terça-feira, 9 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 09/ago/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Qual o papel da família e da escola no desenvolvimento social da criança?

O desenvolvimento social da criança tem importante papel na construção do conhecimento, da autopercepção e da consciência de ser um indivíduo que vive em coletividade. Nesse sentido, para que os pequenos se desenvolvam plenamente, precisam estímulos em diversos sentidos: físico, psicológico, afetivo, cognitivo e social.

Catraca Livre

Jogos e brincadeiras podem melhorar níveis educacionais pós-pandemia

Para os especialistas, os danos para a educação das crianças foram graves. De acordo com a psicopedagoga Micheline Orsi, a convivência social é uma parte importante do desenvolvimento e do aprendizado das crianças – e ficou comprometida desde que a pandemia começou.
(...) A psicopedagoga Micheline Orsi recomenda que recursos lúdicos – as brincadeiras e jogos – sejam utilizados para melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e outras habilidades.

Escolas Exponenciais

Escolite: conheça a patologia que acomete crianças no início da vida escolar

Basta mudar a rotina das crianças para perceber as transformações que o corpo apresenta. Quando vão inicar a vida escolar, os pais buscam todas as informações necessárias para promover o bem-estar e que essa mudança seja menos dolorosa possível. Mas basta a primeira semana de aula que começam surgir surpresas, como o surgimento de doenças virais. Esse acontecimento chama-se escolite, termo usado para as constantes doenças que acomete as crianças que estão indo pela primeira à escola.

Folha Vitória

Dicas

Nove dicas para educadores tornarem as aulas ainda mais dinâmicas

O Google selecionou algumas dicas para facilitar o processo de adaptação de professores e alunos do ensino online para o presencial ou híbrido. Jogos, produção de materiais interativos, palestras com especialistas e montagem de listas são algumas das sugestões para educadores tornarem as aulas mais dinâmicas e usarem a tecnologia em prol do aprendizado.

Correio Braziliense

Tecnologia

Setor de educação vivencia mudanças com os avanços tecnológicos

Além do sistema remoto de aulas, gamificação e aprendizagem adaptativa são introduzidas gradualmente no segmento de educação brasileiro
Carteiras enfileiradas, lousa e giz e um modelo pedagógico tradicional, centrado em aulas expositivas e padronizadas… Se você reconhece este ambiente, certamente já se formou há um bom tempo, não é mesmo? Isso porque o setor da educação vem passando por inúmeras mudanças e, hoje, assim como os demais segmentos que envolvem a vida em sociedade, é influenciado pelas transformações tecnológicas.

Consumidor Moderno

Tempo de uso de aplicativos entre brasileiros passa de 5 horas; TikTok lidera

Estudo realizado por firma de análise de dados mostra média global de 4 horas em aplicativos.
(...) Entretanto, apesar do brasileiro passar muito tempo em frente as telas, esse resultado é positivo, tendo em vista que houve uma queda. Comparado ao resultado obtido no segundo semestre de 2021, o Brasil apresentou uma redução de 5% do tempo diário, se afastando da média de quase 6 horas por dia.

Escola Educação

Gestão

Gestão escolar: os principais desafios desde a retomada das aulas presenciais

No início deste ano, as aulas presenciais foram retomadas e outros obstáculos surgiram, como as questões ligadas à educação socioemocional. Mas, então, na atualidade, quais têm sido as principais atribuições do diretor de escola?

Escolas Exponenciais

Burocracia desmotiva professores, desperdiça investimentos e interfere no aprendizado

(...) Com cada vez menos tempo para se dedicar ao tripé ensino, pesquisa e extensão, algumas das mentes mais brilhantes do país passam horas realizando trabalhos administrativos.
Não se trata somente de um caso de “desvio de função”. O cenário causa perda de verbas, adoecimento mental, falta de tempo para o preparo de aulas e até a fuga de cientistas para outros países.

Desafios da Educação

Conectividade nas escolas: debatedores apontam má distribuição de verbas

Convidados da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia defenderam em audiência pública nesta segunda-feira (8) uma divisão igualitária de recursos entre escolas de grandes centros e as localizadas áreas rurais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Sob o comando do senador Flávio Arns (Podemos-PR), o colegiado debateu meios para garantir a estudantes e professores da rede pública o acesso a dispositivos com conexão à internet de alta velocidade. 

Senado

Programa Primeira Infância na Escola já alcançou mais de 4 mil adesões

O Programa Primeira Infância, lançado em 17 de maio por meio da Portaria Portaria nº 357 de 17 de Maio de 2022, atingiu a marca de 4 mil adesões. O Programa tem o objetivo de promover (em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios), iniciativas que elevem a qualidade da educação infantil e potencializem o desenvolvimento integral das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade.

MEC

Inclusão

No Amazonas, estudantes ribeirinhos vão até a escola para ter aulas EAD

Já imaginou sair de casa e ir até a escola para ter uma aula em formato EAD? Parece surreal e até contraditório, mas é o dia a dia de muitos estudantes do Amazonas, como Zahyra Garrido, de 15 anos, que vive na comunidade ribeirinha Tumbira, no coração da Amazônia, e estuda na Escola Estadual Eugene Lovejoy.

MSN

Leis e políticas

Projeto prevê reinvestimento de ganhos de universidades federais com patentes

O Projeto de Lei 1831/22 determina que metade das receitas das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) com royalties e patentes de sua propriedade seja aplicado em pesquisas e em investimentos na própria instituição. O texto tramita na Câmara dos Deputados. A proposta também estabelece que os recursos não serão objeto de contingenciamento pelo governo federal.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Demanda por educação é alta e vai além dos cursos de graduação, mostra nova pesquisa do Google

A pandemia da COVID-19 transformou o comportamento das pessoas em diversas esferas e, na educação, não foi diferente. Novos dados revelados pelo Google durante o evento Think with Google Education, realizado na última sexta-feira, mostram que o interesse dos brasileiros em educação, que antes estava concentrado na escolha da graduação e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora também inclui outras modalidades como cursos livres, cursos preparatórios e ensino de idiomas. A mudança ampliou o mercado para cerca de 40 milhões de estudantes em potencial no país.

IP News

82% dos formados em TI saem empregados e com bom salário

A UniCarioca participou da pesquisa realizada pela Symplicity em parceria com a ABMES, para mapear como os egressos do Centro Universitário estão no mercado de trabalho. O levantamento, que leva o nome de “Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes”, contou com a participação de outras nove instituições, para apuração dos dados.

Terra

Empregabilidade: 69% dos formados levam até um ano para conseguir um emprego

Desafios da Educação

Eventos

Debatedores defendem engajamento de jovens na política para combater ataques à democracia

Uma educação para a conscientização política, que tenha compromisso com a democracia, foi apontada como essencial para o engajamento dos jovens na vida política e nas eleições. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, em comparação com 2018, o número de eleitores com 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, cresceu 47%, com mais de 2 milhões de novos cidadãos aptos a irem às urnas.

Câmara