação tentou nomear pastor lobista no governo Bolsonaro

O Ministério da Educação trabalhou oficialmente para nomear o pastor Arilton Moura em um cargo comissionado na pasta. O trâmite burocrático ocorreu por iniciativa do atual ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, que na época era secretário-executivo no MEC.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa: apesar de se sentirem desvalorizados, professores recomendam a carreira

O estudo “Percepção dos Professores sobre Educação”, realizado pelo Datafolha com a Fundação Lemann com mais de 1.000 profissionais de educação das redes públicas de todo o país, revelou que mais de 74% apontam a desvalorização da profissão na sociedade.
Entretanto, mais da metade dos entrevistados ainda assim recomenda a carreira de professor para um jovem, e 97% deles responderam que gostam de ser professores, além de se sentirem preparados para os desafios em sala de aula.

R7

Avaliação

Novo Enem terá questões discursivas, ênfase em português e matemática e inglês integrado a outras disciplinas, confirma MEC

O Ministério da Educação confirmou os parâmetros para o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado a partir de 2024. As informações integram um documento elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), composto por servidores do MEC e de entidades da educação como Consed, Undime, CNE, entre outros.

g1

Secretaria de Educação investiga vazamento de questões da Prova Paraná

A aplicação da Prova Paraná, avaliação diagnóstica realizada pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), foi marcada pelo vazamento das questões. É a primeira aplicação da prova após o retorno às aulas presenciais. A reportagem da Gazeta do Povo apurou que a secretaria teve conhecimento do vazamento das questões ainda na noite de terça-feira (3), mas manteve a aplicação das provas.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Universidades brasileiras incluem debatem sobre a felicidade nas salas de aula

Se existe um objetivo ou uma meta que é comum a todos os seres humanos é a a busca pela felicidade. Esse tema é tão essencial na vida das pessoas que algumas universidades estão discutindo sobre a felicidade nas salas de aula com os alunos de graduação. A UnB, Universidade de Brasília, foi a pioneira no país a colocar a felicidade como objeto de estudo acadêmico. A disciplina foi criada pelo professor doutor Wander Pereira, do curso de Engenharia de Software. Ele explicou que nas aulas dele a felicidade é tratada sob uma perspectiva evolutiva.

Escolas Exponenciais

Eventos

Ensino técnico é tema de seminário

As alternativas para expandir as matrículas nos cursos técnicos no Brasil foram temal central do terceiro encontro da série Pesquisa Inep, na última terça-feira, 3 de maio. Os pesquisadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Gustavo Henrique Moraes, Ana Elizabeth de Albuquerque, Robson dos Santos e Susiane Moreira analisaram as estratégias da meta 11 do Plano Nacional de Educação (PNE). O seminário foi transmitido ao vivo e segue disponível no canal do Inep no YouTube.

Inep

Mais de 5 mil atletas de várias nações participam da 24ª Surdolimpíadas

Considerado o maior evento multidesportivo internacional para atletas surdos do mundo, a competição reúne mais de 5 mil atletas que representam 77 países. Representantes da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do MEC estiveram presentes na abertura do evento.

MEC

Polêmicas

Bilhete para mãe estar 'escovada' e 'maquiada' gera revolta em GO

Uma escola particular enviou recado para mães de alunos participarem de sessão de fotos e exigiu que cada uma deveria ir "maquiada" e com "cabelos escovados", em Goiânia. O padrão de beleza descrito na mensagem, direcionada ao preparativo do Dia das Mães, gerou revolta em mulheres que têm cabelo crespo.

Folha de São Paulo