terça-feira, 7 de junho de 2022

Notícias da Educação - 07/jun/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Com alta de casos de covid, uso de máscaras é recomendado por especialistas em saúde escolar

Os casos de covid-19 voltaram a subir no Brasil e, diante deste cenário, o uso de máscaras volta a ser recomendado por especialistas em saúde escolar. Atualmente, o Brasil está com uma média móvel de 31 mil novos casos por dia, sendo que no final de abril, a taxa estava em 12 mil. Os dados foram divulgados pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários da Saúde).

Escolas Exponenciais

UnB: alta adesão às máscaras marca primeiro dia de retorno presencial

A alta adesão ao uso de máscaras pela comunidade acadêmica marcou o primeiro dia da retomada das aulas totalmente presenciais na Universidade de Brasília (UnB). O retorno, que aguardava cerca de 56 mil pessoas da comunidade acadêmica, acontece em meio ao aumento de casos da covid-19 no Distrito Federal, e dividiu opiniões. Enquanto muitos estudantes celebram o reencontro, servidores e professores se preocupam com a progressão da taxa de transmissão do novo coronavírus.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Saber aprender e ser criativo é mais importante do que memorizar, diz analista da OCDE

Ser capaz de se adaptar a mudanças e aprender é, hoje, mais importante que memorizar fatos, afirma Natalie Foster, analista da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A especialista se refere às chamadas habilidades ou competências do século 21 - uma delas, o pensamento criativo, vai ser avaliada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) deste ano.

Terra

Dicas

Plataforma oferece cursos sobre tecnologia e inovação para educadores

Em 2022, é praticamente impossível não perceber a importância da cultura digital no dia a dia escolar. Já previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e também na BNC Professores (Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica), o assunto pode ser mais do que uma ferramenta imposta pelos tempos atuais, pode também ser uma maneira de tornar a aula ainda mais significativa para os estudantes. O curso Cultura Digital para a Educação Criativa, que está com inscrições abertas até o dia 19 de junho, é o pontapé inicial da plataforma Órbita – Trajetórias Educacionais.

Porvir

Conheça 23 sites com cursos online gratuitos com certificado

Estar sempre atualizado é uma ótima maneira de abrir portas e conseguir encontrar o emprego dos sonhos. A internet, com toda a facilidade que possuí, é uma importante ferramenta para obter novos conhecimentos e evoluir na carreira profissional.
Há inúmeras instituições que disponibilizam cursos online gratuitos com certificado, afim de democratizarem a educação e assim auxiliarem as pessoas de diferentes níveis de experiência.

MSN

Tecnologia

Manguezais amazônicos viram tema de jogo para a educação infantil

E se, por meio de jogos e realidade virtual, fosse possível ingressar nos manguezais amazônicos junto com toda a turma e ensinar sobre esse ecossistema usando recursos visuais? Desenvolvido para a educação infantil, o jogo “Protetores do Mangue” permite uma imersão na temática socioambiental e trabalha conceitos como conservação e uso sustentável.

Porvir

Gestão

Universidades federais alertam que Orçamento é menor do que antes da pandemia

MEC informa que governo elevou recursos para algumas áreas; SBPC critica cortes em ciência e tecnologia
Os dirigentes de universidades federais afirmaram aos deputados da Comissão de Educação da Câmara nesta segunda-feira (6) que, sem contar a variação da inflação, falta cerca de R$ 1 bilhão no Orçamento de 2022 destas instituições para que elas consigam pelo menos o que foi gasto em 2019, antes da pandemia, num total de R$ 6,2 bilhões.

Câmara

Qual o impacto do corte bilionário nas universidades e institutos federais

Gazeta do Povo

Apesar de recuo, corte no orçamento do MEC ainda preocupa comunidade acadêmica

Correio do Povo

Ciência e Tecnologia e Educação lideram bloqueio orçamentário

EBC

SP: Novo Ensino Médio compensa falta de professores com vídeos

Estudo realizado pela Rede Escola Pública e Universidade afirma que o Novo Ensino Médio (NEM) implementado pioneiramente pelo estado de São Paulo aumentou desigualdades na rede, ampliando carga horário pela educação a distância, distribuindo desigualmente as oportunidades de escolha e padecendo de falta de professores, substituídos provisoriamente por aulas em vídeo.

iG

Policiais e jurídicas

Plataforma que vende TCCs usa sem autorização nomes de universidades públicas para atrair clientes

A Studybay, uma das plataformas de venda de TCC citadas pelo g1 em uma reportagem publicada neste sábado (4) sobre o mercado de fraudes de trabalhos acadêmicos, usa logomarcas de cinco universidades públicas, sem a autorização delas, para atrair clientes.

g1

Comissão de ética arquiva investigação contra presidente do Inep, Danilo Dupas, por assédio moral

Segundo autarquia, apuração identificou 'ausência de materialidade' das acusações.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta segunda-feira (6), que a Comissão de Ética Pública (CEP) do governo federal arquivou o processo ético aberto para investigar denúncias de "supostos desvios éticos por assédio moral" pelo presidente da autarquia, Danilo Dupas.

g1

Estatística, pesquisas e estudos

Crianças aprendem melhor leitura e escrita com jogos pedagógicos digitais, diz estudo

Uma pesquisa feita com alunos de educação infantil da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, mostrou que a prática de jogos digitais pode ampliar o aprendizado de leitura e escrita de crianças de famílias de baixa renda.

Yahoo

Eventos

Comissão de Educação vai debater violência nas escolas

“Como combater a violência nas escolas” é o tema da audiência pública da Comissão de Educação (CE) desta quarta-feira (08). A reunião está marcada para 10h. A iniciativa partiu dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Wellington Fagundes (PL-MT), que alegaram que a situação piorou com a pandemia de covid-19.
Segundo eles, a alta dose de informações negativas, a insegurança e o medo têm sido fatores de desgaste a atrapalhar a saúde mental dos adultos, e não seria esperado que as crianças e adolescentes estivessem alheios aos mesmos estímulos.

Senado

Pandemia reforça importância do ensino de alunos em tratamento de saúde, aponta debate

Experiências bem-sucedidas no atendimento a estudantes em tratamento de saúde podem ser valiosas na definição de diretrizes de apoio no retorno ao ensino presencial, retomado após a emergência pública de saúde da covid-19. Essa foi uma das conclusões da audiência pública desta segunda-feira (6) da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, que funciona no âmbito da Comissão de Educação.

Senado

Crie o Impossível 2022: evento impactou mais de 200 mil alunos de escolas públicas do Brasil

Na última sexta-feira (03), no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), a ONG Embaixadores da Educação realizou o Crie o Impossível 2022. O evento levou 11 personalidades para inspirar e falar para cerca de 220 mil alunos de escolas públicas de 765 municípios de todo o Brasil via transmissão ao vivo.

Folha Vitória