quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 10/ago/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Covid-19: Fiocruz atualiza sobre segurança escolar

Após novo aumento de casos de Covid-19, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, emitiu parecer, em que destaca a importância de segurança no ambiente escolar e das instituições de ensino permanecerem abertas no país. A possibilidade de um hipotético novo fechamento das escolas foi criticado por especialistas. Mas os pesquisadores ressaltam que deve haver cuidado, em afastar casos positivos e sintomáticos respiratórios.

Correio do Povo

Dicas

Livro traz propostas inovadoras para formação de professores

Um estudo que mapeia e analisa currículos inovadores de cursos de licenciatura – aqueles voltados para a formação de professores – acaba de virar livro. Trata-se de Uma Cartografia na Formação de Professores Para a Educação Básica: Práticas e Soluções Inovadoras em Propostas Curriculares, de Bernardete Gatti, Luisa Veras de Sandes Guimarães e Daniel Fils Puig. A obra está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP (neste link).

Escolas Exponenciais

Tecnologia

Ciberataques contra setor de educação mais do que dobraram desde 2021

Os setores de educação e pesquisa continuam como alvos preferenciais dos cibercriminosos neste período pós-vacina, com um volume global de ataques que mais do que dobrou desde 2021. Em meio à corrida pela educação online, a aceleração de estudos científicos focados em vacinas e uma maior necessidade de informação nesse sentido, os golpes aumentaram 114% no período.

Terra

Gestão

Quando a cidade acolhe a infância, acolhe todo mundo

Noventa e cinco centímetros é a altura média de uma criança de três anos de idade. Como você enxergaria a cidade se tivesse esse tamanho? Qual deve ser o planejamento urbano ideal para considerar a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus responsáveis?
Vem desse debate o Urban95, projeto da Fundação Bernard van Leer. Com atuação em Israel, Peru, Turquia, Holanda, Jordânia e Índia, no Brasil a iniciativa começou em Boa Vista (RR), Recife (PE) e São Paulo (SP) e hoje está presente, ao todo, em 24 municípios que compartilham políticas e programas que priorizam a primeira infância.

Porvir

Profissionais da Educação

Prefeitura de São Paulo cria bônus para reter professores em 529 escolas da periferia

Foram selecionadas as unidades da rede municipal com maior rotatividade de profissionais
Aprovada em outubro do ano passado, a GLT (gratificação por local de trabalho) foi proposta pela gestão Ricardo Nunes (MDB) com o objetivo de reter os profissionais em escolas da cidade com alta rotatividade e dificuldade de atrair servidores.

Folha de São Paulo

PR: Novo piso da Educação Infantil vai ser votado com “urgência”

Proposta prevê salário de R$ 3.845,63 para professores com ensino médio
A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (09), requerimento de regime de urgência para o projeto de lei do novo piso salarial de professores da Educação Infantil, em Curitiba. O texto vai ser votado segunda-feira (15). O regime de urgência encurta, para três dias úteis, uma tramitação que, em geral, é superior a um mês. Com ele, não há necessidade de manifestação das comissões temáticas para a votação em plenário.

Band News

Inclusão

Superdotados: Brasil ultrapassa 2 mil 'superinteligentes' identificados; DF está entre 3 regiões com maior número

O Dia Mundial da Superdotação é lembrado nesta quarta-feira (10), e o Brasil ultrapassa 2 mil pessoas superinteligentes identificadas por uma entidade global. De acordo com a Mensa, uma organização que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 pessoas identificadas com alto QI.

g1

'Ele sabe sete idiomas': pais contam rotina e desafios de filho superdotado

Uol

Quase 730 mil contratos Fies estão com parcelas atrasadas há pelo menos um ano

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) considera como inadimplentes os devedores que tiverem parcelas com pagamento atrasado há pelo menos 90 dias. Mas 729.901 deles estão nessa situação há muito mais tempo, pelo menos 360 dias. O balanço representa apenas os contratos que já estavam nessa situação em 30 de dezembro de 2021, e que estão inclusos no universo de devedores que poderão renegociar as condições de pagamento a partir de 1º de setembro.

g1

Leis e políticas

Após críticas, Conselho Nacional de Educação admite ampliar debate sobre novo currículo de geografia

O Conselho Nacional de Educação (CNE) admitiu ampliar o debate sobre as novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) da geografia, após entidades de geógrafos denunciarem “processo antidemocrático e autoritário” na atual revisão.

Câmara

Projeto pune o plágio ou comércio de trabalho acadêmico

A pena para plagiar ou comercializar trabalho acadêmico, com intuito de lucro direto ou indireto, será a mesma da prevista para a violação de direitos autorais: detenção de três meses a um ano ou multa. A exceção ficará por conta do serviço de revisão linguística.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, nas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Pesquisa aponta que estudantes com maior fluência de leitura têm melhor compreensão

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Alfa e Beto (IAB) aponta que quanto melhor for a fluência de leitura dos estudantes, maior será a compreensão do que leem. Intitulada como "Relação entre fluência e compreensão de leitura: evidências para falantes do português-brasileiro", a pesquisa analisou o desenvolvimento de 147 alunos do 2º ano, 160 alunos do 3º ano e 197 alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Estado de Minas