quarta-feira, 8 de junho de 2022

Notícias da Educação - 08/jun/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Habilidades socioemocionais são tão vitais quanto as habilidades acadêmicas

Saber identificar e comunicar sobre suas emoções, aprender a lidar com conflitos, ter ações empáticas em relação, entre outras. Tradicionalmente dedicadas à evolução intelectual dos alunos, as escolas, agora, compreendem a importância das habilidades socioemocionais. E, sendo assim, envolvem as famílias para que elas compreendam e invistam nessa faceta do desenvolvimento.

Folha Vitória

Dicas

Guia: Empreendedorismo Social na Educação

À primeira vista, o empreendedorismo e a educação podem até parecer dois universos distantes, que envolvem espaços, vocabulários e experiências diferentes. De um lado, startups, planos de negócio e pitches. De outro, escolas, currículos e avaliações.
Com um olhar mais atento, já é possível identificar que a criação de projetos e soluções para problemas complexos, uma prática característica do empreendedorismo, também é importante nos processos de aprendizagem de jovens.

Porvir

Gestão

Bolsonaro tira dinheiro de saúde e educação para reduzir diesel em até R$ 1

As medidas anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro, na noite desta segunda-feira (6), com o objetivo de baixar o preço dos combustíveis, são uma volta ao mundo para não sair do lugar. Com o agravante de que, nas voltas desse parafuso espanado, é grande o risco de acrescentar novas dificuldades para os estados cumprirem suas obrigações sociais — na educação, saúde e segurança pública. Tudo, ainda por cima, para valer só até o fim de 2022, despejando massa de subsídios no período eleitoral.

Uol

Leis e políticas

A real do homeschooling

(...) O objetivo da legislação é garantir que toda criança ou adolescente tenha acesso à educação. Dentro de casa, com pais mal preparados (ou sem as mínimas condições) para ensinar, esse acesso está longe de ser garantido.
Então por que o atual governo brigou tanto pelo direito ao homeschooling? Bolsonaro conta com o apoio dos evangélicos e toma uma série de medidas para atender às reivindicações dos políticos que falam em nome de parte desses religiosos. Em casa, sem uma educação formal, que tenha base científica, filhos de evangélicos correm o risco de receber uma formação exclusivamente baseada nos dogmas dos templos, e não nos livros didáticos. Aprender que o mundo começou com Adão e Eva, em vez de conhecer a teoria do Big Bang, por exemplo.

Superinteressante

Homeschooling: ex-ministro de Temer defende aprovação no Senado

Gazeta do Povo

MEC altera normas de certificação de escolas cívico-militares no país

O MEC (Ministério da Educação) alterou a norma que regulamenta a certificação das escolas cívico-militares que adotam o modelo do Programa Nacional. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (7).
Segundo a determinação, o modelo, que conta com a participação de militares, visa oportunizar ações destinadas ao desenvolvimento de comportamentos, valores, atitudes e civismo, intentando a formação plena do aluno e seu preparo para a cidadania.

R7

Câmara deve votar Plano Nacional de Educação Digital nesta semana

A Câmara deve analisar nesta semana o projeto de lei que prevê a implementação do Plano Nacional de Educação Digital nas escolas brasileiras. Relator do PL 4513/2020, o deputado Professor Israel Batista comenta que ainda não há no Brasil uma política abrangente que coloque o país no patamar dos países desenvolvidos quando o assunto é inclusão digital.

Veja

Assembleia do RS aprova inclusão de educação financeira em currículos escolares

Adesão vai ser facultativa nas redes pública e privada no RS
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, o ensino da "educação financeira" em salas de aula do Rio Grande do Sul. De autoria da deputada Any Ortiz (Cidadania), o texto prevê a inclusão facultativa do tema nas propostas pedagógicas de escolas públicas e particulares.

Correio do Povo

Avaliação

Inep assina contrato para aplicar Enem e vai apurar atraso de licitação

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) assinou a renovação excepcional do contrato com o consórcio Cesgranrio-FGV para aplicação do Enem 2022. O extrato do sétimo aditivo foi publicado nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União.

Uol

Educação de Jovens e Adultos

Escola promove inclusão na EJA e publica livro com histórias de vida dos alunos

Iniciativa inclusiva, voltada a estudantes com e sem deficiência, envolve comunidade escolar de Santo André (SP) e reforça importância de valorizar a trajetória de quem dribla as dificuldades para aprender a ler e a escrever
Nem mesmo a ventania e a sensação térmica de 3 graus afastou a turma da escola na manhã mais fria de maio. No CPFP (Centro Público de Formação Profissional) Valdemar Mattei, em Santo André (SP), o período é reservado para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Porvir

Ensino Superior

Apesar de recuo, corte no orçamento do MEC ainda preocupa comunidade acadêmica

Do corte de 14,5% no orçamento da Educação para este ano, correspondentes a R$ 3,23 bilhões, o governo federal recuou, na última sexta-feira, para uma redução de 7,2% nas verbas destinadas às universidades e institutos federais do país. Mas a mobilização da comunidade acadêmica, de entidades e parlamentares segue, pela garantia dos investimentos no Ensino Superior e Tecnológico federal.

Correio do Povo

Eventos

Mais de 18 milhões de alunos fazem prova da Olimpíada Brasileira de Matemática

A 17ª edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) ocorre nesta terça-feira (7) para mais de 18,1 milhões de estudantes das redes pública e privada de todas as regiões do país.

R7