Dentro da Escola
Como estimular o cérebro das crianças para que elas aprendam mais?
Estimular a aprendizagem das crianças é um desafio para as famílias e os educadores, sobretudo diante da hiperconexão desde o berço. Para a fonoaudióloga e psicopedagoga Telma Pantano, o longo tempo em frente às telas se tornou uma realidade, mas os pais precisam ficar atentos ao estímulo a que elas são submetidas quando estão mergulhadas nos smartphones, computadores e videogames.
MSNSono: crianças que dormem pouco podem ter danos persistentes no cérebro e na cognição
Crianças entre 6 e 12 anos de idade que dormem menos de nove horas por noite correm maior risco de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e comportamentos impulsivos, em comparação com aquelas que dormem as 9 a 12 horas recomendadas pela Academia Americana de Medicina do Sono. A conclusão é de um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O sono inadequado também foi associado a dificuldades cognitivas persistentes com memória, resolução de problemas e tomada de decisões. Esse é o primeiro estudo a examinar o impacto duradouro do sono insuficiente no desenvolvimento neurocognitivo de pré-adolescentes.
O Globo5 mitos sobre o microlearning
Com a presença cada vez maior do microlearning no mundo corporativo e no ensino superior, surgiram uma série de mitos em torno dessa metodologia. Confira, a seguir, 5 mitos sobre o microlearning.
Desafios da EducaçãoInclusão
O que é a Lei de Cotas e as disputas em torno de sua revisão
Uma das grandes discussões no campo da Educação neste ano é a revisão da Lei de Cotas, prevista desde sua criação em agosto de 2012. Durante esses 10 anos, a ação afirmativa em questão possibilitou o acesso de milhares de estudantes pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência, e oriundos de escolas públicas em universidades federais. O cenário ainda é muito incerto, mas possíveis mudanças na política de cotas têm movimentado tanto argumentos favoráveis como contrários.
TerraLeis e políticas
Carta de Brasília alerta para ameaça histórica à ciência e à educação
Manifesto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lido e aprovado por unanimidade pela assembleia de sócios da entidade, durante a 74ª reunião anual, na Universidade de Brasília (UnB), a Carta de Brasília alerta para a ameaça sem precedentes à educação e à ciência no Brasil e conclama a população a votar, em outubro, “com confiança, serenidade e consciência”, para que representantes do Executivo e do Legislativo defendam, efetivamente, os interesses legítimos da sociedade.
Correio BrazilienseAvaliação
Após mudanças, MEC não deve mais divulgar nota de corte parcial do Prouni
As inscrições para a segunda edição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2022 foram abertas na segunda-feira (1º), mas uma alteração no programa deixou candidatos confusos quanto à classificação. Diferentemente dos últimos anos - e da maneira como ocorre em outros programas públicos de acesso ao Ensino Superior como o Sisu -, a nota de corte parcial não foi disponibilizada na virada entre o primeiro e o segundo dia de inscrições.
Nas redes sociais, candidatos estranharam o atraso na liberação das parciais. Sem elas, é mais difícil calcular o desempenho durante o programa e, eventualmente, trocar de opção de curso.
Técnico e Profissionalizante / Executiva
Empresas e IES criam iniciativas para suprir falta de profissionais de TI
Até 2025, o mercado de trabalho vai demandar 797 mil profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Entretanto, com apenas 53 mil pessoas formadas por ano na área, o Brasil deve ter um déficit anual de 106 mil profissionais – 530 mil em cinco anos.
(...) Algumas iniciativas surgem, especificamente, para atender à exponencial demanda por talentos na área de TIC. Criado em 2020 pelo Fundo Abaporu, braço filantrópico da família Horn, o iTuring, por exemplo, se posiciona como um instituto de educação em tecnologia e negócios da era digital.
Ensino Superior
4 lições do Vale do Silício para o ensino superior brasileiro
Recentemente, uma missão de empresários brasileiros foi até o Vale do Silício para conhecer de perto a cultura e a organização interna de companhias como o Google, IBM, Zendesk, Amazon e Salesforce. Além disso, a viagem passou pelas universidades de Stanford e Berkeley.
Na bagagem, eles trouxeram tendências e insights que podem fomentar práticas de inovação no Brasil, especialmente na área da educação. O que as instituições de ensino superior (IES) brasileiras têm a aprender com as big techs e universidades que são palco da formação de líderes globais?
Estudar ou comer? Com crise e sem bolsa, jovens desistem de fazer faculdade
Atropelados pela crise econômica e o bloqueio de verbas para as universidades públicas, Jovens como Beatriz estão desistindo do ensino superior, trancando matrícula e adiando a ideia de se graduar
UolEventos
UNICEF mobiliza 54 municípios maranhenses pela educação de crianças e adolescentes
Equipes de 54 municípios maranhenses reúnem-se na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), em São Luís, nesta quinta-feira (4), das 8h às 17h30, com representantes do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), com o parceiro técnico do Selo UNICEF no Maranhão, o Instituto Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB), e com os parceiros institucionais locais do Selo no Estado - a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), o Ministério Público do Maranhão, a Defensoria Pública do Estado e a União dos Dirigentes Municipais de Ensino (UNDIME) -, para fortalecer as estratégias municipais de enfrentamento ao abandono, exclusão escolar e a distorção idade-série.
Imirante