Saúde & Educação
Saiba como estão os protocolos da volta às aulas segundo semestre
Na maioria das escolas particulares do Estado de São Paulo, a volta às aulas segundo semestre teve início nesta segunda-feira (01). Ainda com o cenário pandêmico, as instituições de ensino seguem adotando os protocolos recomendados pelos órgãos governamentais.
Escolas ExponenciaisDentro da Escola
Catalisando a Educação 4.0: o futuro da aprendizagem na visão do Fórum Econômico Mundial
Análise do Fórum Econômico Mundial, divulgada em maio deste ano, defende que há uma janela de oportunidades para investirmos na chamada Educação 4.0, especialmente, em novas abordagens educacionais para reimaginar a educação de forma inclusiva – e com foco em novas habilidades para preparar os alunos para a Quarta Revolução Industrial. A reflexão, conduzida com a colaboração de especialistas globais em educação nos setores público e privado, fala sobre alavancar a inovação tecnológica e pedagógica para colocar os alunos no centro do aprendizado, algo que responderia a dois grandes desafios: o aprofundamento das desigualdades globais, sobretudo na educação infantil, e a rápida transformação tecnológica que tem alterado a natureza do trabalho para a próxima geração.
SegsDicas
Instituto Reúna oferece materiais gratuitos para a implementação de Itinerários Formativos
“Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos”. Os versos de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), no poema “Tecendo a manhã”, são uma metáfora do processo colaborativo, justo e democrático. Inspiraram, também, o mais recente lançamento do Instituto Reúna, voltado a um dos aspectos basilares do Novo Ensino Médio: intitulada “Tecendo Itinerários Formativos”, a página especial do site disponibiliza uma série de materiais, novos e já referenciados, para elaboração, aprofundamento e implementação da temática.
Porvir5 dicas para implementar Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio
PorvirGestão
Com testagem e reforço, primeiro semestre presencial já apresenta bons resultados nas escolas brasileiras
A proximidade entre professores e alunos que faltou em 2020 e 2021, quando a pandemia impôs ensino à distância e isolamento, mostra que pode fazer toda a diferença. Os primeiros resultados do primeiro semestre com volta integral às salas de aula em 2022 são otimistas. Sobretudo, nas redes municipais que adotaram planos e estratégias para recuperar o tempo perdido e monitoram o desempenho dos alunos para garantir a esperada volta por cima.
O GloboProfissionais da Educação
DF: a cada 10 servidores aposentados, 5 são da Secretaria de Educação
Segundo especialistas e educadores, avanço das aposentadorias é resultado do envelhecimento natural, da legislação e precarização da área
Conforme o Metrópoles noticiou, na pasta da Educação o número de servidores inativos superou o total de ativos. O crescimento é acompanhado pelo avanço das contratações temporárias, que, no mesmo corte temporal, saltaram de 10.698 para 13.584. A alta foi de 26,9%.
Inclusão
Juiz proíbe colégio de excluir alunos com deficiência por rendimento
Um colégio particular de Florianópolis/SC deve adotar estratégias especiais e primar pela permanência dos alunos com deficiência nos casos em que esses estudantes tiverem dificuldades de socialização ou rendimento escolar negativo, com a proibição de suspender o contrato ou transferir responsabilidade à Fundação Catarinense de Educação Especial.
Conforme demonstrado no processo, uma cláusula do contrato escolar da instituição permitia a suspensão da prestação do serviço ao aluno com deficiência mediante simples autorização da Fundação Catarinense de Educação Especial, nos casos em que fosse constatada a "incapacidade pedagógica para escolarização em classe comum".
Racismo impacta microestruturas do cérebro, afetando saúde mental e física
Um estudo publicado em maio deste ano na Science Direct e divulgado pelo Medical News Today revelou que vivenciar o racismo pode afetar as microestruturas do cérebro, comprometendo a saúde mental e física da pessoa.
Olhar DigitalUnicamp 2023: análise das fotos de cotistas deve reduzir pela metade demanda para banca verificar autodeclaração étnico-racial
Comissão registrará fotos dos candidatos e espera agilizar processo com nova medida.
A Unicamp projeta reduzir pela metade a demanda de trabalho da banca responsável por verificar a autodeclaração de candidatos pretos e pardos optantes por cotas étnico-raciais no vestibular 2023, a partir da análise de fotos que serão registradas pela comissão organizadora (Comvest) dos candidatos durante a segunda fase do processo seletivo.
Jovens trans enfrentam barreiras para utilizar banheiros em escolas
Julgamento sobre o uso de espaço conforme identidade de gênero está parado no STF há sete anos
Depois de sofrer retaliação de outros garotos, Pedro (nome fictício), 14, parou de usar o banheiro masculino da escola na qual estuda, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Único aluno trans no colégio, ele foi orientado pela direção a usar o sanitário reservado para pessoas com deficiência —segundo a chefia da unidade, isso "causaria menos desconforto a ele e aos demais alunos". O caso não é único.
Leis e políticas
Projeto institui a Política Nacional de Educação para a Política e Cidadania
Entre os objetivos da política nacional estão a orientação sobre os princípios que regem o Estado Democrático de Direito; a compreensão dos direitos e deveres individuais e coletivos; a promoção, defesa e garantia dos direitos humanos; a diferenciação dos posicionamentos sociais, políticos ou econômicos em face das diferentes concepções do espectro político; entre outros.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.